segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

UM SUPRINDO AS NECESSIDADES DO OUTRO


Segundo a Teoria de Maslow, as necessidades humanas podem ser agrupadas em cinco níveis: 

Necessidades fisiológicas 
O amor é uma necessidade fisiológica e ele será buscado onde possa ser encontrado, ainda que seja num amor perverso. Temos que ter esta consciência e nos posicionarmos como os provedores de amor de nosso cônjuge para que ele não busque fora do relacionamento o amor que necessita.
Minha esposa foi visitar uma família bem carente, com muitos filhos, a mulher ainda jovem, e quando chegou junto ao portão, vários cachorros de grande porte vieram latindo. Na conversa a mulher contou que estavam padecendo necessidades de comida, então minha esposa perguntou: “Porque você não diminui um pouco esse número tão grande de cachorros?” Ao que lhe foi respondido pela moradora: “ Que jeito, meu marido gosta mais dos cachorros dele do que de mim !”, e não acabou por aí, ela contou que estava com um caroço no seio e que havia secreção, mas o seu marido não a deixava ir ao médico por ciúmes.
Será que essa mulher tinha suas necessidades supridas? Certamente que não.
As necessidades fisiológicas são as mais básicas (alimentação,saúde, sexo, água, ar,etc.).
.O sexo é uma das necessidades fisiológicas, assim como comida ou bebida. Quando não temos estas necessidades satisfeitas ficamos mal, irritados, emocionalmente abalados, principalmente os homens. Na falta do sexo, o ser humano vai à busca dessa provisão, assim como iria a busca de um prato de comida ou de um copo de água.
Necessidades de segurança 

No mundo conturbado em que vivemos procuramos fugir dos perigos, buscamos por abrigo, proteção, estabilidade e continuidade.

No caso de um casamento, a segurança que necessitamos é saber que independente do que aconteceu hoje, amanha ainda estaremos juntos.
Por isso o cônjuge não deve nunca ameaçar abandonar o outro.
Muitas vezes o casal mal começa uma discussão e um deles diz para o outro, que vai embora ou diz que é melhor se separarem.
Antes da minha conversão eu falava isso para minha esposa, mas um dia ela disse:
Se você quer se separar, então vamos, mas saiba que é para sempre, não terá mais volta”.
E será que eu quis a separação? Senti tanta convicção naquilo que ela falou que achei melhor nunca mais falar daquela maneira.
Mesmo que a separação não seja a real intenção daquele que fala, mas gera insegurança no coração do outro com relação ao amanhã.
O outro precisa ter certeza de que o amor vivido é mais forte do que os vendavais e pode suportar, tem raízes firmadas para isso.
Necessidades sociais
Amar, ser amado, ser aceito, pertencer a um grupo, relacionar com pessoas é disso que reclama as nossas necessidades sociais.
O casal deve ter vida social, pertencer a uma igreja, um grupo de amigos.ou mesmo a família
Não devemos negar ao outro o direito de se relacionar, pois é algo que Deus colocou como uma necessidade, não temos o direito de privar o outro disso.
Já vi mulher dizer para o marido que ele deve escolher entre a igreja ou ela, mas também é comum o homem impedir a mulher de ter suas amigas, sair às compras com elas, ter um momento de bate papo saudável.
Pessoas controladoras, ciumentas, desconfiadas, são aquelas que fazem do seu cônjuge um prisioneiro, um infeliz. Se você quer ter uma convicção da necessidade que temos de ver gente, de falar com pessoas, basta assistir o filme “O Naufrago’ com Harrison Ford, e verá o desespero de um homem por falta de companhia após um naufrágio em uma ilha. Ele chegou ao cúmulo que criar um personagem feito de uma bola ao qual de o nome de “Wilson” e se interagia com ele como se fosse uma pessoa.. Ele fez isso para não enlouquecer.
Por isso que é que a Bíblia recomenda que não deixemos de congregar como é costume de alguns. A igreja é um bom lugar para você suprir esta necessidade.
 Necessidades de ser estimado

O ser humano busca sempre obter aprovação dos demais e ganhar reconhecimento.
Há dois tipos de estima: a auto-estima e a hétero-estima.
A auto-estima é o valor que alguém dá  a si mesmo, é o quanto se gosta de si mesmo..
A hétero-estima é a percepção do nosso valor, avaliado pelos outros.
 
Aqui as necessidades falam de sentimentos, o como nos sentimos, se estamos felizes pelo que somos e/ou fazemos.
Quantos temos a nossa auto estima ajustada, sabemos que somos reconhecidos pelos demais, melhora em muito nossa vida. Somos mais confiantes, mais alegres, mais soltos, mais ousados nos desafios e assim por diante.
Os cônjuges devem sempre estimular um ao outro, elogiando, encorajando, pois assim procedendo eles melhoram a auto estima um ao outro e a vida fica melhor, ao passo , que críticas constantes desmotivam e abaixam a auto estima, levam a desistência de ser melhor.
Um certo marido chamava a sua esposa de “gorda” o tempo todo, mesmo entre os estranhos, e aquilo foi fazendo com que ela perdesse a auto estima e a segurança para se despir diante dele no momento do amor e com isso as coisas foram se complicando a tal ponto de desejarem a separação.
Necessidade de auto-realização
 As pessoas  precisam ter satisfação com aquilo que estão construindo através de seu trabalho, estar satisfeito com seus resultados, suas performances. Muitas vezes um dos cônjuges impede o outro de crescer, de se promover socialmente e assim esta necessidade não é suprida, e a pessoa torna-se oprimida e infeliz, escrava da outra.
Marido que não deixa a mulher trabalhar fora, continuar os estudos, poderá estar sufocando esta necessidade.
Lar feliz, é aquele onde as necessidades são supridas .Onde as pessoas se interessam pelo bem estar das outras, elas se ajudam, se cuidam, se suprem.
Dentro de um casamento é possível suprir todas estas necessidades, porém pode também ser o lugar onde as pessoas não crescem porque um vive proibindo o outro, não faça isto ou aquilo, não vá neste ou naquele lugar, não participe com eles e coisas do gênero.
Billy Gran diz que “Num verdadeiro lar até a chaleira canta de alegria”
 Ismael Roselei de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...