quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

LAR NÃO VEM PRONTO, VOCÊ CONSTRÓI.



Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma:E pelo conhecimento se encherão as câmaras de todas as substâncias preciosas e deleitáveis.(Pv 24;2-3)
Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derruba-a com as suas mãos (PV 14;1)
 Em tempos remotos,quando alguém acendia um fogo e o mantinha aceso, para ali ocorriam outras pessoas em busca de algumas coisas boas que o fogo possibilitava, como luz, calor, proteção contra animais, alimentos assados e cozidos, formando assim um ajuntamento de pessoas com um propósito comum, de viver e conviver usufruindo do Lar, do lugar onde o fogo permanecia aceso.
E hoje eu me pergunto, será que todos temos um lar ? A pergunta não é se as pessoas têm uma casa, e sim, se têm um lar.
 Há diferenças importantes entre casa e lar. 
 Sabe queridos, o fogo aceso, fala da busca de satisfação de necessidades ,fala de um espaço onde as pessoas têm alegria de se ajuntar,fala de um lugar onde somamos as nossas fraquezas e nos tornamos fortes,um lugar bom de se estar,um lugar onde queremos chegar logo pois é lugar de descanso, de refrigério.
 Maridos que quando saem do serviço não têm vontade de voltar para casa, exatamente por que é casa, pois se fosse um lar ele teria vontade de voltar logo, não se permitiria ficar no bar se aquentando em fogueiras estranhas que não oferecem grandes coisas.
 Do mesmo modo mulheres buscam ocupações fora de casa, às vezes, até entretenimentos não santos, exatamente por que o lugar onde habita que deveria ser para ela um lar é na verdade, tão somente, uma casa.
 Os filhos adolescentes sabem quando não têm um lar e se refugiam em lugares como gangs, tribos esquisitas, no afã de pertencer, se tornar forte, protegido por um grupo. Não sabendo, no entanto, que o fogo ali é imaginário, não é capaz de aquecê-lo.
 As meninas, muitas vezes se entregam de corpo e alma para homens mais velhos numa busca desesperada daquilo que lhes faltou em casa, um pouco de carinho, de afeto, ternura, aceitação e admiração.
 Já o casal da terceira idade, quando percebe o ninho vazio, que os filhos se foram, descobrem que junto com os filhos, o relacionamento conjugal também se foi, e não raras vezes se separam, porque fizeram de outras pessoas ou coisas uma prioridade e não um ao outro. Mas quem construiu um verdadeiro lar, esse não se perturba diante desta fase da vida.
 Lar é um lugar bom de se reencontrar, é  um lugar de provisão, de proteção, de harmonia, aonde as pessoas têm seus corações aquecidos em amor, onde a mesa é posta e todas se assentam para comer, onde há segurança para sua prole, onde o mal não chega e se chegar será rechaçado por que todos se levantarão contra ele. Ali necessidades são supridas, relacionamentos são fortalecidos, as pessoas se sentem pertencentes, amadas, aceitas, onde o caráter é aperfeiçoado.
O lar não vem pronto, não se compra, se constrói. E para a sua construção se começa pelo alicerce.
Os fundamentos para o lar cristão é a Palavra com seus princípios. É o testemunho de cada um no viver diário. É o exemplo do pai, é o amor da mãe, é a obediência dos filhos.
Um corretor de imóveis ( casa) procura observar além daquilo que se vê.Ele observa se o alicerce está bem firme , se não há rachaduras. De nada adianta uma boa aparência na parede, as portas bem pintadas, se o alicerce estiver com trincas. A casa pode cair a qualquer momento.
Assim tem sido a vida de muita gente. De longe olhamos aquilo que se pode ver, e até acreditamos que formam uma bela família, mas dali a pouco vem a notícia de separação. É sinal que era só a fachada que estava bem. O alicerce já estava dilacerado.
Jesus falou mais ou menos isso quando falou sobre o homem prudente que construiu a sua casa na rocha, aonde veio o vento, a chuva, e deram contra aquela casa, mas ela não ruiu. Ela tinha alicerce para suportar as intempéries.
Mas falou também do homem insensato que construiu sua casa na areia, e quando vieram as mesmas intempéries, aquela casa ruiu, pois não tinha alicerce.
Interessante nas palavras de Jesus é que as mesmas dificuldades sobrevieram na vida dos dois homens, do prudente e do insensato, a diferença está no resultado de tudo o que aconteceu. Uma casa ruiu e a outra não.
Examine os alicerces, as fundações de sua casa, faça dela um lar sólido, que se porventura chegar um vento, ela não vai cair, pois está firmada na rocha que se chama Jesus de Nazaré.
O lar cristão não pode haver super proteção a nenhum dos filhos, não pode haver privilégios, não pode haver mentiras, hipocrisias, vida de engano.
O Dr Ross Campbel, no seu livro Filhos Felizes, diz:
O marido que assume responsabilidade completa e total pela família e toma a iniciativa em transmitir seu amor pela esposa e filhos, irá experimentar recompensas incríveis: uma esposa amorosa, apreciativa, disposta a ajudar, mostrando seu lado melhor para ele; filhos satisfeitos e seguros, desenvolvendo-se da melhor forma possível. Eu pessoalmente jamais vi um casamento falhar quando estas prioridades são satisfeitas”
ele diz que cabe ao marido a iniciativa de construir um lar ,compare com a Parábola de Lc 6:28-29, onde Jesus contou sobre o homem prudente e o insensato.Foram os homens,eles que construíram as casas, uma que não caiu e outra que caiu diante das as intempéries. A responsabilidade começa com o pai, contagia a esposa e filhos.
Os escritores Eric e Leslie Ludy, no livro Romance a Maneira de Deus, dizem que um castelo é feito para durar, existem castelos com mais de mil anos , estão ali em pé, imponentes, resistindo ao tempo e mostrando-se belo. Os nossos relacionamentos também devem ser construídos para durar.É tempo de construir......um lar que permaneça. 
 Ismael Roselei de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...