sábado, 24 de novembro de 2012

UM NOVO HOMEM PARA UMA NOVA MULHER.



Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações( I Pe 3.7)
Até algum tempo atrás era muito comum ouvirmos expressões que nada mais eram do que flagrantes manifestações de machismo:
Homem que é homem, não chora” ,
Marido bom é aquele que sustenta duas ou mais mulheres”, 
Toda mulher gosta de apanhar”,
Isto está mudando, não se cogita mais no presente momento, ainda mais depois da transformação operada pelo evangelho.
Houve um tempo em que os pais machistas (morriam de medo do filho ser homossexual ) se incumbiam de iniciar seus filhos levando-os aos prostíbulos quando completavam 15 ou 16 anos de idade.
O menino era desde pequeno estimulado a ser o terror das menininhas, ter muitas namoradas, ser um verdadeiro garanhão. As mães também entravam com sua contribuição, não ensinavam os  meninos a realizarem tarefas que eram consideradas serviços de menina, como que a evitar que se desviasse de sua condição de macho.
A verdade que o machismo fez grande mal a muita gente, mesmo para os homens.
Até hoje ainda é comum os homens cristãos serem vítimas dele, quando colegas de trabalho “brincam” dizendo que os crentes não gostam de mulher, que não são  muito “chegados”. O cristão verdadeiro é fiel e o não cristão não tem essa preocupação, daí dizer que o crente não gosta de mulher. É tudo resquício do machismo que tantas vítimas fez.
Jesus veio para resgatar todas as coisas. Veio para trazer tudo de volta ao centro de equilíbrio. Ele resgatou o valor da mulher. Ela que era considerada propriedade, primeiramente do pai e depois do marido.
Isto vinha desde Adão e Eva quando Deus disse para a mulher:
Gn 3:16 “E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará “.
Acontece que o homem fez disso algo cruel e perverso. A mulher tornou-se coisa, propriedade do homem, da qual ele podia abrir mãos quando quisesse, seja para a venda, para a venda ou mesmo divórcio.
Jesus trouxe um novo ensino: A mulher deve se submeter ao marido, no entanto, o marido deve amá-la como Cristo amou a igreja, ou seja, tem que ser capaz de morrer por ela se preciso for.
O Senhor Jesus está trabalhando no coração do homem agora. Ser submissa a um homem que ama intensamente não é mais um fardo.
O marido crente deve ser tudo que a esposa espera, macho para gerar filhos com ela, heterossexual na sua opção sexual para amá-la enquanto mulher, bom pai para educar seus filhos, provedor para não deixar nada faltar e ainda, sensível as suas  necessidades.
Vivemos novos tempos, um novo estilo de vida em sociedade, onde a mulher assumiu um papel social mais ativo fora do lar, ajudando o marido na renda familiar.
Isso revolucionou os comportamentos e os homens tiveram que se adaptar e procurar um novo modelo para se encaixar.
Veja algumas coisas boas que hoje o novo homem está aprendendo a fazer:
-Ele assume seus erros e fracassos.
Desde o Éden o homem quer sempre se justificar ( apresentar-se justo) nem que para isto precise culpar alguém, transferindo assim a  responsabilidade pelos seus atos.
Harry Truman quando assumiu o governo dos Estados Unidos, colocou uma placa sobre sua mesa com os dizeres: “As transferências de culpa acabam aqui”.
Assim deve ser o homem cristão, deve assumir seus erros e fracassos, não transferir a culpa para a esposa ou quem quer que seja, e não precisa se sentir diminuído na sua condição de macho quando admite seus erros e fracassos.
Ele não pode ter dificuldade de dizer:
 “Eu errei, me perdoe. Não vai mais acontecer isto”.
Puxa, fui mal, me desculpe”.
-Demonstra seus sentimentos.
Ele chora se for o caso, e nem por isso se envergonha. Aprendeu a  chorar com Jesus, o maior homem da história, que foi capaz de morrer de amor pela sua noiva.
O choro para ele não o torna um fraco, mas simplesmente admite sua humanidade.
-Não se envergonha de ser um apaixonado.
Declara seu amor pela sua esposa, dizendo que a ama.
Deixa isso claro, de modo que ela está sempre segura do seu amor.
Não se furta de presenteá-la, especialmente, fora daquelas datas costumeiras, como data de casamento e aniversário.
Nas oportunidades que surgem, sempre lhe dá  uma palavra de encorajamento, um estímulo, um elogio, ainda mais quando ela faz algo que necessitou muito esforço e dedicação.
Procura sua esposa para um abraço e um beijo, mesmo quando não se trata de um momento de encontro sexual, que aliás, é uma queixa de muitas mulheres, visto que alguns homens não se lembram de fazer um carinho, senão no momento do amor.
Procura criar momentos românticos para que o relacionamento esteja sempre “aceso”, prepara uma noite especial, um passeio gostoso ou um jantar em lugar que ela goste.
- Ele para e discute a relação.
Para ele a vida abundante começa dentro de casa, com aqueles que são os mais próximos. Ele é capaz de discutir o relacionamento porque não é arrogante e se a companheira lhe mostrar os seus erros, ele reconhece e procura corrigir. Não teme esses momentos de confrontos, pois a sua consciência está sempre tranquila, especialmente com relação àqueles erros graves como adultério, vícios, pornografia. Ele nada tem a esconder, portanto, não teme esses momentos reservados para discutir a relação.
- Divide as tarefas domésticas com tranquilidade.
Está disposto e viver de acordo com o novo tempo. Não se comporta como o leão, que passa a maior parte do tempo deitado, não se ocupando com nada. Ele só fica deitado o dia todo, se levanta para um xixi e quer transar toda hora. O Leão se ocupa com sua condição de rei na família leonina. Ao passo que a leoa se ocupa com o cuidado dos filhotes, com a segurança e com o alimento e por isto vai à caça.
Esse novo homem, cristão, não é assim como o leão. É participativo, ajuda em casa, cuida das crianças, troca fraldas, dá banho, arruma a cozinha, leva e busca as crianças na escola.
Com a sua ajuda a esposa está mais descansada, feliz por que vê nele alguém que está interessado no seu bem estar.
-Se libertou de pensamentos irracionais.
Ele quer sua esposa participando de suas decisões, especialmente naquelas coisas importantes. Não decide mais com autoritarismo, mas com autoridade quando é o caso, assumindo a condição de cabeça do lar.
Não tem dificuldade para assimilar a novidade, quando a mulher tem um salário maior do que ele.
Não tem amantes, pois a sua esposa é a sua amante.
Para demonstrar força e poder, não precisa esconder sentimentos, ser rude nem violento tudo isso ficou para trás.
Esse é o novo macho, cristão, um sonho para sua Eva. Ele é real, ele existe ,é um cristão.
Se você não se viu neste texto, você  está fora do tempo, comece a repensar a vida. Pois esse é  o homem que a sua mulher busca encontrar em você. Um novo homem para uma nova mulher.
Vós, mulheres, estai sujeitas aos vossos próprios maridos, como convém no Senhor.Vós, maridos, amai as vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas” ( Colossenses 3:18-19)
Oração:
Querido Deus, queremos como casal, assumir nossos papéis e responsabilidades, livra-nos dos ensinos errôneos, daquelas coisas que estão arraigadas dentro de nós e que faz tanto mal ao nosso relacionamento, queremos uma vida ajustada aos teus princípios. Que aprendamos os segredos de viver à dois. Dá-nos a alegria de sermos obedientes ao Senhor, pois isto será benção para o nosso casamento.”

Ismael Roselei de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...