sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O ENCONTRO COM DEUS ATRAVÉS DAS DIFICULDADES



Deus ama a humanidade e sabe muito bem como cada pessoa é diferente da outra, portanto, Ele tem usado diferentes métodos para tornar-se conhecido e ouvido através dos séculos, como o envio de anjos com uma mensagem, ou falar de uma nuvem ou um trovão, ou uma sarça ardente e até mesmo através de uma mula uma determinada vez. Hoje, Deus fala na maioria das vezes através da Sua Palavra escrita, a Bíblia, e através de momentos de oração com o Espírito Santo ajudando os filhos de Deus entender o que Deus está dizendo. Existe outra maneira de Deus fazer-se ouvir hoje é através das dificuldades e situações na vida de uma pessoa.

I. As dificuldades são melhor compreendidas quando vistas da perspectiva de Deus

1. Cedo ou tarde, todo o cristão vai encontrar situações que vai olhar para cima e perguntar a Deus: "Porque isso está acontecendo comigo?"
a. A história bíblica de Jó e todas as tragédias que veio sobre ele é um exemplo:
b. Os amigos de Jó lhe disseram que era por causa do pecado em sua vida que a tragédia veio.
c. A esposa de Jó não teve melhor resposta para tudo o que tinha acontecido.
d. Jó foi a Deus e aprendeu do ponto de vista de Deus.
e. Jesus disse que Ele viu Deus, o Pai e, em seguida, a compreensão do ponto de vista de Deus, fez o que Deus, o Pai queria.
2. Não é incomum um cristão nos momentos difíceis olhar para Deus e pensar que Deus não é "justo" ou que Deus está zangado com alguma coisa e está a punir-lhe mas não sabe porque ou para que.
a. Às vezes inclusive acusa Deus e questiona a sabedoria e o amor de Deus e que Deus tem de estar errado pelo que está acontecendo. Porque Deus permitiu que isto acontecesse comigo?

II. Em meio os momentos difíceis idéias erradas sobre Deus pode vir

1. A pergunta que se deve fazer a Deus não é "Porque eu?" mas "Mostra me".
a. Tomar a Palavra de Deus, a Bíblia, estudá-la, pedir ao Espírito Santo para ajudá-lo a ouvir a Deus, compreender o que Deus está fazendo, conversar com Deus, sem culpá-lo.
b. Dê a Deus a oportunidade para lhe mostrar seu ponto de vista sobre a sua difícil circunstância.
2. Na maioria das vezes em circunstâncias difíceis na vida do cristão, Deus está trabalhando para fortalecer a fé da pessoa, bem como a fé dos outros, para aumentar o conhecimento espiritual, e para dar glória a ele mesmo.
3. No entanto, muitos chegam à conclusão de que Deus não se importa com o que eles estão sofrendo e precisam de sua ajuda, especialmente depois de orar muitas vezes para Deus intervir e pôr fim à crise.

III. Somente quando o ponto de vista de Deus é comprendido a pessoa saberá o porquê das circunstâncias difíceis em sua vida

1. Moisés disse a Faraó: "Deus disse para deixar o Seu povo ir" Faraó colocou dificuldades para o povo de Deus e eles culparam Moisés e Moisés, por sua vez culpou a Deus.
2. Deus suavemente e pacientemente explicou a Moisés que Ele queria que todos soubessem que ele era Deus. O ponto de vista de Deus passou a ser compreendido.
3. Lázaro estava doente e Jesus deliberadamente esperou até que Lázaro morresse e fosse sepultado antes de ir. Todo mundo ficou chateado com Jesus por esperar tanto tempo. Jesus explicou que Deus estava para ser glorificado quando Ele ressuscitasse Lázaro dentre os mortos.
4. Jesus parou um cortejo fúnebre e ressuscitou o filho único de uma viúva. Por que Jesus teve que esperar? Para que o nome de Deus fosse glorificado.
5. 5.000 pessoas estavam ouvindo e seguindo a Jesus e eles estavam com fome. O alimento que tinham eram apenas cinco pães e dois peixes. Os discípulos não sabiam o que fazer. Jesus disse-lhes o que fazer e mais de 5.000 foram alimentados e havia comida sobrando. O nome de Deus foi glorificado.
6. Somente quando se descobre o que Deus tem em mente pode-se realmente compreender porque ele/ela está em uma situação difícil.

Conclusão:

1. Quando as coisas ficam confusas e difíceis, lembre-se que Deus ama você e tem o melhor interesse no coração, portanto, busque a Deus e procure a resposta de Deus. Não culpe a Deus!
2. Por mais difícil que seja, às vezes, leia a Palavra de Deus, ore e espere de Deus o Espírito Santo para ajudá-lo a compreender o que Deus está fazendo e porquê.
3. Não concluir nada até que você tenha ouvido de Deus e obtido Seu ponto de vista.
4. Faça os ajustes que Deus irá te revelar e, no final, você será abençoado e Deus será honrado.

Oração:

Meu Deus eu me sinto tão impotente, vem ser a minha Força.
Eu sinto uma perda como se tirasse o chão dos meus pés, vem ser minha Rocha firme,
Onde eu possa construir a minha vida.
O meu coração é habitado pelas dúvidas e incertezas, vem Senhor, ser meu consolo e minha segurança.
Meu Deus, eu me sinto tão sozinho, que nenhuma pessoa poderia preencher esse vazio.
Vem e derrama sobre mim o fogo do amor do Teu Santo Espírito .
Só o Teu amor pode me curar neste momento, vem Senhor, com Tuas Santas mãos toca-me e serei renovado.
Meu Senhor, eu não consigo parar de chorar, vem consolar o meu pranto. Recolhe as minhas lágrimas num odre, para que nenhuma delas se perca.
Deixa-me colocar minha cabeça no Teu peito como fez João,
E repousar, ouvir Teu coração.
Coloca-me nos ombros como a ovelha encontrada pelo Bom Pastor.
Quero ouvir tua voz: “Filho porque choras?”.
Ouvir a Tua voz como Maria Madalena e perceber que não havia te perdido,
Estavas dentro de mim e eu Te buscava fora.

Cuida de mim ó Pai!
Amém!

 Lembrando que devemos encontrar a Deus não somente em nossas dificuldades mas em todos os momentos, nas alegrias, nas tristezas, na fartura ou na escassez.
Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...