quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

VOCÊ SE CASOU PARA SER FELIZ?


Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas(.Mt 7:12)
 Novamente a questão do egoísmo aparece aqui como o grande problema, a grande doença dos relacionamentos.
 Quando alguém se separa diz logo: “Me separei porque não era feliz”, veja que o “eu” é quem aparece.
Dificilmente alguém dirá:  “Me separei porque não consegui fazê-lo feliz”.
O foco está na maioria das vezes em nós mesmos, ao passo que se mudarmos o foco para outro, como recompensa seremos felizes, ao menos a maior parte do tempo.
 Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. ( Ef 5.25), o que vale para ambos os sexos.
 A tendência nossa é de à medida que o tempo vai passando, vamos somando, listando os defeitos do outro e diminuindo a nossa admiração por aquilo que o outro tem de bom.
 Alguém diz que os homens quando se casam esperam que ela nunca mude, ao passo que ela espera que depois de casado ele mude.
 Pode não ser uma verdade absoluta, mas traz a tona à questão das mudanças necessárias, não somente enquanto marido ou esposa, mas enquanto ser humano, como pai, como profissional, como amigo, como vizinho.
 Crescer é preciso, mudar é preciso. Paulo, o apóstolo, chama isso de metanoia, que é a transformação do nosso ser para melhor.
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente (Rm 12.2).
A ética do mundo tem o seguinte posicionamento:
Deus”, em primeiro, “Eu”, em segundo, e “depois o “Outro”.
Já a ética bíblica, é assim:
Deus” em primeiro, o “outro” em segundo lugar, e depois “Eu”
Veja algumas coisas que a Bíblia diz sobre o outro:
Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor( Gl 5:13)
Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede, não vos consumais, também, uns aos outros( Gl 5:15).
Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos ( Cl 3.9)
Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós, também(Cl 3:13)
Purificando as vossas almas na obediência à verdade, para amor fraternal, não fingido, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro( 1 Pe 1:22)
Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis: a oração feita por um justo pode muito nos seus efeitos(Tg 5:16)
A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei( Rm 13:8)
Quando da minha conversão eu pensava que suportar o outro, era tolerar com dificuldade, ainda que custasse muito. Mas um dia eu aprendi que suportar é dar suporte até que o outro se restabeleça, até que o outro tenha condições de se levantar e caminhar junto.
As vezes é preciso caminhar mais um pouco, é preciso ser o homem da segunda milha que Jesus fala em MT 5:41:
E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
Naqueles dias um judeu era obrigado a carregar a mala, o fardo ou carga de um romano que lhe mandasse, mas não poderia passar de uma distância de um milha ou 900 passos de um homem. Mas os judeus eram extremamente orgulhosos, nacionalistas e aquilo era a morte para eles, ter que carregar o peso de um romano. Mas aí é que entra o ensino de Cristo, se te mandarem caminhar um milha , anda com ele duas milhas.
Ele está dizendo, vá além, faça de boa vontade, faça mais do que aquilo que é a tua obrigação, porque quando você fizer isso, você se torna grande e o que te forçou se torna pequeno e por fim pode se envergonhará do seu feito.
Esse princípio poderia ser levado para a vida a dois. A bondade gera o arrependimento, veja o que diz o texto:
Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento? ( Rm 2:4)
Experimente ir além com seu cônjuge, quando ele estiver irritado, truculento, use de bondade, e você verá que algo vai mexer com o coração dele.
 Ismael Roselei de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...