terça-feira, 11 de dezembro de 2012

ISSO É PAPEL DE HOMEM?


O homem assume diferentes papéis no relacionamento conjugal:
-papel de protetor e provedor
-papel de sacerdote, e
-papel de cabeça da mulher.

Vejamos cada um desses papéis:
 Como protetor e provedor do lar
Gn 2:15- E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no Jardim do Éden para o lavrar e o guardar.

O primeiro homem criado por Deus, Adão, foi colocado no Jardim do Éden com a incumbência de lavrar (prover) e guardar (proteger), e essa é a primeira missão que recebeu de Deus.

Tem ele a missão de trabalhar e trazer o sustento da família e todas as demais sortes de provisões daquilo que será a necessidade do casal e sua prole.

É só olhar para um homem desempregado e você verá que ele está deprimido, arrasado, como se tivesse sido castrado na sua sexualidade, sente-se um derrotado, um vencido, um impotente.

Quando vejo um pai de família com lágrimas nos olhos porque está desempregado eu choro junto, porque sei o quanto machuca quando um filho pede pão e o pai só pode oferecer pedra porque não tem dinheiro. É como se ele perdesse a sua capacidade de viver.

O papel de protetor da família também é dele. Todo homem deve ser um Adão que protege a sua Eva, seus filhos e seu território. Protege os interesses da família.

Eu aprendi que homens, jovens ou não, são “adãos” e devem proteger as “evas”, sejam elas suas namoradas, irmãs ou qualquer mulher. Todas precisam ser protegidas pelo “adão” e defraudadas por eles. ( I Co 7:5 parte a)

Um homem que faz com que sua companheira se sinta segura e protegida é um homem de virtude, pois conhece a necessidade dela e busca supri-la. 
Quando leio a história de Samá , um dos heróis de Davi, como ele se portou diante do inimigo que veio contra seu campo de lentilha, quando todos correram, ficando ele só diante de uma multidão, eu compreendo Deus. Samá tomou sua espada, posicionou-se no meio daquele campo e acredito que deve ter se determinado, “este é o meu campo, para destruí-lo terão que me destruir primeiro.” E diz o texto, e foi grande o livramento que o Senhor operou naquele dia. Quando um homem de Deus se levanta em defesa do que é seu, Deus vem em seu socorro e opera a justiça.

A segurança não é somente contra o inimigo externo, mas é também a emocional, a mulher precisa saber que o marido ainda a ama, que quer viver com ela o resto de suas vidas e que não pensa em deixá-la. Isso é segurança emocional.

Com ele presente não vai faltar o pão e se alguém se levantar contra ela e sua prole, ele estará bem ali, firme e forte para resolver a questão.

É verdade que alguns tem trocado os papéis do homem com o papel da mulher, e quando isso acontece, ocorre uma quebra de princípios de Deus para o relacionamento e que em algum momento ou de alguma maneira acabará por afetar a paz do casal.

Deus habilitou o homem para ser mais forte fisicamente para o trabalho e para a proteção. Veja os ombros largos e o peitoral do homem, a sua estrutura óssea e muscular. Ele está preparado fisicamente e emocionalmente para que pudesse cumprir com seu papel.

A mulher por sua vez foi habilitada por Deus para gerar filhos, daí o seu quadril largo e os seios.

Não raras vezes, a mulher tira da mão do homem o seu papel. Ela o anula, e isso pode se manifestar com algum prejuízo para os dois.
 É só ver o crescente número de mulheres com doenças que eram típicas do homem como o infarto e o derrame cerebral.
Observe o número de mulheres infelizes com a vida, sobrecarregadas e oprimidas com as muitas atividades.

É verdade que alguns maridos entregam este papel a mulher, abrem mão da posição que deveriam ocupar e se sentem confortáveis assim.
Quando eu vejo homens sadios, que escolhem assumir o “cuidar da casa” como o titular dessa missão, eu percebo que ainda não conhece os princípios de Deus para o matrimônio. Não me refiro aqui a ajuda que o marido deve dar a sua esposa no cuidado com a casa, mas àqueles casos onde realmente há uma inversão de papéis, onde a mulher se torna a provedora e o marido o administrador do lar.

E quando Deus diz não para alguma coisa e estabelece o seu princípio, está visando duas coisas, primeiro proteção e depois provisão.

Quando um homem obedece aos princípios e cumpre o seu papel, Deus protege a sua condição de líder do lar, cabeça do casal e provê paz e segurança, tanto externa quanto interna.
Ele gozará do respeito da esposa e dos filhos, eles o admirarão e reconhecerão a sua condição de cabeça do lar.

Deus provê ao homem uma alegria indizível, própria de um guerreiro que venceu a batalha e trouxe para casa os despojos.
Isso faz bem ao coração do combatente.

É comum vermos homens que “cuidam de casa”, abatidos, arrasados, entristecidos, que não conseguem falar sobre isso com orgulho e até escondem essa condição. A sua esposa, no seu íntimo, olha para ele e vê nele um fraco, alguém com quem não pode contar.
Sabe porque? Porque esse não é o seu papel principal.

Não estou criticando o marido que ajuda em casa, nem a mulher que trabalha fora, apenas estou dizendo que há um princípio de Deus que rege isso, que cada um tem um papel estabelecido por Deus e Ele tem sempre razão.

Como sacerdote do lar:
E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder, para todo o sempre! Ámen ( AP. 1:16)
Veja o que diz o mestre Rev. Hernandes Dias Lopes:
Essa talvez seja a área em que mais pais falham e é justamente aí que não podemos fraquejar, pois daí  vem a bênção da presença de Deus no lar de um modo muito real, claro, prático, perceptível.
De que adianta ter casa própria e uma esposa infeliz dentro dela? De que adianta ser religioso e ter um lar em contendas?
Como sacerdotes devemos nos zelar por nossa liderança cristã no lar e lembrar que somos responsáveis diante de Deus, e que vamos prestar contar a Ele (Lc 12:48).
Precisamos levar Deus mais a sério, aliás, todo homem de Deus amadurecido é facilmente notado por sua responsabilidade perante o Pai celestial que se faz visível em suas atitudes.
Irmãos, nossa esposa e filhos sabem muito bem que tipo de pessoa nós somos em casa. O que e como falamos, como reagimos e como nos comportamos. Mas nosso Deus nos vê 24 horas por dia, e Ele vê não apenas o exterior, Ele vê nosso coração (1 Sm 16:7).
O Sacerdote do lar é aquele que ora pelos filhos e pela esposa, enfim, está sempre orando pelo bom andamento da família.
Vemos isso acontecendo no livro de Jó 1:5, onde diz que Jó preocupado com a vida espiritual dos filhos, visto que poderiam estar em pecado, realizava sacrifícios à Deus por eles.
O pai deve ter sempre em mente esta preocupação, apresentar os filhos ao Senhor pedindo misericórdia e proteção.
Vejo que muitos homens deixam essa missão para as mulheres. Não há pecado nisso, mas esta responsabilidade é do homem.
Cada marido deve assumir a função pastoral de sua casa, deve ser o pastor dela. (1Tm 3:4,5 )
Estabeleça a seguinte rotina na sua casa:
-Ore com sua esposa e filhos quando a mesa estiver posta, agradeça a Deus pelo alimento e aproveite e ore pela proteção sobre todos naquele dia.
- Ore à Deus para que guarde o amor conjugal, que nada interfira entre vocês.
- Ore de joelho, junto à  cama com seus filhos, na hora de dormir, agradecendo pelo dia e pedindo a benção para o dia seguinte.
-Deixe seus filhos verem você orando e lendo a Bíblia, isso será exemplo para eles.
-Imponha as mãos sobre a cabeça deles quando estiverem saindo de casa e diga “Deus te proteja”.
-Faça de sua casa, a sua primeira igreja.
-ensine os seus filhos a ofertarem. No momento da oferta libere um dinheiro para que eles levem até o gazofilácio da igreja, na hora do culto.
-Frequente e estimule a participação de todos da sua casa na escola dominical de sua igreja.

Como cabeça da mulher:
Vós, mulheres, sujeitai-vos aos vossos maridos, como ao Senhor.Porque o marido é  a cabeça da mulher, como, também, Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim, também, as mulheres sejam, em tudo, sujeitas aos seus maridos.Vós, maridos, amai as vossas mulheres, como, também, Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela ( Ef 5:22-25)
Ser cabeça da mulher significa que nesta relação ele é o responsável maior pelo seu bom funcionamento em todos os sentidos.
A mulher lhe deve obediência, porém, não  é uma obediência cega, ela deve ser debaixo de um manto de amor.
O marido para ter direito a ser cabeça tem que fazer a sua parte, ou seja, amar a esposa assim como Jesus amou a igreja e por ela se entregou.
Quando vejo marido que maltrata esposa, logo penso, ele não tem o direito a sua submissão, pois não a ama como Cristo.
O marido que maltrata esposa, nem mesmo as suas oração são ouvidas por Deus, ( I Pedro 3:7)
Outra coisa que vemos é mulheres roubando a liderança do marido ou ofuscando-a com suas atitudes de confronto. Isso não pode acontecer, pois desonra o marido e agride os princípios da obediência estabelecidos por Deus.
O marido deve compartilhar com a esposa todas as questões relacionadas à família, mas, no entanto, é dele a última palavra.
Há mulheres que quando o marido está tratando de negócios, ela intervém de maneira grosseira e inadvertida e chega a desautorizar o marido na frente de estranhos.Ela é quem fala grosso dentro de casa, a última palavra é dela. Ela subestima a autoridade do cabeça, subverte os valores.
  Ismael Roselei de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...