Portanto, tudo
o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é
a lei e os profetas(.Mt 7:12)
Novamente a questão do egoísmo aparece
aqui como o grande problema, a grande doença dos relacionamentos.
Quando alguém se separa diz logo: “Me
separei porque não era feliz”, veja que o “eu” é quem aparece.
Dificilmente alguém dirá: “Me
separei porque não consegui fazê-lo feliz”.
O foco está na maioria das vezes
em nós mesmos, ao passo que se mudarmos o foco para outro, como recompensa
seremos felizes, ao menos a maior parte do tempo.
Quem ama a sua mulher, ama-se a si
mesmo. ( Ef 5.25), o que vale para ambos os sexos.
A tendência nossa é de
à medida que o tempo vai passando, vamos somando, listando os defeitos do
outro e diminuindo a nossa admiração por aquilo que o outro tem de bom.
Alguém diz que os homens quando se
casam esperam que ela nunca mude, ao passo que ela espera que depois de casado
ele mude.
Pode não ser uma verdade absoluta, mas
traz a tona à questão das mudanças necessárias, não somente enquanto marido ou
esposa, mas enquanto ser humano, como pai, como profissional, como amigo, como
vizinho.
Crescer é preciso, mudar
é preciso. Paulo, o apóstolo, chama isso de metanoia, que é a
transformação do nosso ser para melhor.
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação
da vossa mente (Rm 12.2).
A ética do mundo tem o seguinte
posicionamento:
“Deus”, em primeiro, “Eu”, em segundo, e
“depois o “Outro”.
Já a ética bíblica, é assim:
“Deus” em primeiro, o “outro” em segundo
lugar, e depois “Eu”
Veja algumas coisas que a Bíblia diz
sobre o outro:
Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis, então, da
liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor( Gl
5:13)
Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede, não vos
consumais, também, uns aos outros( Gl 5:15).
Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com
os seus feitos ( Cl 3.9)
Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se algum
tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós,
também(Cl 3:13)
Purificando as vossas almas na obediência à verdade, para amor
fraternal, não fingido, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração
puro( 1 Pe 1:22)
Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para
que sareis: a oração feita por um justo pode muito nos seus efeitos(Tg 5:16)
A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns
aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei( Rm 13:8)
Quando da minha conversão eu pensava
que suportar o outro, era tolerar com dificuldade, ainda que custasse muito.
Mas um dia eu aprendi que suportar é dar suporte até que o outro se
restabeleça, até que o outro tenha condições de se levantar e caminhar junto.
As vezes é preciso caminhar mais um
pouco, é preciso ser o homem da segunda milha que Jesus fala em MT 5:41:
E, se qualquer te obrigar a caminhar
uma milha, vai com ele duas.
Naqueles dias um judeu era obrigado a
carregar a mala, o fardo ou carga de um romano que lhe mandasse, mas não
poderia passar de uma distância de um milha ou 900 passos de um homem. Mas os
judeus eram extremamente orgulhosos, nacionalistas e aquilo era a morte para
eles, ter que carregar o peso de um romano. Mas aí é que entra o ensino de
Cristo, se te mandarem caminhar um milha , anda com ele duas milhas.
Ele está dizendo, vá além, faça de boa
vontade, faça mais do que aquilo que é a tua obrigação, porque quando você
fizer isso, você se torna grande e o que te forçou se torna pequeno e por fim
pode se envergonhará do seu feito.
Esse princípio poderia ser levado para
a vida a dois. A bondade gera o arrependimento, veja o que diz o texto:
Ou desprezas tu as riquezas da sua
benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus
te leva ao arrependimento? ( Rm 2:4)
Experimente ir além com seu cônjuge,
quando ele estiver irritado, truculento, use de bondade, e você verá que algo
vai mexer com o coração dele.
Ismael
Roselei de Carvalho
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