domingo, 25 de novembro de 2012

GUARDEM A VOSSA ALEGRIA.


Já tenho conhecido que não há coisa melhor para eles do que alegrarem-se e fazerem o bem na sua vida ( Ec 3:12)
Os casais já não riem tanto como antes. Mas rir como? Questiona alguém. Está tão difícil, o orçamento apertado, o corre-corre da vida, as necessidades que ainda precisam ser supridas, são tantas coisas.
Deus é o criador, sustentador e restaurador do casamento ( Herandes Dias Lopes)
Os casais precisam encontrar o caminho de volta para a verdadeira alegria conjugal.
Jesus é mestre em devolver alegria a casais que estão vivendo mal, ele transformou a água em vinho em Caná da Galileia, resolveu o problema de um jovem casal, em começo de vida a dois.
Momentos alegres não podem ser sacrificados com conversas sobre coisas ruins, problemas e mais problemas. Não se pode ser o ladrão da alegria da família.
Por exemplo, na hora do almoço não se fala em fatos ruins ou tristes.
Na hora do lazer não se trata de problemas, nem se fala em crise financeira.
Deve haver tempo para cada questão. Quando estamos tratando de problemas financeiros não o fazemos em modo de celebração, da mesma maneira não devemos tratar de problemas financeiros quando estamos em festa.
 Também não se fala de problemas na cama, quando os dois estão se preparando para uma noite de amor.
 É preciso procurar filtrar nossas tristezas ao máximo para não contaminarmos toda a família. É preciso ter sabedoria para tratar cada problema no seu devido tempo.
Não repasse aos outros, na hora errada, suas tristezas e lamúrias.
 Quando num grupo, alguém está ali acabrunhado, demonstrando tristeza ou rancor, ele envenena o ambiente e as pessoas e assim o ambiente se torna insuportável.
 Por outro lado se alguém está feliz, alegre, sorridente, todos serão contaminados positivamente com sua alegria.
No período do namoro os casais riem mais, se alegram mais. Depois de casados, o próprio peso da responsabilidade tem levado as pessoas a estarem carrancudos, tensos, sem senso de humor. Salomão diz assim:
Melhor é morar num canto de umas águas-furtadas, do que com a mulher rixosa, numa casa ampla ( Pv 21:9)”
 Estudos mostram que uma das coisas que os homens procuram numa mulher é uma companhia agradável. Esposas pensem nisto!
 O remédio é sorrir mais, se alegrar mais, voltar a ser criança de vez em quando. Brinque bastante, cante , se emocione, divirta-se.
 Jesus falando sobre a preocupação (pré-ocupar-se),disse que não temos que nos preocupar com coisa alguma, pois ela não  muda as circunstâncias, o que muda são as atitudes quando chegar a hora de tomá-las, e ademais, sejam conhecidas diante de Deus todas as vossas ansiedades, Ele cuidará delas.
 Diante de longos períodos de tensão é  preciso mudar o foco, desligar, trocar de ares, dar uma relaxada, sair um pouco do problema, caso contrário, doenças emocionais virão ou mesmo poderão desencadear outras doenças graves.
Quanto tempo faz que vocês não brincam juntos?
 E com relação aos filhos? Você é do tipo de pai que brinca com os filhos ou se limita a dar os brinquedos a eles.
 Rir juntos traz cumplicidade, alegria contagiante, bem estar e torna o casal mais bonito.
Pessoas alegres atraem outros para si, ao passo que pessoas carrancudas afastam.
Há mulheres que junto das amigas riem, se soltam, são alegres e festivas, mas quando estão acompanhadas tem medo da censura do marido. Isto geralmente acontece quando o cônjuge é ciumento.
Leia este depoimento:
Durante nossos 12 anos de casamento, Greg e eu descobrimos que sorrir é saudável, emocionalmente e fisicamente. Ter senso de humor ajuda a manter nossa relação renovada.

Uma das coisas que mais me atraiu em Greg foi sua capacidade de me fazer rir. Sorrir me trouxe alegria durante o nosso namoro, e continua a me alegrar em todos esses anos. Muitas vezes, no meio do caos da vida, um simples sorriso ou uma brincadeira podem aliviar situações de tensão. Isso cria um tipo de intimidade natural. Greg confessa que depois de um longo dia de trabalho, chegar em casa, em um ambiente cheio de alegria, alivia seu nível de stress.

O humor no casamento sempre me fascinou. Como pesquisei o que os especialistas dizem sobre diversão no casamento, estava dominada pela sua importância.

O livro Fighting for Your Marriage, do pesquisador sobre casamentos Dr. Howard Markman, relata que a quantidade de diversão que um casal vive junto emerge como o principal fator para toda sua felicidade conjugal. Outras coisas acontecem nos relacionamentos – mas bons relacionamentos se tornam maravilhosos quando o casal preserva tanto a quantidade, como a qualidade do tempo em que passam se divertindo.

Porém, a triste verdade é que a maioria dos casais quase nunca compartilha o tipo de diversão que tinham enquanto eram namorados ou recém casados. É como se o desgaste do dia-a-dia tivesse tirado a capacidade e/ou o desejo de se divertirem juntos. Isso faz sentido: ocupados com trabalho, filhos, igreja, e amigos, torna-se difícil encontrar tempo para ficarem juntos. Jogue os conflitos no lixo, e você terá um ambiente perfeito para extrair graça da vida.

Greg e eu juramos que o nosso relacionamento nunca vai perder esse senso de humor, então fizemos disso uma prioridade – até agendamos isso no nosso calendário! Valorizamos esse momento. Não conversamos sobre assuntos incômodos e também não levantamos questões que podem nos levar a algum conflito.

Através dos anos posso recordar como sorrir e se divertir influenciou momentos estressantes e alegres em nossa casa. Desde a minha recuperação da cesariana até as bagunças com nossos filhos e as brincadeiras planejadas, dar risadas sempre traz Greg para perto de mim. E isso tem sido uma grande diversão.
(Erin Smalley, conselheira familiar no Smalley Marriage Institute,www.smalleymarriage.com, vive e se diverte em Missouri, EUA)
 Faça isto, sorria mais, delicie-se na companhia do seu cônjuge.
 Este é o dia que fez o Senhor: regozijemo-nos, e alegremo-nos nele (Sl 118:24)
 Senhor, que o nosso amor esteja sempre vivo, que a gente volte a sorrir como antes, que nós possamos ter um humor que nos leve a brincar, devolve a alegria de sermos crianças novamente, que possamos estar felizes pelo simples fato de estarmos juntos.”

Ismael Roselei de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...