quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O ORGULHO



Provérbios 16.18
 

Introdução
Lá no Sexto Século, um papa de nome Gregório, classificou os pecados em Sete Pecados Capitais e elaborou a seguinte lista dos pecados considerados capitais: orgulho, ódio, inveja, impureza, gula, preguiça e avareza.
Os grandes teólogos têm concordado com a lista feita por Gregório no fim do sexto século: esses sete pecados mortais (todos os pecados são mortais, mas ele alistou sete), constituem um grande perigo...
Não existe uma parte da Bíblia que mencione todos estes pecados juntos. A Bíblia, porém, condena cada um desses pecados, separadamente, em muitas passagens.

Vamos ao primeiro? ...O primeiro dos pecados mortais é o Orgulho ou Soberba.
 

Desenvolvimento
O primeiro dos pecados mortais é o orgulho.
Ele vem em primeiro, porque, como lemos em Pv 16.18: “O orgulho vem antes da destruição”. A Bíblia está dizendo que o orgulho precede a quase todos os outros pecados. Ele leva à destruição.

Mas o que é o orgulho? ...é aquela exaltação do ego— orgulho é aquela condição mental em que uma pessoa se encontra, quando começa a pensar, deliciosamente, que ela é superior a todo mundo, colocando o próprio Deus por escanteio.
A Bíblia também diz aí em Pv 16.5: “O Senhor detesta os orgulhosos de coração. Sem dúvida serão punidos”. E ainda no mesmo livro de Provérbios, em 29.23, lemos: “O orgulho do homem o humilha”.

Num aspecto o orgulho é sadio: dos filhos, da nação...

Agora, o orgulho que Deus detesta não é o respeito próprio ou o legítimo sentimento de
dignidade pessoal.
O que Deus reprova, é sim, o amor próprio, soberbo, indesejável, desproporcionado.

É esse orgulho que é repugnante para Deus. O SI 101 revela que Deus não suporta, não admite o orgulho. Ouça o que Deus diz: “...Não vou tolerar os homens de olhos arrogantes e de coração orgulhoso” (SI 101.5).

O orgulho divide os homens... a pessoa orgulhosa não pede licença; atropela... o orgulhoso não pede perdão; se justifica... o orgulhoso não dá explicações; ele ameaça... o orgulhoso também não delega autoridade; faz tudo sozinho... o orgulhoso não faz elogios, só reclama.., também não perdoa; se vinga... também não agradece; somente cobra... e pouco ouve, mas muito fala.
Como estamos? ...somos culpados desse pecado?

O orgulho pode assumir várias formas, mas todas têm origem no coração humano.
Algumas pessoas são orgulhosas no olhar, no vestir.., outras, se orgulham da vida social que levam.., dos negócios que têm... se orgulham de sua raça, de sua cor...

Noutras palavras, o orgulho pode ser espiritual, intelectual, material e social; mas o mais repugnante dos quatro. é o orgulho espiritual — a soberba do espírito, porque essa é que levou Lúcifer à queda e é por aí que começam todos os outros pecados.
Ouça o que está escrito na Bíblia, em Is 14.12-15: “Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações! 13 Você, que dizia no seu coração: “Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembléia, no ponto mais elevado do monte santo. 14 Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo”. 15 Mas às profundezas do Sheol você será levado, irá ao fundo do abismo!”

Aqui encontramos Lúcifer dizendo: “Eu subirei... eu erguerei o meu trono... eu subirei mais alto... eu serei...”. Foi justamente o orgulho do coração de Lúcifer, o primeiro pecado cometido no mundo.
Amado: Quando nós, como Lúcifer, começamos a elevar a nos mesmos, a sentir que somos auto-suficientes e poderosos... quando começamos a nos achar, nos colocando superiores às outras pessoas, nós já estamos pisando em terreno perigoso.
A pessoa que, cheia de orgulho, começa a confiarem seus feitos, em suas virtudes próprias, pondo de lado a mão de Deus e a participação dos outros, essa pessoa está destinada ao juízo de Deus. O espírito de orgulho é contrário ao Espírito Santo.
Aquele que repete o gesto do antigo fariseu que disse: “Graças te dou, á Deus, porque não sou como os demais homens”... aquele que se julga bom e justo a seus próprios olhos... que está vestido de trapos imundos, mas pensa que é o homem mais bem vestido do mundo... a esse, a Bíblia diz, Deus abomina, Deus detesta.

Está escrito no livro de Tiago 4.6: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.Deus ama a humildade, como a de Maria: Maria você é muito abençoada... eu sou serva de Deus, disse ela.

Mas há pessoas que se gabam em sua justiça própria, que se acham melhores que seus semelhantes, e dizem: “Eu não faço isso... eu não faço aquilo.., não, não... eu sou mais eu”.

Pensam ser muito puras... por que oram várias vezes ao dia e cumprem todos os deveres religiosos, acham que todos os outros são inferiores e que estão em constante pecado... pessoas assim são culpadas da soberba espiritual.
É comum encontrar o “crente pavão” por aí - ele tem postura de rei: é soberbo, presunçoso, prepotente, arrogante... Acha-se o mais crente, o mais espiritual, o melhor em tudo; é o pavão! ...se exibe, se mostra todo, sem, no entanto, nunca olhar para a feiúra dos seus próprios pés, porque dizem que o pavão é assim.
Pessoas espiritualmente orgulhosas também se esquecem de que não existe uma igreja
100% perfeita na terra

Em Laodicéia havia uma igreja orgulhosa, lemos no livro do Apocalipse.
E as pessoas lá diziam: “Somos ricos. Temos fartura de bens e não necessitamos de nada.” Mas Deus vem e diz: “Você não entende que é pobre, coitado, miserável, cego e nu. Aconselho a se arrepender, a ungir seus olhos com colírio, a fim de que possa ver.”
Pessoas orgulhosas, arrogantes, que se impõem... oh! Amados: de todas as soberbas esta é a pior!

Outra forma de orgulho é a soberba intelectual.
A Bíblia diz aos que sofrem desse orgulho: “A ciência incha, mas o amor edifica” (1 Co 8.1); o conhecimento traz orgulho. O conhecimento enche a pessoa de orgulho. Ela sabe, ela é entendida...
Esse tipo de orgulho é o que se manifesta diante daqueles que não estudaram, que não conseguiram um diploma na escola, que não tem boa leitura...
Esse orgulho é o que se manifesta diante daqueles que, talvez, até nem escrever ou ler conseguem... e vem o orgulhoso e diz: “Não é assim que se faz. Você não sabe nada porque não aprendeu. Deixa comigo. Eu sei. E assim á... vê se aprende!”. Hum-hum...

O orgulhoso intelectual, o tipo que acha que sabe, se esquece de que nossas capacidades mentais e habilidades para o conhecimento, são dádivas dadas por Deusl
Ora, o grande conhecimento que temos hoje, em grande parte, é resultado dos esforços de muitas outras pessoas antes de nós... o que eu sei hoje se deve, por exemplo, a muitos livros que alguém escreveu.., há razão para o orgulho?
O orgulho faz muito mal à pessoa. Ela se enche de confiança própria ao invés de se encher de confiança em Deus.

Então, convém lembrar outro provérbio bíblico, Pv 3.5: “Confie no Senhor de todo o seu coração, e não se apóie em seu próprio entendimento”.

Os orgulhosos não gostam de esperarem Deus e de confiar nEle, porque se bastam.
Como o garotinho que brincava no quintal de casa: inventou de empurrar uma pedra bem grande, claramente superior às suas próprias forças. Mas resolveu empurrá-la sozinho.., empurrou com as mãos à toda força, mas que bobagem, a pedra nem mexia... empurrou com os pés e nada... empurrou com as mãos e um dos pés e nada... empurrou de barriga e empurrou de costas, e a pedra não se movia do lugar. Então, se pôs a chorar. Aí, o pai, que observava tudo, aproximou e disse: “Filho, por que não pediu a ajuda do seu pai? Papai pode ajudar você!”
Mas esse é o mal do orgulhoso; ele não confia no Pai que está Céu!

Quantas pessoas assim? ...amargando dias difíceis, tentando remover por si mesmas pedregulhos enormes do caminho...

Outra manifestação do orgulho é aquela provocada pelos bens
A pessoa tem roupas caras, negócio próprio se orgulha,dtuo, dizendo: “Vejam, eu tenho... eu consegui, veja o que eu tenho!! Sem dar crédito a Deus e esquecendo que tudo vem de Deus!

A Bíblia diz em Dt 8.18: “...lembre-se do Senhor, o seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza...”.
No orgulho causado pelos bens materiais, a pessoa se exalta ao invés de exaltar a Deus.
No SI 62.10, lemos esse conselho: “...se as suas riquezas aumentam, não ponham nelas o coração”. E em outra parte a Bíblia diz: “...o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos” (1Tm 6.10).

Amado: vem de Deus todas as coisas que possuímos, inclusive a habilidade de acumular riquezas! ...até mesmo o tempo para desfrutar dos bens materiais nos vem de Deus!
Então, por que todo esse orgulho pelas coisas materiais? ...O orgulho é um dos sentimentos mais ridículos que o homem pode abrigar. Tudo o que temos nos foi dado.
Tiago, em sua carta, ensina: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes” (Tg 1 .17).
Tudo quanto você possui, você possui porque recebeu de Deus. É Deus quem lhe deu a força para o trabalho, a mente para pensar e um maravilhoso país, o Brasil, que lhe dá oportunidade e liberdade. Tudo isso lhe tem vindo de Deus!
 

Conclusão
Sim, a Bíblia ensina que o orgulho é pecado.
Amado: qualquer espécie de orgulho é pedra de tropeço para o reino de Deus.
Tenho para mim que o pecado que mais deixará homens e mulheres fora do reino de Deus é o pecado do orgulho. Esse também é o pecado que Deus mais odeia.

Agora, que é que você pode fazer com esse pecado?
Você deve confessar o seu orgulho. Todo orgulho que você possuir deve ser confessado.
Talvez, você esteja como aquele garoto que brincava no quintal de casa.
Estava fazendo as suas coisas, estava levando a sua vida, mas a certa altura, você encontrou uma pedra, surgiu um obstáculo no seu caminho, um problema difícil apareceu diante de você.

Qual é a pedra que está no seu caminho?... a rebeldia de um filho? ...a incompreensão do marido? ...a insatisfação da esposa?
Qual é a pedra no seu caminho? ...problemas financeiros? ...nervosismo? ...rancor? ...pornografia? .a mentira? ...a rejeição?

Então, quem sabe, exatamente como fez aquela criança, você também no seu orgulho, tem se lançado sozinho, a remover essa pedra, a resolver esse seu problema, a dar um jeito nessa sua situação...
Assim, em seu orgulho você tem dito: “Eu posso dar um jeito. Eu sei o que fazer... eu mesmo resolvo isso...”.
E assim, com suas próprias forças e sabedoria, você já tem feito de tudo: tentou de uma forma, tentou de outra... imaginando que podia, por si mesmo, removera pedra... porém, só se machucou... você só se feriu mais, e agora... agora você chora o seu problema, chora a sua dor, chora por sua condição... chora por causa do seu próprio fracasso, da sua própria derrota... chora porque lamenta não saber mais o que fazer, chora porque esgotou todos os recursos, chora porque acabou as forças...

Veja a que ponto o orgulho te fez chegar!
Ah! Mas eu tenho uma boa notícia para você: Deus, o nosso Pai que está no céu, tão bom e tão amável, tem contemplado a sua situação. Deus, a tudo tem observado com grande atenção.

Nesta hora mesma, quando você chora o seu fracasso, quando você lamenta sua falta de força, sua falta de poder, sua falta de condição, e com a voz embargada, diz: “Já fiz de tudo! Tentei tudo! Experimentei tudo!”
Ah! Deus vê você e cheio de ternura te diz: “Filho, filha, você ainda não usou todos os recursos. Eu sou o Deus vivo e Todo-poderoso, Eu sou Aquele te fez e que te ama, que faz milagres e coisas maravilhosas acontecer, e você ainda não pediu a minha ajuda”.
Pois, Deus está te dizendo hoje: “Deixa teu orgulho. Peça que Eu te ajude e Eu te ajudarei”.

Pr. Walter Pacheco da Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...