sábado, 24 de novembro de 2012

JUNTOS PARA SEMPRE


E desposar-te-ei comigo para sempre: desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias. E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao Senhor ( Os 2:19-20).
Este é o amor de Deus para com a sua esposa Israel. Veja as qualificações deste amor: indissolúvel, em justiça, em benignidade, em misericórdia, e fidelidade.
Amor conjugal é o amor de quem vive debaixo do mesmo jugo ou canga. É o amor de quem anda no mesmo passo, lado a lado, ombro a ombro.
Este amor é para toda uma vida, independente das circunstâncias que o cercam.
Existem alguns momentos em que o amor sacrificial tem que se manifestar em nome da continuidade do amor, em nome de uma promessa de aliança. Veja algumas situações extremas ou não, onde quem realmente ama, permanece amando:
 
1- Quando ou se a doença chegar para um dos dois.

Ninguém espera, mas todos estão sujeitos as enfermidades e aqui falo especialmente das doenças crônicas ou severas, quando até mesmo a vida sexual do casal é ameaçada. Nessa hora sai o amor eros, o amor fíleo e todos os demais amores, mas permanece o amor incondicional.
 
2- Quando a mulher estiver grávida e não puder satisfazer sexualmente o seu parceiro.

Ela estará passando por uma fase especial de sua vida, muitas transformações no seu corpo e nas suas emoções.
Seu rosto, lábios, seios, barriga e pernas serão deformados. O espírito materno tomará o seu coração. O seu melhor, as suas energias fluirão em direção ao filho pequeno até que ele se fortaleça.
A maior covardia que um marido pode fazer para sua esposa é traí-la nesse momento.
É nesse período que ela mais precisa ser amada, pois algo maior que o sexo está chegando. Ela precisa estar convencida que ele vai esperar sem risco algum. O marido cristão engravida junto.

3-Quando o desemprego chegar e o dinheiro estiver curto.

É momento de levar uma palavra de encorajamento, é hora de dizer “Fique tranquilo, Deus proverá! Vamos economizar até que as coisas melhorem. Vamos ficar bem!
É isso que deve fazer o cônjuge, compreender o momento, e fazer o que estiver ao seu alcance para resolver o problema, mas acima de tudo, continue amando mesmo assim.
4- Quando a esposa estiver naqueles dias ou com Tensão pré menstrual (TPM)
 
Este período é quando  ela precisa ser abraçada. É neste período que ela merece uma boa massagem feita pelo marido. Ela precisa se sentir segura do seu amor.
Alguns homens costumam fazer carinho somente na hora do sexo. E quando o encontro sexual está impossibilitado ficam rancorosos e irritadiços, até parece que também estão na TPM, vão dormir no sofá, e coisas assim. Nesse período é tempo de redobrar a paciência, é sabido que vai acontecer, então, esteja preparado.
5- Quando algum fato alterou o corpo de maneira permanente ou de difícil recuperação.

Todos estamos sujeitos a acidentes ou algo que nos leve a perda de um membro, uma perna, uma mão, ou de um seio, Nesse momento,é hora de fazer valer o voto da aliança, “na alegria e na tristeza, na saúde ou na doença, no muito ou no pouco”. É hora de dizer: “Eu amo você com dois seios e com um seio também” Essa é a mensagem a transmitir.

6- Quando os pais do outro estiverem doentes ou com necessidades.
Quando pai ou mãe do cônjuge adoece ou tem necessidades, de alguma forma este cônjuge também adoece, ainda que na alma. E dispor-se a ajudá-los é um ato de amor pelo cônjuge. Às vezes, as coisas não estão muito bem, mas veja como uma oportunidade de reatar relações, é a chance que Deus pode estar criando para este momento. Não se deve negar a ajuda, dentro do limites de cada um, faça o melhor que você puder. Quem ofende ou desampara os pais do cônjuge demonstra falta de amor.
 
7- Quando o filho nascer com necessidades especiais.

Nesta hora, muitos homens não aguentam a pressão e vão se embora. A mãe, por sua vez, coloca o coração no cuidado do filho, de maneira que a vida de casal fica para um segundo plano, já não é mais a prioridade. Mais de 90% dos maridos abandonam esposa e filho. Mas o marido cristão vai à luta até o fim.

8- Quando um dos dois cometer um erro na vida.
Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará  meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas, até setenta vezes sete (MT 18:21-22)
Outro dia vi na televisão, alguém sendo conduzido por policiais em virtude de um erro que cometera. Os seus acusadores estavam ali, a pressão social, os repórteres, as câmaras fotográficas, a polícia. Os olhos do mundo estavam sobre ele. Mas ele não estava só, pois a sua mulher estava ali, ao lado dele, como que a dizer: "Conte comigo".

É isso que penso a respeito do amor conjugal, um amor que não se altera quando alterações chegam à vida do casal.
 Oração:
Pai de amor, que eu aprenda a ser um suporte, uma coluna de apoio para o meu cônjuge, que eu esteja sempre lá quando for preciso, que ele veja em mim alguém com quem se pode contar sempre, quero ser para ele uma sombra no momento do calor, um forte muro contra as ventanias da vida, um lugar de descanso para a sua alma. Faça isso em mim, meu Pai.

Ismael Roselei de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...