quarta-feira, 6 de março de 2013

A FAMÍLIA SOB ATAQUE (parte II)



Como o inimigo ataca a sua família?
No verso 1, observe que o inimigo foi impetuoso! O ataque do inimigo em nossas famílias é um ataque agressivo, forte, impetuoso. Contra a família o inimigo não usa revolver, usa canhão! Ele é furioso, assassino, cruel. Ele veio matar, roubar e destruir. Ele tem destruído famílias, destruído casamentos, dissolvido lares, bens, patrimônios. Ele tem tirado da Igreja famílias abençoadas, pessoas com dons, talentos, ministérios… que juntas eram bombas no inferno resgatando vidas para o Reino de Deus, que hoje vivem separadas, longe de Deus, do convívio da Igreja, filhos no mundo, rebeldes. Quantos filhos de pastores e líderes tem sido motivos de lágrimas e não de orgulho para seus pais? Ele tem jogado a juventude na lama, dos vícios, da promiscuidade, de uma vida lasciva… ele tem levado muitos jovens para a vala comum da impureza, da sexualidade livre e irresponsável… Quantos abortos praticados? Gravidez na adolescência ou indesejada no namoro, ou de pais anônimos? Quantos relacionamentos reprováveis aos olhos de Deus? Homossesualismo, lisbeanismo, zoofilia, pedofilia, swing, até mesmo nos meios ditos cristãos, que são cometidos em plena luz do dia, em meio a uma sociedade que dantes tão moralista, agora tão liberal… Nós estamos assistindo e de camarote o fim da família como instituição divina e social. Uma família vista como sinônimo de crise. Dita como instituição falida, que perdeu seu valor moral, cívico e divino. Tudo isso porque há uma fúria terrível do inimigo que tem como alvo primordial a destruição da família. Porque ele sabe que a família é um projeto de Deus
Que o casamento foi criado por Deus para ser HETEROSEXUAL “Mas no princípio da criação Deus ‘os fez homem e mulher’. Marcos 10:6. Deus criou o homem e a mulher, o macho e a fêmea (Gn 1.27). O relacionamento conjugal para Deus só é possível entre um homem e uma mulher, entre um macho e uma fêmea biológicos. O casamento é entre um homem e uma mulher. Um foi feito para o outro e é adequado ao outro física, emocional, psicológica e espiritualmente. Somente a relação heterossexual pode cumprir os propósitos de Deus para a família.
Que o casamento foi criado por Deus para ser MONOGÂMICO “Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher” Marcos 10:7. Não diz o texto que o homem deve unir-se às suas mulheres. Ou a mulher aos homens. Deus não criou mais de uma mulher para Adão nem mais de um homem para Eva. Tanto a poligamia como a poliandria estão em desacordo com os princípios de Deus para o casamento.
Que o casamento foi criado por Deus para ser MONOSSOMÁTICO  “e os dois se tornarão uma só carne’. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne.” Marcos 10:8. As palavras hebraicas homem e mulher (ish e ishá) revelam que os dois foram feitos complementarmente um para o outro. O propósito de Deus é que no casamento, o homem e a mulher se tornem uma só carne, numa intimidade tal que não pode ser separada. A união entre marido e mulher não é apenas emocional e espiritual, mas também e, sobretudo, física. O sexo que antes e fora do casamento é uma proibição divina (1 Ts 4.3-8), no casamento é uma ordenança (1 Co 7.5). O que é uma proibição para os solteiros, é um mandamento para os casados. O sexo é bom, é santo e puro (Hb 13.4). Deus nos criou sexuados. O sexo nos foi dado como uma grande fonte de prazer (Pv 5.15-19) e não apenas para a procriação (Gn 1.28). A união conjugal é a mais próxima e íntima relação de todo relacionamento humano. A união entre marido e mulher é mais estreita do que a relação entre pais e filhos. Os filhos de um homem são parte dele mesmo, mas sua esposa é ele mesmo. Diz o apóstolo Paulo: “Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a Igreja” (Ef 5.28,29).
Que o casamento foi criado por Deus para ser INDISSOLÚVEL “Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe.” Marcos 10:9. Jesus concluiu o assunto com os fariseus, afirmando que o casamento não é apenas heterossexual, monogâmico e monossomático, mas também indissolúvel. O casamento deve ser para toda a vida. É uma união permanente. No projeto de Deus o casamento é indissolúvel. O divórcio é uma conspiração contra Deus e contra o cônjuge. O divórcio é atentado contra a família. Quem mais sofre com ele são os filhos. As consequências amargas do divórcio atravessam gerações. Alguns casais chegaram à conclusão de que o divórcio é mais perigoso e destrutivo do que tentar permanecer juntos e resolver suas diferenças. O casamento é indissolúvel porque foi Deus quem o instituiu e o ordenou. Porém, o casamento tem sido cada vez mais ultrajado em nossos dias. A taxa de divórcio cresce 300% em 30 anos no País. Segundo os técnicos do IBGE, a elevação das taxas de divórcio revela uma gradual mudança de comportamento da sociedade brasileira, que passou a aceitar o divórcio com maior naturalidade e a acessar os serviços de Justiça de modo a formalizar as dissoluções. Uma em cada quatro casamentos acabaem divórico. Amaior parte delas (75,9%) foi consensual, enquanto as separações não consensuais foram 24,1% do total.
Há muitas pessoas feridas na família hoje, assim como as famílias de Davi e seus homens foram feridas naquele episódio. Há muitas pessoas machucadas emocionalmente hoje. Há muitas pessoas que sofreram abusos e traumas lá na infância, e que sem tratamento, sem cura, carregam pela vida essas feridas e trazem para as novas famílias esses traumas emocionais, que impedem essas pessoas de serem plenamente felizes, abençoadas, que impedem de gozar uma vida plena, e que contaminam a nova família com essa carga emocional ferida, levando a nova família muita das vezes a destruição. Essas feridas muitas das vezes dão legalidade ao inimigo de atacarem suas famílias e muitas serem derrotadas.
Certa feita, em ministração sobre famílias em uma igreja, ao final da programação uma líder daquela igreja chegou para mim e falou “esta vendo essa alegria estampada em meu rosto, esse meu jeito de ser alegre, contagiante e extrovertido de ser, está vendo?” “sim”, respondi, “é notório sua extrema alegria e felicidade.”, ela respondeu “esse sorriso é uma mentira, essa alegria é falsa, isso que vivo é uma máscara que carrego a anos comigo, atrás desse sorriso tenho uma alma doente, ferida, magoado, deprimida, triste… Vivo duas pessoas em uma.” Quantas pessoas vivem assim hoje? As vezes estão ao nosso lado e nem sequer percebemos! Que mantém as aparências, que ocultam a realidade, que usam máscaras… Mas, que estão aflitas, desesperadas, que perderam a paz, a alegria, a esperança em alguma parte do seu caminho, que estão machucadas, com suas emoções amassadas, que como escape usam máscaras porque é menos doloroso e mais cômodo do que enfrentar, então vivem essas máscaras para fingir ser o que não é…
Mas, notem que o alvo principal deste inimigo é a Família, não o individuo. Assim como foi com Davi e seus homens assim é com nossas famílias hoje. O alvo não é um, mas a relação, porque atingindo um o outro o ajuda a levantar, como diz em Eclesiates 4:9-12 “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.” Veja que no verso 3 de I Samuel 30 diz que “Ao chegarem a Ziclague, Davi e seus soldados encontraram a cidade destruída pelo fogo e viram que suas mulheres, filhos e filhas haviam sido levados como prisioneiros.” O inimigo é tão astuto, sagaz e inteligente que ele sabe que se nos atingir individualmente, podemos até mascarar, e não encarar a derrota, fingindo uma vida de vitória para com os homens, mas Deus sabe de nossa queda e somente um arrependimento e mudança de vida completa nos restauraria, mas isso dói,e as vezes preferimos a acomodação da queda, fingir-se de morto! Mas, se perdermos a nossa família, perdemos o referencial, é notório. A família sabe, a igreja sabe, os amigos sabem, a sociedade sabe, é difícil esconder tamanha destruição. Você pode conquistar sucesso em sua vida profissional, ministerial, conquistar fama, riquezas, bens, morar em mansões, andar de carrões, ter seu nome lembrado e evidência, sempre convidado para festas e eventos, você pode viajar pelo mundo inteiro, se hospedar nos melhores hotéis com vista para o mar, desfrutar de todos os prazeres que a vida humana pode lhe proporcionar, mas se sua família fracassa, se sua família naufraga, se sua família padece, se você tem uma casa mas, não tem um lar, você é uma pessoa infeliz, sem amor, sem paz, sem confiança, sem respeito, sem esperança, vazia, na tem satisfação interior, porque nenhum sucesso compensa o fracasso de sua família!
Não sendo esse estrago o suficiente, notem que o inimigo além de roubar a paz, o sossego, a alegria da família, fazendo essa obra maligna de saque, de espoliação, de roubo, ele joga um contra os outros, tentando achar culpados e não resolvendo a culpa, essa é a maior e mais temível estratégia maligna de todos os tempos. A de tirar a sua responsabilidade e pô-la no outro, a de não reconhecer que você é falho, humano, limitado, digno de arrependimento, confissão e perdão, mas engana você mostrando que você está certo, o outro é que está errado. Cria justificativas. Nunca reconhecimento. Vejam que isso aconteceu desde o Éden, quando Adão e Eva caíram no pecado e foram confrontados por Deus, em nenhum momento reconheceram seus próprios erros assumindo suas responsabilidades, arrependendo-se, pelo contrário, apontaram o outro como culpado, veja em Gênesis 3:12-13 “Disse o homem: Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi. O Senhor Deus perguntou então à mulher: Que foi que você fez? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi”. O mesmo acontece com os aliados de Davi que o culpam pelo ocorridoem I Samuel30 e se voltam contra Davi, não reconhecendo cada um suas próprias fragilidades e que Davi sofreu a pena junto com eles, logo Davi era vítima tanto quanto eles e não culpado do fato. Assim acontece nos dias de hoje em nossas famílias. Em meio a uma crise, o marido culpa a esposa, a esposa culpa o marido, pais culpam filhos, filhos culpam pais, em vez da família se unir, esta coesa, pois é vitima de uma crise, a família entre num estado de pé de guerra, de palavras duras, de acusações, se volta uns contra os outros em uma busca frenética de encontrar um culpado ao invés de encontrar juntos uma solução, alguém que pague o preço  de ser o causador da crise, transformando o inimigo em aliado, e o antes aliado em inimigo, numa inversão de papéis. Enquanto o verdadeiro causador está rindo, vibrando de alegria por mais uma vitória em uma família destruída como aconteceuem I Samuel30 no verso 16 que diz que “Quando ele levou Davi até lá, eles estavam espalhados pela região, comendo, bebendo e festejando os muitos bens que haviam tomado da terra dos filisteus e de Judá.”
Olha bem isso! Quando você não vigia, quando você não cuida da sua família, quando você deixa flancos e brechas, você da legalidade ao inimigo para que ele entre e saqueie sua casa, sua terra, sua parentela, saqueie seu marido para outra, roube sua esposa para outro, mine sua vida financeira, despoje seus filhos para um mundo longe de você e de Deus, e assim o inimigo celebra, o inimigo festeja, o inimigo faz a festa, enquanto você está triste, enquanto você está deprimido, enquanto você está abatido buscando culpados para a crise instaurada, com atitude acusadora, o inimigo está festejando pela grande vitória que impôs sobre você e sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...