terça-feira, 4 de setembro de 2012

PRATICAS DE UM BOM CASAMENTO

COMO DEMONSTRAR AMOR?

Cada um de nós tem uma linguagem de amor, ou seja uma maneira de dizer "Te amo" ainda que não use de palavras, mas sim de atitudes.Todos temos uma linguagem principal com a qual nós nos manifestamos a alguém como um recado de amor.Também nos movemos em outras linguagens secundárias, mas todos temos uma principal,vejamos:

1) Dar Presentes Não naquelas datas especiais e já esperadas, mas sim de surpresa, inesperado, quando em uma viagem traz um presentinho, ainda que barato, porém quem recebe pensa: " Ele esteve em tal lugar, porém lembrou-se de mim"!Flores por exemplo, custa muito pouco mas faz um estrondo no coração da mulher que recebe.

2) Palavras de Encorajamento São palavras de incentivo, apoio, admiração, encorajmento, elogio. Por exemplo: "Puxa, fico muito gostosa essa sopa de giló"

3) Tempo com qualidade (exclusividade) Momento exclusivo para o outro, sem tv,sem jornal,sem futebol, sem celular, etc.Não necessariamente um momento de encontro sexual. Momento de "jogar conversa fora, sentar junto, namorar no sofá,etc"

4)Ações de serviço É fazer algo que facilite a vida do outro ou lhe dê alegria, como por exemplo o marido encher o tanque,calibrar os pneus, guardar o carro dela na garagem. É a esposa fazero prato predileto dele em pleno dia de semana, quando ele não esperava por aquilo.É trocar as lampadas queimadas, é consertar o chuveiro que estava dando choque, é arrumnar a cozinha, é dar banho no bebe,etc.

5)Toque, Intimidade Você tocar no outro com carinho, é diferente da relação sexual, é proximidade, é sentir o outro por perto, é um abraço, andar de mãos dadas,um carinho nos cabelos, um tapinha no bumbum e assim por diante.

Preste atenção, todos manifestamos amor usando uma linguagem principal, seja presenteando, seja dando tempo com qualidade, seja com ações de serviço, enfim, numa das cinco formas de linguagem do amor. É certo que essa linguagem principal não é a única, usamos também as demais, umas mais outras menos.Agora, eu preciso saber qual é a minha linguagem principal de amor e para isto basta ver o que eu mais gosto de fazer. Eu presenteio minha esposa com frequencia, é um bom sinal de que pode ser essa a minha linguagem de amor principal. Se eu sou do tipo que gosta de fazer serviços para ela pode estar aí a minha linguagem principal de amor e assim por diante. Eu preciso também identificar qual a linguagem principal de amor da minha companheira para que eu possa fazer com que ela mais que saber que eu a amo, ela precisa se "sentir amada" , daí tendo o conhecimento qual é a sua linguagem principal de amor eu poderei satisfazê-la nas suas necessidades emocionais. Preste atenção e veja qual das cinco linguagens de amor ela se manifesta mais, seja dando presente, fazendo ações de serviço, tempo com qualidade, toque/intimidade,palavras de encorajmento. Se ela me elogia é porque gosta de ser elogiada, se ela me presenteia é porque gosta de ser presenteada, se ela procura estar comigo com exclusividade é porque gostaria de receber isso de mim.

Porque é importante eu saber qual a minha linguagem de amor e também a dela?

Vamos dar um exemplo:

O marido cujo linguagem principal de amor é tempo com qualidade chega em casa, cansado do trabalho, quem sabe depois de um dia daqueles onde as coisas não foram muito bem, está exausto. Imaginando que vai chegar em casa, sentar no sofá e fazer-se acompanhar da sua esposa, que já o esperava toda arrumada e cheirosa. Acontece que a linguagem principal de amor dela é ação de serviço, ela gosta de fazer algo que ele vai gostar. Então ele tenta chamá-la para uma conversa na sala onde ele já está sentado, mais ela apenas responde " eu já tô indo" e nunca que vem, ele espera, espera e quando já está irritado e desistindo ela chega toda sorridente com uma gostosa xícara de café, que acabou de fazer,e pergunta o que você estava dizendo mesmo?? Ele ainda irritado, pega a xícara de café e diz: "Nada não" e desiste de passar um "tempo de sofá" com ela. E porque ele se irritou não agradece ou elogia o café. Resultado ele não se sentiu amado, ela também não, no entanto os dois estavam dizendo " Meu bem, eu ti amo". Ela estava dizendo através da xícara de café e ele estava dizendo através do "tempo de sofá" que não aconteceu.Os dois se chateam. Agora, se ele soubesse sobre as cinco linguagens de amor ele entenderia que aquela xícara de café era uma declaração de amor e não se irritaria e não ficaria frustado.

http://casadosemcristo.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...