segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

RECONHECER É DAR VALOR AO OUTRO


Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada; como também seu marido, que a louva, dizendo: Muitas filhas obraram virtuosamente; mas tu a todas és superior (Pv.31:28-29 )
"O meu cônjuge não me vê, ele não tem olhos para mim.".
Essa frase e outras parecidas com essa é uma constante nas reclamações de cônjuges que pensam em separação, caminharam para o adultério ou estão ali , vivendo um casamento ruim.
Uma das necessidades emocionais que temos, é  a de sermos reconhecidos como um indivíduo que tem valores
O ser humano é um ser sociável e está  sempre tentando impressionar alguém.
Passamos o dia nos exibindo e tentando chamar a atenção.Isso faz parte da natureza humana.
O lado ruim disso é quando as pessoas vivem se comparando com outras e para fins de ostentação, onde o importante é ser maior, ou melhor, mesmo que em detrimento do outro. Para o cristão seria mais justo ele se comparar com Cristo, pois assim verá o quanto ainda é pequeno.
Todos queremos ser notados, admirados, e distinguidos entre muitos, pelas coisas boas que fazemos e pelo que somos. Veja este depoimento:
 "Meu marido parou de notar que eu cortava o cabelo, que estava de lingerie nova. Ele não perguntava nada da minha vida, do meu dia. Passei a me sentir um lixo, totalmente desprezada. Ele não é carinhoso comigo, só na hora da cama. Ele só me via quando queria transar, eu era uma fonte de sexo. Trair foi um escape para provar para mim mesma que eu não era tão insignificante assim e com isso destruí minha família”.
Veja que foi o marido quem empurrou a mulher para outros braços. Ser reconhecido e admirado nos coloca para cima, nos levanta e encoraja para sermos melhores ainda.
Trate alguém como se já fosse e ele será” ( autor desconhecido)
Melhor ainda se for feito por aquelas pessoas que nos amam e as quais também amamos.
 É bom ser elogiado em público, na presença do chefe, é muito bom ser distinguido na frente dos filhos, é bom demais ouvir que algo ficou bonito, que está bem feito.
 Isso alegra a alma e nos leva a querer fazer melhor ainda. Cria um sentimento bom entre o elogiado e aquele que elogia, aumenta a proximidade, gera um prazer de se estar junto e compartilhar a vida.
 Ninguém gosta de permanecer por muito tempo na presença daqueles que só nos aponta os defeitos e falhas.
 Há pessoas que só sabem ridicularizar o próximo, tem a mania de fazer do outro um motivo de chacota. Elas diminuem e subtraem, não somam ou multiplicam.
 Ridicularizar alguém pode produzir marcas profundas, ainda mais se quem as fez foi o amado, o cônjuge. Assim como também a desconsideração.
 Num certo domingo, fomos almoçar na casa de uns amigos, e preparado o almoço pelos anfitriões, uma mesa farta, com coisas deliciosas, sendo o destaque da mesa, uma lasanha, daquelas que só de olhar já dá água na boca.
 Todos estavam à mesa, quando um dos convidados fez um comentário positivo sobre a tal da lasanha e todos concordaram, pois, realmente era um belo e apetitoso prato. Nesse momento,um outro convidado faz o seguinte comentário: “Hei!,lasanha gostosa mesmo, eu comi quando de férias em Santa Catarina, no Restaurante Sabor da Terra,aquilo que era que lasanha!”,exclamou o convidado.
 Aquele comentário passou despercebido para quase todos, porém, não pela anfitriã que passou a manhã inteira do domingo preparando aquela lasanha.
 Num outro dia quando o assunto voltou à baila ela deixou escapar as seguintes palavras:“Eu tive vontade de retirar a lasanha da mesa e dizer a ele que fosse comer lá em Santa Catarina, pois lá sim, encontraria uma boa lasanha”.
 Elogie sempre a lasanha, faz bem ao coração. O escritor Jorge Linhares diz que há pessoas que são “ladrões de alegria” e como isso é verdadeiro.
 Penso que nós temos algo de mau dentro de nós, chamada insensibilidade. É impressionante como a gente deixa escapar oportunidades de dar uma injeção de ânimo, elogiando, estimulando, ou simplesmente dizendo: “Puxa, que bonito!”
Não ser reconhecido é um dos motivos pelos quais o adultério acontece especialmente o feminino, pois o sentimento de não ser apreciado é terrível. Quem não se sente amado, se sente odiado.
 Se questionarmos o que uma mulher vê no amante, que muitas vezes não tem grandes atrativos físicos, chegaremos à conclusão que o amante é aquele que elogia , que nota quando ela faz algo novo no cabelo, que percebe a beleza da sandália, ou a fragrância do perfume. Ele é aquele que nota um trabalho bem feito e vai logo enaltecendo.
Existe até uma estratégia dos conquistadores, que é elogiar uma mulher sobre algo que já faz um bom tempo que aconteceu. Exemplo: “Aquele vestido vermelho que você estava usando lá no shopping a semana passada ficou lindo em você.”
Sabe o que essa mulher vai pensar: “ Nossa, ele realmente me notou lá no shopping, faz já uma semana e ele ainda lembra da cor do meu vestido, deve ter gostado muito.”
O marido e os filhos da mulher virtuosa ( PV 31:28) não perderem tempo, ele disse: “Pode existir muitas mulheres maravilhosas , mas você é melhor que todas elas”. 
Não perca a chance de parabenizar, de dar uma palavra de motivação.Quando algo foi feito com esmero, admire e elogie.
Gosto muito destas palavras. Ester 2:17:
E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e ela alcançou perante ele graça e benevolência, mais do que todas as virgens: e pôs a coroa real na sua cabeça, e a fez rainha...”
Como marido, é isso que devo fazer, amar minha esposa acima de todas as demais, amar com exclusividade, com intensidade. Tratá-la com honra e dignidade, colocar uma coroa em sua cabeça e fazer dela uma rainha.
  Ismael Roselei de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...