quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A INVEJA


Provérbios 27.4

 “O ódio é cruel e destruidor, mas a inveja é pior ainda” (Pv 27.4). 

A inveja é pior que o ódio... A inveja acaba com a reputação, provoca homicídios, abala o círculo de amizades, arruína negócios, faz adoecer a alma... 
Há uma história grega, muito antiga, que fala de um homem que morreu por causa da inveja. Seus amigos levantaram uma estátua homenageando um deles, por ser campeão dos jogos públicos. Mas tal homem, que não tinha simpatia pelo atleta campeão, se mostrou tão invejoso, que resolveu destruir a estátua. Então, noite após noite, bem de madrugada, ele ia com uma talhadeira cortando a base da estátua, para que ela caísse. Por fim, ele conseguiu que isso acontecesse, pois a estátua veio ao chão.., mas, caiu sobre ele! Assim, aquele homem morreu por causa inveja que ele mesmo alimentava no seu coração. 

Amigos, a Bíblia, cujos conselhos são sábios, nos recomenda a nunca invejarmos. 

No SI 49.16, sobre ter inveja de quem fica rico, lemos isto: “Não se preocupei quando alguém fica rico, e a sua riqueza aumenta cada vez mais”. 
Ter inveja daqueles que têm mais do que nós, não nos traz nenhum centavo, aliás, só traz prejuízo, levando a alma à falência! 
O invejoso sente que a fortuna dos outros é a sua infelicidade.., que o sucesso 1 dos outros é o seu fracasso e que a bênção dos outros é a maldição pra ele.  O invejoso é malicioso nos seus comentários; vê um casal feliz e comenta: Vamos ver até quando isso vai durar!
E a ironia de tudo isso é que, se sentindo assim ou pensando assim, a derrota é inevitável, nunca soube de uma pessoa que tirasse proveito de invejar os outros.., eu desafio você: me mostre uma pessoa invejosa que seja feliz. 
Por que pessoa alguma pode viver bem, com saúde, alegria e sossego, se abrigar inveja no coração. 
Em Pv 14.30 está escrito: “A paz de espírito dá saúde ao corpo, mas a inveja destrói como câncer”.

A pessoa invejosa emagrece com a felicidade das outras... isso não é receita de dieta não! Você pode estar certo: o urubu que devora nossas entranhas - fígado, coração e nervos — não é o pássaro que vemos voar em círculo no céu, mas é a inveja, o olho grande.
A inveja destrói... a pessoa invejosa fere as outras pelo prazer de ferir, e mata pelo prazer de matar 
Era uma vez uma cobro que perseguia um voga-lume.., tudo o que o vaga- lume mais fazia era simplesmente brilhar.., e com a perseguição, ele fugia rápido com medo da cobra, que não brilhava e nem pensava em desistir. O vaga-lume fugiu um dia, dois dias, mais outro, até que parou e disse para a cobra: “Posso te fazer três perguntas?” A cobra respondeu: “Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas como vou te devorar mesmo, pode perguntar”. E perguntou o vaga-lume: “Eu pertenço à sua cadeia alimentar? 
- Não. Eu te fiz alguma coisa? - Não... então, por quê você me persegue?” E a cobra respondeu: - Porque eu NÃO suporto ver o seu brilho... 

Todas as pessoas invejosas são como a cobra dessa história: elas acham de perseguir aqueles que estão brilhando, mas elas mesmas não estão ganhando nada com isso. 

A inveja é pecado!A inveja é um dos pecados mais antigos na história... 
Em uma pesquisa realizada nas ruas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, 90% dos entrevistados apontaram a invejo como o pecado mais conhecido. 
Na carta aos Gálatas 5.26, inspirado por Deus, o apóstolo Paulo aconselha: “Nós não devemos ser orgulhosos, nem provocar ninguém, nem ter inveja uns dos outros”. 
E em outra parte da Bíblia, está escrito (Tg 3.1 6): “Pois, onde há inveja e 
egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más”. A inveja é pecado e só traz confusão e todo tipo de coisas más! 

E sabe,  inveja é próprio da nossa natureza humana pecaminosa. Diga isso!
Você não adquire inveja.., você não pega inveja de ninguém... a inveja faz parte da nossa natureza pecaminosa. 
Caim teve inveja de Abel, e por isso o matou... ninguém precisa aprender a ter inveja porque ela é é própria da nossa natureza, não de quando Deus nos criou, mas a partir de quando desobedecemos a Deus.
A inveja brotou no íntimo de Satanás, quando ele ainda era Lúcifer... 
Ele teve inveja da posição que Deus ocupa... ele teve inveja do trono de Deus e imaginou poder remover Deus do trono e se colocar lá, no lugar de Deus. Ah! Deus sofreu um atentado à Sua glória.

Hoje, toda vez que Deus vê inveja no coração dos homens, Ele lembra do que do que o seu anjo de luz tentou fazer... por isso que Deus detesta tanto a inveja. Ainda mais porque foi um dos pecados que levou Cristo à cruz foi a inveja.

Lemos no Evangelho de Marcos (1510) que Pilatos “sabia muito bem que os chefes dos sacerdotes tinham inveja de Jesus e que era por isso que o haviam entregado a ele”. 
Eles tinham inveja de Jesus porque Ele era bem recebido pelo povo.., quando Jesus passava por uma vila, multidões se reuniam para ouvir as palavras dEle... por isso que os fariseus e os saduceus tinham inveja e planejaram matar Jesus... Jesus era tratado pelas multidões como um herói nacional, e eles invejavam isto. 

Portanto, a razão pela qual Jesus foi entregue à morte pelas lideranças religiosas da época, não foi por ser Ele um herege, ou um mestre sem sabedoria, ou por fazer milagres, curas e ressurreição de mortos... o que levou Jesus a ser entregue à morte na cruz foi a inveja. 
A inveja, pois, é com toda a razão, detestada por Deus e Ele não suporta os que se deixam dominar por ela. Deus não suporta a inveja. 
A inveja é um dos sete pecados mortais, que Paulo inclusive, menciona na sua carta aos Gálatas e a coloca lado a lado com o adultério, com o homicídio, com a bebedeira e outros pecados. 
Mas que coisa.., quando se descobre que uma célula cancerosa está minando o corpo, se faz de tudo, e não se poupa tempo, nem esforço e nem dinheiro para dominar e vencer essa terrível enfermidade... 
Mas, muita gente sofre por causa da inveja e nada faz por se ver livre dela! 
Ouça: se você der lugar à inveja na sua vida, ela vai te roubar a alegria, vai te roubar a felicidade.., você precisa se livrar dela!

A inveja também separa você de Deus... a inveja nos separa de Deus. Não há possibilidade de você ter Deus e abrigar em seu coração a inveja... 
Se você ainda não é crente, se ainda não entregou seu coração e sua vida à Jesus, a inveja é um daqueles pecados que separa você de Deus. 
Então, o que você precisa fazer, é se arrepender e receber Jesus como seu Salvador pessoal. 
Se você é um crente, e abriga em seu íntimo a inveja, isso significa que você não conhece ainda a bênção de uma vida vitoriosa.., visto que Deus detesta a inveja, Ele não pode abençoar você enquanto você se mostrar invejoso. 

Sabe, os que são culpados deste pecado — a inveja — caminham para o julgamento. 
A Bíblia diz a você e a mim que um dia iremos comparecer perante o tribunal de Deus, e vamos dar conta de todos os nossos pecados, pecados secretos, de inveja, que tenhamos abrigado em nosso coração.

Agora, diante disso tudo, será que você está se perguntando hoje: como posso me livrar desse pecado? 
Aos que estão se perguntando ansiosamente, como se livrar da inveja, quero apresentar quatros passos a serem dados: 

...eis o primeiro passo: 

1- Reconheça que você tem esse pecado. Embora a inveja seja o pecado mais conhecido, em contrapartida, ela é também o pecado menos assumido. 
Naquela pesquisa nas ruas de Porto Alegre, muitos disseram que nunca tiveram inveja, que nunca cometeram esse pecado... ninguém gosta de dizer que tem inveja dessa ou daquela pessoa, por exemplo. 
Mas, se você quer se ver livre da inveja, você precisa ser honesto consigo mesmo... 
Os médicos dizem que o caso bem diagnosticado já é meia cura... então, seja honesto e admita o seu pecado... e isso será meia vitória para sua vida!
Fazendo isto você dá o primeiro passo para se livrar da inveja... 

...o segundo passo é: 

2- Confesse a Deus o seu pecado e abandone esse Pecado. Na primeira carta do apóstolo João (1.9), lemos isto: “...se.confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade”. 
E o apóstolo Tiago, em sua carta (5.16), escreveu: “...confessem os seus pecados... para que vocês sejam curados”. 

Muitas pessoas, mas muitas pessoas mesmo, alcançaram cura e libertação espiritual, confessando seus pecados a Deus. 
Confesse os seus pecados... abandone os seus pecados! 

...o terceiro passo é: 
3- Abra os seus olhos para ver o poder de Deus. A inveja não pode ser vencida e esmagado com a forço humana. 
O apóstolo Paulo falou do segredo, quando disse (Fp 4.13): “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação”. 

Na sua própria força você não pode vencer a inveja, você não pode vencer o pecado, mas com a força que Cristo dá,você pode, com a força de Cristo você pode, você pode, você pode! Aleluia! 
Então, considere o poder de Deus, e fazendo uso da fé, ative esse poder que liberto!
  
Agora, o quarto passo:

4- Peça ao Espírito Santo que venha ao seu coração para lhe dar vitória.Se você tiver o Espírito Santo, o que é pecado vai sair da sua vida, e no lugar dele vai ser produzido o amor, a alegria, a paz...
Os espaços que o Espírito Santo ocupar, nunca mais serão lugar para a inveja na sua vida.

Por isso, sem reservas, peça hoje que o Espírito Santo venha ao seu coração.
Hoje, faça a entrega, por inteiro, de sua vida para Jesus dirigir e abençoar.
O Senhor Deus te dá vitória sobre a inveja! Aleluia!
  
Pr Walter Pacheco da Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...