sábado, 24 de novembro de 2012

EU ERREI, POR FAVOR, ME PERDOE.


O perdão é a ferramenta que Deus usa para restaurar relacionamentos” (Pr Ismael R Carvalho)
Perdoar é permitir que o outro entre novamente na história de sua vida.” (autor desconhecido).
Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará  as vossas ofensas. ( Mc 11.26)
A capacidade de perdoar é uma das grandes virtudes de um ser humano, principalmente para os cristãos.
Um pensador disse: “A vingança nos torna iguais ao inimigo; o perdão faz-nos superiores a ele.”
Realmente perdoar é um gesto feito por gente de boa estatura espiritual, gente amadurecida por Deus.
Perdoar não é fácil, mas é necessário. Um cristão deve saber que o perdão faz parte do “pacote”, vem junto com a fé, com a salvação, e não é possível excluí-lo.
Temos aprendido que o perdão é uma questão de obediência a Cristo, uma questão de decisão, de escolha pessoal, e nunca uma questão de sentimentos.
Encontramos pessoas que dizem: “Gostaria muito de perdoar, mas não consigo, pois meu coração está sangrando”.
Veja aí o erro acontecendo, mágoas e ressentimentos, são coisas do coração, e a Bíblia nos ensina que o nosso coração é enganoso, então porque eu deveria me orientar por ele ? Acredito que devo dirigir a minha vida mais com a razão do que com o coração.
O perdão não deve ter a sua origem no coração, mas na razão. Quando eu escolho perdoar alguém, verbalizo isto para que o mundo espiritual saiba dessa minha decisão, e digo àquele que me ofendeu que eu o perdoo, e pronto, está perdoado.
Quanto ao sentimento é o Espírito de Deus  quem vai curar o coração para que não sangre mais, de maneira que quando vier à lembrança do ocorrido não haverá mais dor.
Aquele que foi o ofensor deve pedir perdão e fazer uma promessa de que irá se esforçar para que aquele erro não aconteça mais.
Uma vez perdoado, é preciso que se coloque uma pedra sobre o fato e não ficar ruminando coisas já resolvidas.
Rancor e ódio não vão gerar cura para a alma, mas o perdão é capaz desse milagre.
Quando não há o perdão entre o casal, os dois ficam aprisionados. Lembre-se da parábola  que Jesus contou (Mt 18:23-35), onde um devedor foi perdoado de sua grande dívida, porém ao encontrar alguém que lhe devia uma pequena quantia , não foi capaz de perdoá-lo e mandou encerrá-lo na prisão, acontece que quando o que lhe perdoou ficou sabendo disso, irritou-se e voltou atrás e mandou prendê-lo pela sua grande dívida. 
Percebe isso? Os dois ficaram presos. Assim é  no mundo espiritual, quando no casamento, alguém se nega a perdoar, os dois acabam presos, e serão entregues aos verdugos (torturadores) que são os espíritos malignos.
A justiça sendo feita pode até amenizar o ódio, mas não promove  cura. Mas, o perdão, esse sim, ele nos faz livres e de consciência limpa e serena, é o único remédio para uma alma ferida.
Geralmente queremos vingança ou justiça quando o outro erra, mas queremos misericórdia quando erramos.
Mas o Senhor nos ensina que se queremos misericórdia quando erramos temos que usar dela para com aquele que nos fere também.
Quando eu me nego a usar de misericórdia para com o meu cônjuge, estou perdendo o direito de querer que o Senhor use de misericórdia para comigo.
Devemos tratar as pessoas que nos ofenderam como o Senhor nos trata, Ele diz que dos nossos pecados não se lembra mais, a dívida está paga, não há mais débito, não há mais acusação.
Também é importante compreender que nos casamos com uma pessoa maravilhosa, mas imperfeita. Vez  ou outra será preciso perdoá-la.
Erros praticados e já tratados pelo perdão não devem ser trazidos à baila novamente.
Não se pode fazer registros de erros para jogar no rosto um do outro, não; um cristão não faz isto.
O perdão, eis aí o grande remédio para os relacionamentos.
A maioria das crises será superada pelo casal que aprender viver o perdão imediato.
Tem pessoas que à título de fazer o outro sofrer ,retém o perdão por um tempo, mas lembre-se que se Jesus não tivesse perdoado  de imediato o ladrão da cruz, não teria sido possível a sua entrada  no Paraíso. Em Efésios 4:26, o apóstolo Paulo chama a atenção:
 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.(Ef 4:6)
E por que ele traz esta admoestação. Para que não guardem amarguras e rancores para o dia seguinte porque pode brotar e produzir frutos ainda mais malignos.
Atente para o fato que quando não perdoo, uma brecha se abre para a entrada do mal. Já vi esposa desesperada porque não liberou o perdão imediato e o marido acabou arrumando uma amante neste espaço de tempo.
Um casal vivia brigando por causa de dinheiro, e o marido para dar um basta naquelas confusões convidou a esposa para que fossem fazer uma viagem de segunda lua de mel, a esposa ainda ferida, disse para ele que arrumasse outra para uma lua de mel. Você pode imaginar o final da história. Sim, isso mesmo. Ele foi se distanciando aos poucos até que surgiu uma amante na vida dele.
Perdoar de imediato é uma prova de amor, e o amor nunca falha, diz Paulo em 1Co.13.
A falta de perdão gera doenças psicossomáticas e mesmo físicas.
Um dia eu e a Pastora Cleire, fomos visitar uma mulher que encontrava-se enferma há dias, estava muito mal, eram tantas dores pelo corpo que não conseguia suportar o toque da própria roupa na sua pele; tomava morfina e, contudo, a dor não passava.
Era levada de ambulância para o hospital onde ficava internada e após voltar para casa o problema persistia.
Pensei comigo: Deus nem a morfina tira a sua dor, o que fazer, agora? Quando abrimos a Bíblia, Deus nos levou a Mc 11:25 onde diz:
E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.
Pedi a minha esposa que ministrasse sobre o perdão e me retirei do quarto. Quando fomos embora Cleire me contou o que havia acontecido na vida daquela pobre moça.
Seu marido havia morrido há alguns meses num acidente automobilístico, e ela lutou pela sua sobrevivência, mas não foi possível.
Passado algum tempo alguém lhe contou que seu falecido marido havia saído de um prostíbulo e estava embriagado quando do acidente.
Tal notícia envenenou o seu coração com ódio e decepção de tal maneira que adoeceu.
No dia seguinte a oração, soubemos que ela foi instantaneamente curada após ter liberado o perdão, naquele momento de oração. Levantou de sua cama e saiu para a cidade.
Essa foi uma grande experiência para nós, aprendemos na prática, sobre o mal que a falta de perdão faz, e do bem que o perdão pode fazer para quem o libera e para quem o recebe.
Algumas coisas que escrevi, outras que li e gostei:
- Lembre-se: Você é uma pessoa imperfeita casada com um ser imperfeito, logo, de vez em quando terá que perdoá-lo.
- Perdoar de imediato é uma prova de amor, e o amor nunca decepciona. ( Ismael Roselei de Carvalho)
- Reter o perdão mata a esperança e abre portas para o mal.( Ismael Roselei de Carvalho)
- Devem acompanhar o perdão: A reparação do dano e a promessa de não persistir no erro ( Ismael Roselei de Carvalho)
- O amor e o perdão são companheiros de viagem, um não caminha sem o outro. ( Ismael Roselei de Carvalho)
- Conflitos que se repetem com frequência podem ser gerados por mágoas ocultas que precisam de tratamento.
- Uma discórdia entre duas pessoas traz mal estar para o grupo todo, por isso não diga que ninguém tem nada com isso quando você está com dificuldades de relacionamento num grupo.
- Quando o outro menos merece o seu amor, é quando ele mais precisa ser amado.
- Perdoar não é mudar o passado, mas possibilitar a vida no futuro.
-O que eu não posso é ficar ruminando erros e faltas que já foram tratados.
Quando queremos nos reconciliar com alguém, Deus entra em cena e cria a oportunidade para tal. Ele vai à frente e abranda os corações e quando acontecer o encontro as coisas estarão mais fáceis. Tão somente deseje a reconciliação e Deus irá preparar o momento.
Certa feita nós ministrávamos para um casal, o marido era militar e a esposa professora, e eles tinham muitas mágoas no coração por causa de problemas comerciais com um irmão daquele militar. Ele ficou cético, não creu que Deus poderia tocar no coração de seu irmão e promover a paz entre eles. Ele dizia: “Deus pode tudo, mas o meu irmão, acho muito difícil que isto aconteça.” Nós oramos e na manhã seguinte, bem cedinho, alguém bateu na sua porta e era o seu irmão, aquele que ele disse ser durão. Ele veio propor uma trégua na briga e assim fizeram as pazes.Veja como Deus trabalha.
Em outro momento, nós orávamos com uma irmã em Cristo, já avançada em idade, que se queixava que havia tentado se reconciliar com sua irmã de sangue, mas não era nem recebida por ela , e que isto a entristecia sobremaneira, então oramos e a aconselhamos que escrevesse uma carta pedindo perdão, não tentando justificar o erro, ou encontrar culpados, mas simplesmente dizendo , “me perdoe”. Passados alguns dias depois de colocar a carta no correio, a tal irmã veio ao seu encontro e juntas choraram, se perdoando mutuamente, e ela pode assim viver seus últimos anos de vida com paz na família.
Que Deus pacifique o teu coração e te dê a graça do perdão.
Oração:
Pai, aquebranta o meu coração, faça de mim uma pessoa simples, sem vaidades pessoais, desprovido de orgulho, faça com que eu creia mais nos teus valores do que nos meus sentimentos. Livra-me dos rancores, ódios e ressentimentos. Faça de mim, alguém parecido contigo, Senhor.é tudo que preciso, é o que eu quero, me ver livre daquilo que faz mal para a minha alma e para o meu cônjuge. Ensina-me o caminho da paciência, da tolerância e do amor’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...