segunda-feira, 26 de novembro de 2012

DUAS COISAS QUE UM CÔNJUGE PRECISA SABER


Existem muitas coisas interessantes para se saber a respeito da pessoa amada, mas tem duas coisas que eu entendo como sendo prioritárias:
Primeiro: Conhecer a sua linguagem de amor
Gary Chapmam no seu livro “As cinco linguagens do amor” traz um ensino revelador. A primeira coisa que ele nos ensina é que cada um de nós tem uma linguagem principal de amor, e com ela declaramos que amamos alguém e também por ela nos sentimos amados.
Temos ainda outras linguagens de amor nas quais nos manifestamos ao outro.
E essas linguagens do amor são cinco:
-Dar presentes.
Há pessoas que se sentem amadas quando recebem presentes. Da mesma sorte, estas pessoas demonstram amor dando presente.
-Tempo com qualidade.
Para se sentir amada, algumas pessoas precisam que o outro lhe dedique um tempo com exclusividade. Precisam de uma atenção integral, ainda que por pouco tempo, mas que seja exclusiva
-Ações de serviço-
É quando o outro faz algo que gera facilidade ou que alivia o peso. É o marido que lava as louças ou faz o almoço. É a esposa que prepara o prato predileto dele. A pessoa que recebe não se sente só ajudada , mas se sente amada.A leitura que se faz é a seguinte: “Ele se importou comigo”.
-Encorajamento-
Palavra de afirmação ou encorajamento: São os elogios, reconhecimento, estímulos para prosseguir. Veja, é de graça, não requer esforço, não toma tempo e tem um efeito tremendo na vida do outro. Não perca oportunidade, elogio sempre e com fartura.Quem sabe elogiar leva o outro a enfrentar e vencer desafios na vida, e assim se torna uma pessoa mais forte.
-Toque físico e proximidade-
É estar por perto do outro ou tocar-lhe carinhosamente. Um abraço, um beijo, um tapinha, coisas assim. Aqui não se fala de sexo, mas de carinho mesmo.
Proximidade fala, por exemplo, daqueles momentos que vocês estão fazendo coisas diferentes, mas permanecem no mesmo ambiente, um sentindo a presença do outro.
Quando eu compreendo as linguagens do amor, saberei qual é a melhor maneira de dizer “eu te amo” para o meu cônjuge, de maneira que se sinta amado.
Tem cônjuge que embora seja amado, não se sente amado. Isso se dá porque a linguagem de amor utilizada pelo outro não está sendo entendida, não é aquela que o faz se sentir amado.
Vamos exemplificar: Uma mulher que para se sentir amada precisa de elogios, você pode lavar a louça, arrumar a casa, passar roupa que ela não se dará conta que aquilo é um forma de declarar o amor e por isso poderá não se sentir amada.
Já pensou um casamento, onde a mulher tem como linguagem de amor, ações de serviço e o marido é tempo com qualidade. Ele chega em casa pensando em bater um bom papo junto da companheira e ela pensando em agradá-lo, vai para os fundos da casa preparar-lhe os detalhes para o banho. Será que ele se sentirá amado?
Mais sobre isto, veja o livro: As cinco linguagens do amor, de Gary Chapmam.
A segunda coisa que você  deve saber: Conheça o seu temperamento.
Todos nós temos um temperamento que recebemos hereditariamente do pai ou da mãe, ou ainda, um pouco de cada um deles.
Ele fala de como reagimos diante das complexas situações que nos ocorrem.
Já o caráter, é formado no decorrer da nossa vida. Vai se aperfeiçoando à medida que crescemos mental e espiritualmente, assim que assimilamos as verdades da vida.
Todos têm um caráter, bom ou ruim, depende de uma série de circunstâncias.
Um dia um pastor disse que dentro de nós todos temos um lobo e uma ovelha que estão sempre em luta, perguntado quem venceria ele respondeu: Vencerá aquele que você alimentar melhor. O bem e o mal estão dentro do coração do homem, aquele que você privilegiar mais, vencerá.
O caráter é moldável. E a Palavra de Deus é a nossa principal fonte de inspiração para essa mudança. Quem roubava não roube mais, quem falava mal não fale mais, quem adulterava não adultere mais, compreende?
Voltando. Quanto ao nosso temperamento, eles são quatro, podendo ser mesclados, ou seja, ter um pouco de cada um.
-Sanguíneo: é uma pessoa brincalhona, extrovertida, que acredita nas pessoas, natural e espontânea, às vezes meio irresponsável. É bastante falante, promete com facilidade, costuma ferir as pessoas, mas logo se arrepende e perde perdão, é inconseqüente. Não pensa para falar, por isso é que fere os outros. É do tipo que compra a briga alheia. É indisciplinado, impulsivo, entusiasta, simpático, e compreensivo.
-Colérico: É muito prático, não se enrola com as questões, mas também é auto-suficiente, acredita muito em si mesmo, por isso tem dificuldade de delegar. Encara os desafios da vida, não tem medo. Não desiste, é persistente. É realizador e iracundo. É muito impaciente, decidido, às vezes insensível, independente, otimista, e audacioso.
-Fleumático: É pessoa fria e calculista, costuma não demonstrar seus sentimentos, mas também, dificilmente explode. Costuma adoecer com doenças gástricas, porque não põe para fora seus ressentimentos e angústias. É lento e demora em reagir, temeroso, indeciso, mas acerta bastante nas suas escolhas. É um moderador por excelência, é como algodão entre taças,.Desconfiado, calmo, tranqüilo, conservador.
-Melancólico. Super sensível, qualquer coisa o magoa. Usa de lealdade e é perfeccionista. Tem contra si ser pessimista demais. Fica deprimido com facilidade. Tem a seu favor que é muito responsável e cumpridor dos deveres. É bastante teórico e crítico.
 Conhecer o temperamento do outro é importante para entendermos quando as pessoas reagem de maneira diferente diante de situações parecidas.
Um marido melancólico, por exemplo, quando perde dinheiro em negociatas, pode-se esperar que ele fique deprimido por algum tempo, valorizando demais um prejuízo pequeno.
Uma esposa sanguínea irá explodir de vez em quando, mas logo pedirá perdão. Não precisa brigar é só esperar.
Um marido fleumático é tranquilo e sereno, mas também é demorado para decidir, no entanto costuma acertar nas suas decisões.
Um filho colérico está sempre disposto a correr riscos, erra muitas vezes, mas vai sempre buscar desafios e realizações, não se acomoda.
E não há melhor ou pior entre eles, são apenas diferentes.
Concluindo temos que, se eu sei a linguagem de amor do meu cônjuge, terei condições de fazer com que se sinta amado sempre, não irá permanecer com o coração vazio de amor, e por outro lado, se conheço também o seu temperamento, terei melhores condições de administrar situações e até prever o que pode acontecer diante de alguns quadros da vida.

Ismael Roselei de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...