segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O QUE SIGNIFICA FÉ PRA VOCÊ?



O que significa fé para você? Como devemos agir depois que oramos? Porque Deus muitas vezes “não nos responde? Aprenda com a bíblia, o que realmente é viver com Fé! “Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.” (Eclesiastes 11.5) Os mistérios de Deus são insondáveis. O crente fiel deve buscar a presença e as soluções de Deus, mas confiando que Ele irá fazer da melhor forma, e no melhor tempo. O grande problema da atualidade é que a igreja está se acostumando a pedir algo ao Senhor, através de uma pequena oração, e colocam diante Dele apenas uma opção: “Sim, e agora”.
Não estão preparados a ouvir o não de Deus, e muito menos o “depois”. Lembro-me que cerca de um ano depois do casamento, eu e minha esposa começamos a pedir um filho ao Senhor. Paramos de tomar os remédios anticoncepcionais, e nossa saúde estava 100%. Porém, certa vez minha esposa recebeu uma resposta de Deus: “Espera; tão somente espera. Estou te preparando, e no momento certo estarei satisfazendo o desejo de seu coração”. Naquele dia, pareceu-nos ruim tal resposta do Senhor, mas por outro lado ficamos extremamente satisfeitos. Chegamos a algumas conclusões: – Se Deus disse espera, significa que Ele ouviu nossa oração. – Se Deus disse espera, significa que a resposta é positiva, embora não seja imediata. – Se Deus disse espera, significa que por algum motivo, Ele está nos dando um livramento, pois Ele sabe que não estamos prontos para receber tal herança agora.
Realmente, o crente deve viver com fé. Hebreus 11, diz que a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam. “Firme fundamento” significa firme alicerce, ou firme base. O alicerce é a peça fundamental para uma construção. Uma casa sem alicerces é uma casa instável, entregue aos desastres da vida. O crente sem alicerce, pode ser até um homem ou mulher de Deus. Pode ter santidade, conhecimento da palavra, e até unção. Porém, se não estiver alicerçado com o alicerce da fé, cairá na primeira ventania; desmoronará quando vier a primeira tempestade. Veja o que a bíblia diz sobre os alicerces: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.” (Mateus 7.24-27) O escritor de Hebreus diz que a fé é o alicerce da esperança, e a certeza dos fatos que não vemos. Vamos entender algo sobre o agir de Deus através da fé do homem, analisando o texto de Eclesiastes 11.5: 1)
APRENDENDO COM O VENTO: “Assim como tu não sabes qual o caminho do vento…” (Eclesiastes 11.5a) O que sabemos sobre o vento? – É invisível, mas podemos senti-lo. – Não sabemos para onde vai, mas sabemos de onde vem. A bíblia nos diz muito acerca de vento: – Gn 2.7 – A vida veio ao homem através do sopro de Deus. – Nm 11.31 – O vento de Deus traz a nós a sua bênção. – 2 Sm 22.11 – Deus e seus anjos habitam no meio do vento. – Pv 30.4 – Somente Deus tem o controle dos ventos. – Jo 3.8 – O vento simboliza o Espírito de Deus no homem. – At 2.2 – O “vento” manifesta o Espírito Santo Ter fé em Deus é saber que, mesmo se não vemos, Deus ouve e executa o seu querer sobre nossas vidas.
Muitos não oram mais, pois se decepcionaram ao orar e não “ver” imediatamente o agir de Deus. Isso é pecado, e é falta de fé. O Senhor é soberano. Devemos agir como diz o texto em Ec 11.5a. “Assim como não sabemos o caminho do vento… assim são as obras de Deus sobre a terra.” Não vemos o vento, mas SENTIMOS o seu soprar. Para uma vida de fé, o cristão precisa aprender a sentir o vento de Deus, e não há outra maneira, a não ser nos assemelharmos a Ele. Deus é Espírito, e quer crentes que vivam em espírito com ele. Você precisa ser cheio do Espírito, e para isso, é necessário jejum, oração, e batismo (plenitude) do Espírito Santo de Deus. A partir do momento que você se torna um ser “espiritual”, você não verá o agir de Deus imediatamente, mas sentirá o seu mover. Terá discernimento para dizer aos outros: “Creia, pois não vimos a resposta, mas eu sinto realmente que algo maravilhoso Deus já está fazendo”. Isso é fé, meu irmão, e sugiro sinceramente, que este seja um estilo de vida cristã escolhido por todos!
2) APRENDENDO COM A GRÁVIDA: “…nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.” (Eclesiastes 11.5b) Ah, mais do que nunca, eu posso escrever sobre este lindo assunto. Neste momento (01/02/2003) minha esposa está completando cerca de 8 meses de gravidez. São 8 meses de bênção, mas quero dizer algo tremendo que temos aprendido, com estes momentos dados por Deus: Aos 4 meses da gravidez de minha esposa, fomos fazer a ultra-sonografia. Levei fita de vídeo para gravar o filme, afinal, pela primeira vez eu veria o meu herdeiro. Porém como fiquei constrangido com a surpresa que eu realmente não esperava. Quando o médico começou a filmar o “bebê”, descobri que não poderia chamá-lo de bebê ainda, e sim de embrião. Não consegui identificar a perninha, as mão, nada disso estava lá. Eu perguntei para o médico: qual a medida atual do meu filho. Ele me disse: Exatamente igual a um caroço de feijão, com rabinho.
MEU DEUS! O que seria aquilo, não me parecia uma criança, e sim um “pequeno girino”; mas era meu filho, que hoje está grande e bonito, pronto para nascer, no ventre de minha esposa. Misteriosamente em 8 meses foi gerado dentro do ventre de uma mulher uma vida! Começou minúscula, invisível. Foi crescendo lentamente até os 4 meses. Depois disso, rapidamente nasceram-lhe braços, pernas, olhos, órgãos respiratórios, aparelho digestivo, e tudo mais que todo ser humano normal têm. Explique-me isso? Diga-me, como acontece? Eu duvido realmente que a medicina possa explicar este milagre da vida… Isso é para Deus. Somente ele sabe. Experimente ler Dt 29.29. Durante estes oito meses, nós ganhamos a amizade desta criança, mesmo sem ela nos ver. Ele conhece nossa voz, e brinca na barriga, quando o chamamos. Seu nome é Rafael, e dizemos com muita propriedade. Parece que conhecemos o pequeno Rafael há anos.
Assim são os milagres de Deus! “…nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.” (Eclesiastes 11.5b) Ter fé é saber que o “bebê” está sendo gerado, mesmo que você não veja. Quando o salmista escreveu o livro de Eclesiastes, não existia ultra-sonografia. A mãe só tinha idéia de como seria seu filho, e de como estava sua saúde, após o nascimento. Não sabia sequer qual era o sexo da criança. Imagino a surpresa, ao saber: “Opa, nasceu menino! Opa, nasceu menina! Eita, são trigêmeos!!!” Eu não sei o que você precisa de Deus, mas uma coisa eu te garanto. Se você pedir com fé, creia que Ele estará fazendo o melhor.
Quando pedimos algo que é da vontade de Deus, acontece uma gravidez no mundo espiritual. No momento que você pede, começa a concepção. Você até pode dizer: “Estou grávido de minha vitória; estou grávida de uma provisão de Deus”. Neste momento, o Senhor começa a gerar, mesmo que você não veja, a solução para a sua necessidade. Neste período, cabe a você somente crer e esperar. Se tiver um pouco mais de fé, já pode até agradecer a Deus. O Pr. Paul Young Cho explica muito bem sobre esta gravidez espiritual em seu livro “A Quarta Dimensão”. Não sabemos explicar, mas no momento certo Deus age com providência em sua vida. Talvez seja uma gravidez espiritual de nove meses, ou talvez de 1 ou 2 dias.
Talvez demore 15 anos para você receber a providência de Deus, mas devemos ter fé. Ele sabe o melhor momento para abençoar a sua vida. Fui ungido para pastorear quando tinha 19 anos de idade. Nesta época fui ungido pelo Senhor, e não por homens. Ele mesmo me chamou, porém eu havia de me preparar. Durante estes anos, após a unção, o Senhor tem me dado grandes experiências, ensinamentos, etc. Tem me levado a lugares diferentes, igrejas diferentes, e eu sei que Ele tem me aperfeiçoado. Assim foi com Davi. Embora Samuel tenha ungido um jovem rei, Davi demorou anos para tomar o reino, pois Deus sabia exatamente o tempo ideal para manifestar o SEU querer. Como anda sua fé? Medite sobre minhas palavras (tiradas das sagradas escrituras) e fique sob a graça de Deus! Amém.
Pr. Ricardo Ribeiro
www.atosdois.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...