quarta-feira, 27 de março de 2013

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PÁSCOA





É sempre a mesma coisa. Milhares e milhares de toneladas de chocolate. Sábado, à tarde, aquela correria. Compra-se de tudo. Até ovos amassados. O Brasil, o maior país católico do mundo, e um dos países onde o cristianismo mais cresce, ano após ano, bate o recorde no consumo de ovos de páscoa.

Qual o verdadeiro significado da Páscoa?
Será que nossas crianças sabem o verdadeiro significado?
Será que nós sabemos o que significa a Páscoa?


O Professor Irlan de Alvarenga diz em um estudo que apenas 2 (duas) entre 10 (dez) crianças sabem o verdadeiro significado da páscoa. Propagandas em Rádio e Tv. ensinam nossas crianças a cantar: "Coelhinho da páscoa..." e, pasmem, coelho nem ovo bota. Isso, considerando que o Brasil é um dos maiores países cristãos do mundo, é um verdadeiro absurdo. Uma discrepância.

Jesus é a nossa Páscoa. O termo "páscoa" deriva da palavra hebraica "pesah", que significa passar por cima - no sentido de relevar, pular além da marca ou passar sobre.

1Coríntios 5:7: "Expurgai o fermento velho, para que sejais nova massa, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado".

Quando Deus ordenou ao anjo destruidor que eliminasse todo o primogênito da terra do Egito, a casa que tivesse o sinal do sangue do cordeiro não seria visitada pela morte (Êxodo 12:1-36). Então, os Judeus passaram a celebrar a páscoa, em comemoração à saída do Egito, a passagem para a liberdade. Todos os primogênitos egípcios morreram. Os hebreus foram preservados pela obediência e pela observância da ordem: Aspergir o sangue.

É necessário restaurarmos o verdadeiro significado da Páscoa e da Ceia do Senhor. Historicamente, vemos que os reis Ezequias (2Crônicas 30) e Josias (2Reis 23:21-23), restauraram em seus reinados a celebração da Páscoa, Deus se agradou e abençoou o povo. É preciso resgatar os verdadeiros significados da Páscoa e da Santa Ceia do Senhor.

A partir de Jesus Cristo, essa celebração foi substituída pela Ceia do Senhor, com o pão e o vinho, em Sua memória. Não mais para relembrarmos a saída do Egito (estado), mas para sempre nos lembrarmos da saída do Egito do pecado, e da liberdade que há na sua morte e ressurreição.

A Ceia do Senhor, é um cerimonial instituído por Jesus Cristo (Paulo diz: "Porque eu recebi do Senhor o que também vos entregue..."), e sua preocupação com a preparação, demonstra a importância dessa celebração solene. Marcos 15:13-16: "Enviou, pois, dois dos seus discípulos, e disse-lhes: Ide à cidade, e vos sairá ao encontro um homem levando um cântaro de água; seguí-o; e, onde ele entrar, dizei ao dono da casa: O Mestre manda perguntar: onde está o meu aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos? E ele vos mostrará um grande cenáculo mobiliado e pronto; aí fazei-nos os preparativos. Partindo, pois, os discípulos, foram à cidade, onde acharam tudo como ele lhes dissera, e prepararam a páscoa".

Se não fosse importante ele não a instituiria. Precisamos resgatar esses valores. Onde já se viu falar em "portas abertas para a prosperidade" (e outras tantas bobagens) numa 6ª feira da paixão? Onde está o Cristo crucificado? Não se trata de santificar ou idolatrar a data no calendário, trata-se de recordarmos de onde éramos e o que Deus nos fez para nos tirar de lá. Devemos santificar essa data em nosso coração. Essa lembrança, contudo, não pode se restringir aos dias de Santa Ceia (ou na semana santa), ou uma vez por ano. Não. Esse sentimento deve estar diariamente em nosso coração.

Jesus poderia simplesmente dizer: Vamos comer de qualquer jeito. Vamos comer em qualquer lugar. Ali embaixo da árvore mesmo, ou, na casa de alguém de vocês. Não. Jesus Cristo desejou algo especial, um aposento especial, para uma ocasião especial. A pessoa que cedeu o lugar foi alguém escolhida especialmente para esse serviço.

É como se Jesus perguntasse: "Onde está o aposento? Onde está o lugar no teu coração para que Eu tenha comunhão com você? Onde?". Deus através de Jesus Cristo quer ter intimidade conosco. Ali naquela sala, somente estavam os homens escolhidos por Jesus. Existe um lugar em seu coração para ele?

O processo de cristianização por que passa nosso país está deteriorando nosso evangelicalismo. Não podemos dizer que vivemos um processo de cristianização, que é diferente de evangelização e muito inferior ainda ao de discipulado. Vivemos um processo de banalização do Evangelho, onde a importância e a significação da Páscoa e a Santa Ceia do Senhor é diminuída. A encenação na cidade de Jerusalém (Norte/Nordeste) permeada por atores globais mostra atores desnudos. Até o ritual e o legalismo estão se deteriorando. Portanto, hoje, mais do que nunca, precisamos nos lembrar, de verdade, sobre o verdadeiro significado da Páscoa e da Ceia do Senhor.


PRECISAMOS RESGATAR A FORMA BÍBLICA DE CELEBRAR A PÁSCOA E A SANTA CEIA DO SENHOR.
Nesse contexto, de tão rápidas mudanças, de banalização do cristianismo, cremos que as celebrações cristãs que mais representam o verdadeiro significado do cristianismo são a Páscoa e a Santa Ceia do Senhor. Nelas encontramos elementos que resumem o que verdadeiramente significa ser cristão no mundo de hoje. Sem a páscoa cristã, não teríamos nenhuma boa notícia para contar a ninguém.

A forma bíblica, portanto correta, de celebrar a PÁSCOA CRISTÃ, é a SANTA CEIA DO SENHOR, é a sintetizada por Paulo em: 1Coríntios 11:23-30: "Porque recebi do Senhor o que também vos entreguei: porque o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou pão; e, havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha. De modo que qualquer que comer do pão, ou beber do cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice. Porque quem come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, se não discernir o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e enfermos, e muitos que dormem".

Assim, temos que a Santa Ceia do Senhor é a Verdadeira Celebração da Páscoa. Toda a vez que comemos do pão e bebemos do cálice, celebramos a Paz. Existe, portanto, fatores que devemos considerar sempre que participamos da Santa Ceia do Senhor.

A CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA É UM MEMORIAL. APONTA PARA O PASSADO.
Memorial (anamnesis - anaminesis), aquilo que faz lembrar.
1 Coríntios 11:24: "e, havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é por vós; fazei isto em memória de mim".

Os judeus comemoravam em lembrança à saída do Egito. Do estado de escravidão. Lembravam que outrora eram escravos. Recordavam-se do dia em que mataram o novilho, comeram pães"asmos", presenciaram a dor dos egípcios, e, finalmente, foram libertos rumo à terra prometida. O sacrifício foi associado ao livramento. Sim, eles tinham o que lembrar, comemorar! E nós, temos o que lembrar? Temos o que comemorar?

Mais do que simplesmente lembrar, a Celebração da Santa Ceia do Senhor, há que nos fazer refletir. Não podemos nos esquecer que saímos do Egito do pecado. De uma vida sem perspectiva, sem alento. Nascemos escravos e morreríamos escravos, e isso somente não aconteceu em face da morte vicária de Jesus Cristo na Cruz do Calvário. É preciso refletir.

Precisamos considerar que:

A CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA SIGNIFICA:
...PROTEÇÃO: Sobre a proteção que desfrutamos diante dos poderes demoníacos. Existe o inferno, o diabo, e estamos livres dessa opressão, graças à libertação conquistada na cruz do calvário por Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Através do Sangue de Jesus Cristo podemos pisar na cabeça da serpente.

...LIBERDADE: A escravidão é algo horrendo. Escravos das drogas. Escravos da prostituição. Escravos da mentira. Escravos da inveja. Escravos. Escravos. A liberdade é a mais preciosa de todas as possessões humanas. As forças do Egito das trevas escravizam. O Sangue de Jesus Cristo liberta.


...SUBSTITUIÇÃO. Ele não tinha pecado, mas se fez pecado por nós, entregou a sua vida, para que através de sua morte, muitos tivessem vida. Ele pagou o preço por nós. No novo pacto (testamento), precisamos nos apresentar com fé, eis que não somos capazes de cumprir a lei. Por isso ele nos substituiu.

Romanos 3:25: "ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos".

Sttot, citando Dr. Cranfilet, diz: "Deus, porque em sua misericórdia desejou perdoar os homens pecadores, e, sendo verdadeiramente misericordioso, desejou perdoá-los justamente, isto é, sem acoitar o pecado, teve o propósito de dirigir contra seu próprio ser, na pessoa de seu Filho, o peso total dessa ira justa a qual eles mereciam".

Muitos não entendem a questão da substituição. Talvez achem que não têm tanto pecado assim. De certa forma pensam que Jesus Cristo pode ter morrido pelo vizinho da direita, ou da esquerda. Mas não. Foi por mim. Foi por mim! É mais fácil aceitar a substituição com relação aos outros do que a nós mesmos.

...GRAÇA: Favor Imerecido. O passado foi anulado. A escritura da dívida foi rasgada. Um recomeço glorioso foi iniciado na terra prometida, a Canaã Celestial. Cristo que é a Nossa Páscoa também é a nossa expiação. Isso tudo aconteceu sem qualquer merecimento de nossa parte. Foi estabelecido um novo pacto. 1Coríntios 11:25: "Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue". Isto quer dizer que o sacrifício não precisa ser renovado. Foi realizado uma única vez, para sempre. Pacto não selado com sangue de animal, mas com o sangue de Jesus Cristo.

...EXPIAÇÃO: Através do sacrifício de Cristo, ocorreu a expiação dos nossos pecados. Expiação significa desviar o castigo, especialmente a ira divina. 2Coríntios 5:19: "Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo".

Comemorar a páscoa, celebrar a Santa Ceia do Senhor, é lembrar todo o ministério de Cristo e a posição que ocupamos e que deveríamos ocupar no Reino daquele que nos resgatou das trevas para a sua maravilhosa luz. Não nos cabe mais questionar porque fomos salvos (por causa do seu grande amor, é lógico), mas para que fomos salvos! Também não nos cabe nenhuma outra participação, a não ser responder com arrependimento, com fé e com o viver altruísta.

...A OBRA DE CRISTO: Jesus Cristo não foi um Mártir: Mateus 27-50: "De novo bradou Jesus com grande voz, e entregou o espírito".

João 10:17-18: "Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai".

Muitas religiões têm os seus mártires, mas a morte de Jesus Cristo não foi de um mártir. Mártir é aquele cuja morte é imposta de modo irreversível por religiosos, autoridades e indivíduos de crenças opostas e de intolerantes. Jesus sempre correu risco de vida, mas somente morreu quando entregou a sua vida. O mártir só escapa da morte se voltar atrás e negar a sua fé, nem que seja no último instante da vida. Foi de um Salvador. A Sua morte salva os homens de seus pecados. Cristo tomou o lugar deles e sofreu a morte deles. O mártir não se dá à morte. O mártir é pego à força. Jesus Cristo se entregou. O Sacrifício não é à força. O sacrifício aceitável é espontâneo.

Precisamos considerar que:
A CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA APONTA PARA MISSÃO 1Coríntios 11:26: "Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha".

Anunciar a Morte. É nossa responsabilidade, além de lembrar de onde saímos, resgatar a outros. Páscoa sem serviço, não é páscoa. Evangelho é serviço. Fomos salvos para quê? Para Servir, para anunciar. Se o Filho do Homem veio para servir, porque eu não sirvo? Eu preciso servir.

Anunciar a morte é anunciar o fim do cativeiro. É anunciar a libertação aos cativos. O KERIGMA: EIS O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO.

Ensinar os Valores do Reino:
Mateus 16:18-20: "E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos".

Não podemos nos contentar em ensinar apenas uma parte da verdade, porque apenas uma parte da verdade torna a outra metade mentira. Jesus Cristo mandou ensinar todas as coisas. O sermão do monte. A lei do amor. A lei do perdão. A lei do serviço. Não somente o evangelho da prosperidade; O Evangelho da cura das enfermidades; O Evangelho da solução dos problemas; O Evangelho da Batalha Espiritual, mas também o evangelho da santidade e da responsabilidade. Não somos salvos pelas boas obras, mas para as boas obras. A fé sem obras é morta.

|  Autor: Pr. Gerson  |  Divulgação: estudosgospel.com.br 

domingo, 10 de março de 2013

A ALEGRIA DO SENHOR É NOSSA FORÇA


A Alegria do Senhor é a Nossa Força! (Neemias 8.10)
As experiências amargas podem nos tirar a alegria. Uma das maravilhas de Deus para nós é que essa alegria pode ser reencontrada na adoração e na palavra de Deus que alimentam a nossa fé.

O povo de Israel havia acabado a reconstrução dos muros de Jerusalém há poucos dias, mas parecia que isso não os tinha alegrado o suficiente. Assim como nós, eles precisavam descobrir ou redescobrir que em meio a tantos problemas e dificuldades reencontrar-se com Deus e a sua palavra, tem o poder de renovar a alegria, e que o passado deveria ficar para trás.

1º) O DESEJO DE OUVIR A PALAVRA RESTAUROU A UNIDADE (v.1). 
O desejo pela palavra, sem máscaras ou acréscimos uniu o povo, porque eles queriam obedecer a Deus. Não há como obedecer a Deus à parte do entendimento das doutrinas da palavra de Deus (Jo 7.17). A unidade se torna visível naturalmente, porque não é um produto das ações humanas, mas acima de tudo, da ação de Deus nas nossas vidas. Quando queremos a Deus encontramos unidade, quando queremos concretizar os nossos sonhos particulares encontramos competição e partidarismo. A unidade é corporativa, não corporativista.

2º) O DESEJO DE OUVIR A PALAVRA PRODUZIU ADORAÇÃO GENUÍNA (v. 2-9). 
O desejo de obedecer propiciou a perseverança para entender. Eles estavam ao ar livre; acomodados precariamente. A busca pelo conforto é inimiga do entendimento da palavra. Hoje queremos um culto que se pareça ao máximo com as nossas poltronas diante de uma TV. Que o pregador seja engraçado; que fale o que queremos ouvir; que seja breve. Aqui, o povo estava Atento (v.3), reverente (v.5). Reverência é mais que silêncio durante as reuniões; é o respeito que se deve ter com as coisas de Deus e os elementos litúrgicos do culto. Em adoração e louvor (v.6); buscando entendimento do ensino proferido (v.8) e quebrantado (v.9).

3º) O ENTENDIMENTO CLARO DA PALAVRA RENOVOU A ALEGRIA! (v.10-12). 
O desejo de obedecer não deve nos levar à tristeza, mas à alegria e à comunhão (Sl 126 e 137), porque “a alegria do Senhor é a vossa força” (v.10). Porque dela tiramos forças; porque ela expressa a nossa força, ou seja, a nossa força como povo de Deus é a alegria de servir a Deus.

Conclusão (v.11 e 12): O povo foi incentivado a festejar suas vitórias espirituais. Nós fazemos churrasco quando passamos no vestibular, aniversariamos, ou conquistamos um emprego melhor. Mas quando foi que fizemos um churrasco por causa de uma vitória espiritual significante?!

A renovação da alegria aconteceu “porque tinham entendido as palavras que lhes foram explicadas” (v.12). Queremos que o culto seja uma surpresa nova a cada dia, mas o que realmente surpreende é a fidelidade de Esdras e dos levitas na exposição das escrituras, porque eles liam e explicavam corretamente o que liam. 

A alegria do Senhor é a nossa força quando reflete a nossa unidade; quando se alimenta da Palavra de Deus; quando revela publicamente a renovação espiritual que a Palavra de Deus nos traz. O povo voltou para casa feliz, depois de uma manhã de esforço e perseverança, depois de terem chorado e entendido as Escrituras. O povo voltou feliz porque entendeu e ninguém poderia lhes tomar o que estava em seu coração, a verdade de Deus, a força de sua vitória!

quarta-feira, 6 de março de 2013

A FAMÍLIA SOB ATAQUE (parte I)



O Problema
A Família está sendo constantemente atacada por muitos problemas, na verdade estamos em uma grande guerra, não há como escapar desta realidade, ou você é um guerreiro nesta luta ou uma vítima. Não há como ficar neutro nesta luta que é travada dia-a-dia sob o teto de nossos lares. E no centro desta batalha está a nossa família. Não há como fugir desta luta, temos que enfrentá-la. A Bíblia chega a ponto de nos dizer em Efésios 6:10-12 “Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas ou coisas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.” Noutra versão diz “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue.” Então queridos, é uma luta atroz, que devemos enfrentar.
A família está no meio de uma grande guerra, de uma grande batalha. A família é o alvo inerrante do inimigo, que não descansa, a ponto de vê-la destruída, dizimada, aniquilada. Desde de Éden o inimigo tem tentado destruir o primeiro fundamento humano, o primeiro relacionamento humano, o primaz da criação de Deus depois do homem, que é a família. Em Gênesis 2:18 “Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda.” O próprio Deus viu no homem a necessidade de companheirismo, apoio e ajuda. Alguém que pudesse satisfazer todas as suas necessidades. E porque então Deus não fez um outro homem, igual, idêntico para que o auxiliasse? Porque queria Deus, que não somente as necessidades de companheirismo, apoio e ajuda que amigos podem satisfazer fossem satisfeitas, mas a necessidade emocional, sexual e de procriação fossem cumpridas na vida humana, “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.” Gênesis 2:24. Nasce então a primeira família, relacionamento não somente humano mas também divino. Relacionamento este invejável aos olhos de Satanás, pois sabia que através da união monogâmica, estável, duradoura, nasceria Jesus, o Filho de Deus, que cumpriria o plano de salvação da humanidade.

A Situação
A Palavra de Deus nos diz em I Samuel30:1-20, nos mostra um quadro referencial que a nossa família enfrenta.
Davi e seus 600 homens de confiança, da sua guarda pessoal, tinham a cidade de Ziglague como uma cidade de refúgio. Um quartel general avançado de guerra. Em Ziglague Davi e seus soldados voltavam de suas batalhas contra os povos inimigos, e ali comiam, bebiam, reencontravam suas mulheres, crianças, suas famílias. E em certa ocasião quando Davi e seus homens estavam em batalha contra os filisteus, a cidade foi atacada, saqueada, esfoliada e ferida pelos amalequitas. Os amalequitas levaram consigo os bens, as mulheres, os filhos, as filhas, toda a parentela. Quando Davi e seus homens retornaram a cidade da batalha com os filisteus, a cidade estava em ruínas, queimada, devastada, e todos os seus bens, tesouros e familiares tinham sido levados cativos pelos inimigos.
Essa passagem nos mostra que o ataque do inimigo atingiu 5 áreas vitais, e até hoje nossas famílias sofrem esses mesmos ataques, a mesma estratégia que o inimigo usou contra Davi, seus guerreiros e suas famílias, também são usadas pelo inimigo nos dias de hoje contra nossas famílias.
  1. Área Financeira: Saquearam, roubaram e destruíram a cidade com fogo e levaram os bens, a prata, o outro, o gado, as ovelhas, rebanhos inteiros. Hoje talvez a sua família tem sido atacada também pelo inimigo na área financeira. Quem sabe você não está atravessando uma grande crise financeira que está abalando os alicerces de sua família, desestruturando seus sonhos e realizações. Seu salário tem sido mês a mês saqueado, furtado. O dinheiro que recebe já não dá mais para chegar ao fim do mês, o consumismo desenfreado, o descontrole das contas, das compras, do cartão de crédito tem consumido sua receita, dívidas se acumulam, empréstimos com juros abusivos tem sido oferecidos nas ruas como bala e doces as crianças, como algo bom, inofensivo, salvador imediato de sua situação, mas por trás desses anúncios, há algemas cada vez mais pesadas de parcelas intermináveis, de juros altos, que consomem ainda mais sua renda, muitos descontados na própria fonte de aposentados, pensionistas e servidores. Nunca sobra dinheiro, não consegue poupar, investir, dizimar, ofertar… Quem sabe este não tem sido o quadro de sua vida?
  1. Área da Saúde: Diz no verso 6 de I Samuel 30 na parte A, que Davi ficou profundamente angustiado. “Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e suas filhas.” A angústia é a anti-sala da ansiedade, e a ansiedade que leva ao estresse, a depressão, ao suicídio. A depressão a grande doença deste século. Remédios contra a depressão vendem 20 vezes mais que coquetéis contra AIDS e tratamentos contra o câncer! Alguma coisa estranha deve estar acontecendo quando um remédio contra a ansiedade – tarja preta, vendido apenas com retenção de receita – se torna o segundo medicamento mais consumido no Brasil. O Rivotril, que tem 35 anos de mercado, nos últimos 5 anos escalou rapidamente o ranking dos mais vendidos e hoje é segundo lugarem vendas. O Rivotrilbate remédios de uso corriqueiro, segundo o IMS Health, instituto que audita a indústria farmacêutica no Brasil. Vende mais que a pomada contra assaduras Hipoglós, o analgésico Tylenol e outros produtos que os consumidores colocam na cestinha sem saber se algum dia vão usar. Quem sabe hoje você vive nesta situação. Vive tomando medicamentos, calmantes, relaxantes, antidepressivos. Quem sabe hoje você não consegue dormir, vive intranquilo, inquieto, tem insônias, pesadelos, calafrios, pressão alterada, quem sabe este tem sido o seu tormento, ou o tormento de alguém de sua família?
  1. Área do Casamento: Diz o texto no verso 2 de 1 Samuel 30 que “Levaram como prisioneiros todos os que lá estavam: as mulheres, os jovens e os idosos. A ninguém mataram, mas os levaram consigo, quando prosseguiram seu caminho.” Apesar de viver em uma família, num casamento, com alguém, a muitas mulheres cativas, há muitos homens cativos, filhos reféns, a muitos cônjuges prisioneiros em sua própria casa, sem alegria, sem paz, sem harmonia, sem amor, sem romantismo, sem esperança. Filhos sendo tratados com servidão, com amarguras e ofensas, casais que vivem em constantes brigas, violentos, cruéis. Muitos talvez, prisioneiros de pecados, de vícios, da infidelidade, da pornografia, da pedofilia, dos abusos. Filhos envolvidos em drogas, sem limites, sem controle. Filhas engravidando na adolescência, resultados de uma vida sexual precoce, de festas libertinas, de encontros casuais. Pais envolvidos com a bebedeira, gulodices. Envolvidos com infidelidade ou imoralidades sexuais. Situações que rasgam o casamento, quebram a aliança, destroem o compromisso firmado. Destroem a harmonia, sepulta o amor. Quem sabe você hoje não esteja vivendo algumas dessas situações em sua vida?
  1. Área Familiar: Diz o texto no verso 3 de I Samuel 30 na parte B “…e viram que suas mulheres, filhos e filhas haviam sido levados como prisioneiros.”  E também no verso 6 na parte B que “…todos estavam amargurados por causa de seus filhos e suas filhas.” Nunca em outra momento da história da humanidade, em outra geração, a família e nossos filhos, tem sido tão atacados de forma tão mortífera e cruel. Se analisarmos as manchetes dos tele jornais, os acontecimentos desses dias, a luz da Palavra de Deus, podemos perceber claramente uma orquestração demoníaca em prol da destruição da instituição familiar. Mas, isso não é novidade. Jesus mesmo disse em Mateus 10:21 “O irmão entregará à morte o seu irmão, e o pai o seu filho; filhos se rebelarão contra seus pais e os matarão.”  Caso Richthofen, filhos contra pai. Caso Isabela Nardoni, pai contra filho. Maridos matam esposas, esposas espancadas por maridos. Na Espanha as agressões de filhos contra pais triplicaram em 3 anos. Os filhos que agridem os pais física e psicologicamente são um problema cada vez mais crescente! 8 mil pais denunciaram seus filhos no último ano. Os agressores são adolescentes de14 a17 anos, mas há crianças de até 12 anos envolvidas nos processos. A maioria dos agressores são igualmente entre meninos e meninas. As vítimas mais comuns são mães e os avós, pessoas que são mais presentes a vida dos filhos e mais frágeis em se defender. As causas são principalmente três: crianças com problemas psicológicos e psiquiátricos; crianças que estejam ligadas a grupos marginais e más companhias, que usem drogas; e crianças que vivam num ambiente sem afeto, sem amor, sem carinho, sem diálogo; e na maioria filhos de classe média e média-alta cujos pais nunca impuseram limites. É a “síndrome do imperador”, formando uma geração de um menor tirano e narcisista com afã de poder, sem controle e limites. Talvez a sua família esteja sendo alvo de ataques terríveis nesta área também! Quem sabe é o diálogo que já morreu, a comunicação sem afeto, palavras rudes, sem amor. Quem sabe a harmonia que foi expulsa de casa como mala e cuia. Quem sabe a falta de entendimento, compreensão entre os filhos e pais, entre irmãos, entre esposo e esposa. Ainda existe amor em sua família?
  1. Área das Amizades: Diz o texto no verso 6 de I Samuel 30 que “Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e suas filhas…”. 600 homens de Davi, escolhidos a dedo, fiéis a Davi, unidos a ele, de sua guarda pessoal, ficaram contra Davi, conspiram contra ele, se revoltam contra ele, aponto de querer matá-lo. O problema é que agora os amigos, aqueles que estavam do lado de Davi, nas vitórias e derrotas, nas batalhas e guerras, que morriam por Davi, se voltam contra ele. Como se Davi fosse o responsável por esta tamanha perda. Não viram que Davi também tinha sido atingido por este ataque. Vejam que no verso 5 diz que “As duas mulheres de Davi também tinham sido levadas: Ainoã de Jezreel, e Abigail de Carmelo, a que fora mulher de Nabal.” Davi também foi alvo do ataque dos amalequitas. Suas esposas e bens, também lhe foram tiradas. Mas, não! Agora uma atitude egoísta dos 600 homens toma conta do cenário, e culpam a Davi por esta derrota não importando mais a dor de Davi que era a mesma deles, e intentam em matá-lo como se isso resolvesse o problema, como se isso trouxesse suas mulheres, filhos, filhas e bens de volta. Não! O ataque foi feito, o desastre está a vista, é fato, é real, é comum a todos. Talvez seja este o drama que você hoje também, esteja enfrentando em sua família. Alguém que um dia andou com você, que foi seu amigo, companheiro, que se alegrou com você, que chorou com você, que o sustentou, que orou por você, que te ajudou, agora volta-se contra você, se distancia de você, fala mau de você pelas costas, levanta falso testemunho a seu respeito, mente descaradamente, intenta contra você, te inveja, te calunia, e puxa o seu tapete, seja na vida emocional, profissional, ministerial. Essa era a situação que Davi estava enfrentando naquele momento. E essa pode ser a situação que você hoje esta enfrentando.
Eu chamo sua atenção para olharmos para esse texto, não como uma história passada com Davi, mas que você se veja nessa história, coloque-se no lugar de Davi, pois talvez você esteja enfrentando algo semelhante em alguma área na sua família. Vamos compreender porque isso aconteceu. Como aconteceu. Para que aconteceu tamanha tragédia na vida daquelas famílias. E assim encontrar uma saída, uma solução, um escape, um caminho de restauração, de concerto, assim como foi para Davi e seus homens.

A FAMÍLIA SOB ATAQUE (parte II)



Como o inimigo ataca a sua família?
No verso 1, observe que o inimigo foi impetuoso! O ataque do inimigo em nossas famílias é um ataque agressivo, forte, impetuoso. Contra a família o inimigo não usa revolver, usa canhão! Ele é furioso, assassino, cruel. Ele veio matar, roubar e destruir. Ele tem destruído famílias, destruído casamentos, dissolvido lares, bens, patrimônios. Ele tem tirado da Igreja famílias abençoadas, pessoas com dons, talentos, ministérios… que juntas eram bombas no inferno resgatando vidas para o Reino de Deus, que hoje vivem separadas, longe de Deus, do convívio da Igreja, filhos no mundo, rebeldes. Quantos filhos de pastores e líderes tem sido motivos de lágrimas e não de orgulho para seus pais? Ele tem jogado a juventude na lama, dos vícios, da promiscuidade, de uma vida lasciva… ele tem levado muitos jovens para a vala comum da impureza, da sexualidade livre e irresponsável… Quantos abortos praticados? Gravidez na adolescência ou indesejada no namoro, ou de pais anônimos? Quantos relacionamentos reprováveis aos olhos de Deus? Homossesualismo, lisbeanismo, zoofilia, pedofilia, swing, até mesmo nos meios ditos cristãos, que são cometidos em plena luz do dia, em meio a uma sociedade que dantes tão moralista, agora tão liberal… Nós estamos assistindo e de camarote o fim da família como instituição divina e social. Uma família vista como sinônimo de crise. Dita como instituição falida, que perdeu seu valor moral, cívico e divino. Tudo isso porque há uma fúria terrível do inimigo que tem como alvo primordial a destruição da família. Porque ele sabe que a família é um projeto de Deus
Que o casamento foi criado por Deus para ser HETEROSEXUAL “Mas no princípio da criação Deus ‘os fez homem e mulher’. Marcos 10:6. Deus criou o homem e a mulher, o macho e a fêmea (Gn 1.27). O relacionamento conjugal para Deus só é possível entre um homem e uma mulher, entre um macho e uma fêmea biológicos. O casamento é entre um homem e uma mulher. Um foi feito para o outro e é adequado ao outro física, emocional, psicológica e espiritualmente. Somente a relação heterossexual pode cumprir os propósitos de Deus para a família.
Que o casamento foi criado por Deus para ser MONOGÂMICO “Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher” Marcos 10:7. Não diz o texto que o homem deve unir-se às suas mulheres. Ou a mulher aos homens. Deus não criou mais de uma mulher para Adão nem mais de um homem para Eva. Tanto a poligamia como a poliandria estão em desacordo com os princípios de Deus para o casamento.
Que o casamento foi criado por Deus para ser MONOSSOMÁTICO  “e os dois se tornarão uma só carne’. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne.” Marcos 10:8. As palavras hebraicas homem e mulher (ish e ishá) revelam que os dois foram feitos complementarmente um para o outro. O propósito de Deus é que no casamento, o homem e a mulher se tornem uma só carne, numa intimidade tal que não pode ser separada. A união entre marido e mulher não é apenas emocional e espiritual, mas também e, sobretudo, física. O sexo que antes e fora do casamento é uma proibição divina (1 Ts 4.3-8), no casamento é uma ordenança (1 Co 7.5). O que é uma proibição para os solteiros, é um mandamento para os casados. O sexo é bom, é santo e puro (Hb 13.4). Deus nos criou sexuados. O sexo nos foi dado como uma grande fonte de prazer (Pv 5.15-19) e não apenas para a procriação (Gn 1.28). A união conjugal é a mais próxima e íntima relação de todo relacionamento humano. A união entre marido e mulher é mais estreita do que a relação entre pais e filhos. Os filhos de um homem são parte dele mesmo, mas sua esposa é ele mesmo. Diz o apóstolo Paulo: “Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a Igreja” (Ef 5.28,29).
Que o casamento foi criado por Deus para ser INDISSOLÚVEL “Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe.” Marcos 10:9. Jesus concluiu o assunto com os fariseus, afirmando que o casamento não é apenas heterossexual, monogâmico e monossomático, mas também indissolúvel. O casamento deve ser para toda a vida. É uma união permanente. No projeto de Deus o casamento é indissolúvel. O divórcio é uma conspiração contra Deus e contra o cônjuge. O divórcio é atentado contra a família. Quem mais sofre com ele são os filhos. As consequências amargas do divórcio atravessam gerações. Alguns casais chegaram à conclusão de que o divórcio é mais perigoso e destrutivo do que tentar permanecer juntos e resolver suas diferenças. O casamento é indissolúvel porque foi Deus quem o instituiu e o ordenou. Porém, o casamento tem sido cada vez mais ultrajado em nossos dias. A taxa de divórcio cresce 300% em 30 anos no País. Segundo os técnicos do IBGE, a elevação das taxas de divórcio revela uma gradual mudança de comportamento da sociedade brasileira, que passou a aceitar o divórcio com maior naturalidade e a acessar os serviços de Justiça de modo a formalizar as dissoluções. Uma em cada quatro casamentos acabaem divórico. Amaior parte delas (75,9%) foi consensual, enquanto as separações não consensuais foram 24,1% do total.
Há muitas pessoas feridas na família hoje, assim como as famílias de Davi e seus homens foram feridas naquele episódio. Há muitas pessoas machucadas emocionalmente hoje. Há muitas pessoas que sofreram abusos e traumas lá na infância, e que sem tratamento, sem cura, carregam pela vida essas feridas e trazem para as novas famílias esses traumas emocionais, que impedem essas pessoas de serem plenamente felizes, abençoadas, que impedem de gozar uma vida plena, e que contaminam a nova família com essa carga emocional ferida, levando a nova família muita das vezes a destruição. Essas feridas muitas das vezes dão legalidade ao inimigo de atacarem suas famílias e muitas serem derrotadas.
Certa feita, em ministração sobre famílias em uma igreja, ao final da programação uma líder daquela igreja chegou para mim e falou “esta vendo essa alegria estampada em meu rosto, esse meu jeito de ser alegre, contagiante e extrovertido de ser, está vendo?” “sim”, respondi, “é notório sua extrema alegria e felicidade.”, ela respondeu “esse sorriso é uma mentira, essa alegria é falsa, isso que vivo é uma máscara que carrego a anos comigo, atrás desse sorriso tenho uma alma doente, ferida, magoado, deprimida, triste… Vivo duas pessoas em uma.” Quantas pessoas vivem assim hoje? As vezes estão ao nosso lado e nem sequer percebemos! Que mantém as aparências, que ocultam a realidade, que usam máscaras… Mas, que estão aflitas, desesperadas, que perderam a paz, a alegria, a esperança em alguma parte do seu caminho, que estão machucadas, com suas emoções amassadas, que como escape usam máscaras porque é menos doloroso e mais cômodo do que enfrentar, então vivem essas máscaras para fingir ser o que não é…
Mas, notem que o alvo principal deste inimigo é a Família, não o individuo. Assim como foi com Davi e seus homens assim é com nossas famílias hoje. O alvo não é um, mas a relação, porque atingindo um o outro o ajuda a levantar, como diz em Eclesiates 4:9-12 “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.” Veja que no verso 3 de I Samuel 30 diz que “Ao chegarem a Ziclague, Davi e seus soldados encontraram a cidade destruída pelo fogo e viram que suas mulheres, filhos e filhas haviam sido levados como prisioneiros.” O inimigo é tão astuto, sagaz e inteligente que ele sabe que se nos atingir individualmente, podemos até mascarar, e não encarar a derrota, fingindo uma vida de vitória para com os homens, mas Deus sabe de nossa queda e somente um arrependimento e mudança de vida completa nos restauraria, mas isso dói,e as vezes preferimos a acomodação da queda, fingir-se de morto! Mas, se perdermos a nossa família, perdemos o referencial, é notório. A família sabe, a igreja sabe, os amigos sabem, a sociedade sabe, é difícil esconder tamanha destruição. Você pode conquistar sucesso em sua vida profissional, ministerial, conquistar fama, riquezas, bens, morar em mansões, andar de carrões, ter seu nome lembrado e evidência, sempre convidado para festas e eventos, você pode viajar pelo mundo inteiro, se hospedar nos melhores hotéis com vista para o mar, desfrutar de todos os prazeres que a vida humana pode lhe proporcionar, mas se sua família fracassa, se sua família naufraga, se sua família padece, se você tem uma casa mas, não tem um lar, você é uma pessoa infeliz, sem amor, sem paz, sem confiança, sem respeito, sem esperança, vazia, na tem satisfação interior, porque nenhum sucesso compensa o fracasso de sua família!
Não sendo esse estrago o suficiente, notem que o inimigo além de roubar a paz, o sossego, a alegria da família, fazendo essa obra maligna de saque, de espoliação, de roubo, ele joga um contra os outros, tentando achar culpados e não resolvendo a culpa, essa é a maior e mais temível estratégia maligna de todos os tempos. A de tirar a sua responsabilidade e pô-la no outro, a de não reconhecer que você é falho, humano, limitado, digno de arrependimento, confissão e perdão, mas engana você mostrando que você está certo, o outro é que está errado. Cria justificativas. Nunca reconhecimento. Vejam que isso aconteceu desde o Éden, quando Adão e Eva caíram no pecado e foram confrontados por Deus, em nenhum momento reconheceram seus próprios erros assumindo suas responsabilidades, arrependendo-se, pelo contrário, apontaram o outro como culpado, veja em Gênesis 3:12-13 “Disse o homem: Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi. O Senhor Deus perguntou então à mulher: Que foi que você fez? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi”. O mesmo acontece com os aliados de Davi que o culpam pelo ocorridoem I Samuel30 e se voltam contra Davi, não reconhecendo cada um suas próprias fragilidades e que Davi sofreu a pena junto com eles, logo Davi era vítima tanto quanto eles e não culpado do fato. Assim acontece nos dias de hoje em nossas famílias. Em meio a uma crise, o marido culpa a esposa, a esposa culpa o marido, pais culpam filhos, filhos culpam pais, em vez da família se unir, esta coesa, pois é vitima de uma crise, a família entre num estado de pé de guerra, de palavras duras, de acusações, se volta uns contra os outros em uma busca frenética de encontrar um culpado ao invés de encontrar juntos uma solução, alguém que pague o preço  de ser o causador da crise, transformando o inimigo em aliado, e o antes aliado em inimigo, numa inversão de papéis. Enquanto o verdadeiro causador está rindo, vibrando de alegria por mais uma vitória em uma família destruída como aconteceuem I Samuel30 no verso 16 que diz que “Quando ele levou Davi até lá, eles estavam espalhados pela região, comendo, bebendo e festejando os muitos bens que haviam tomado da terra dos filisteus e de Judá.”
Olha bem isso! Quando você não vigia, quando você não cuida da sua família, quando você deixa flancos e brechas, você da legalidade ao inimigo para que ele entre e saqueie sua casa, sua terra, sua parentela, saqueie seu marido para outra, roube sua esposa para outro, mine sua vida financeira, despoje seus filhos para um mundo longe de você e de Deus, e assim o inimigo celebra, o inimigo festeja, o inimigo faz a festa, enquanto você está triste, enquanto você está deprimido, enquanto você está abatido buscando culpados para a crise instaurada, com atitude acusadora, o inimigo está festejando pela grande vitória que impôs sobre você e sua família.

A FAMÍLIA SOB ATAQUE (parte III)



A Solução
Mas, há esperança e salvação diante deste quadro tão terrível. Se você se encontra em algumas dessas situações em sua vida familiar, saiba que Davi nos traz grandes lições de como podemos reverter essa derrota em vitória, essa queda em triunfo, essa vergonha em dupla honra.
  1. Davi e seus soldados choraram amargamente – 1 Samuel 30:4 “Então Davi e seus soldados choraram em alta voz até não terem mais forças.” Eles enfrentaram a situação com lágrimas. É preciso chorar, prantear diante as crises. A primeira atitude não achar culpados, acusar, não. Não é perguntar “por que”, ou “quem” ou “como” aconteceu. É analisar o fato em si e chorar diante de Deus e dos homens, não esconder da família a crise. Precisamos aprender a chorar pelas verdadeiras causas e por causas verdadeiras. Muitos choram diante de histórias lindas de amor em filmes, todos que conheço que viram o filme A Prova de Fogo relatam que choraram e se emocionaram com o filme, mas muitos são incapazes de fazer o mesmo quando vivem em seus próprios lares as realidades do filme! Precisamos aprender a chorar pelo nosso casamento. Precisamos aprender a chorar pelos nossos filhos. Pela solução de nossas crises.  Precisamos aprender a chorar pela restauração do nosso lar, pela restauração da harmonia, da alegria, do amor, do humor, do contentamento. Precisamos aprender a chorar quando o desejo sexual se vai ao invés de acusar o outro por isso! Precisamos aprender a chorar quando proferimos palavras rudes, grosseiras, muitas vezes carregadas de maldição, de veneno em nossa língua ao invés de acusar o outro que não sabe ouvir. Precisamos aprender a chorar publicamente, abertamente, francamente, sem acanhamento pela restauração da sua família.
  2. Davi se reanimou no Senhor o seu Deus - Em I Samuel 30 verso 6 parte B diz “Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor seu Deus.”. Diante daquela situação adversa. Diante daquele quadro terrível, daquela crise avassaladora e destruidora, física, moral, financeira, emocional, familiar… Quando seus bens foram saqueados, suas mulheres e filhas raptadas, suas casas destruídas pelo fogo, diante daquela situação de amarga derrota… diz a Bíblia que Davi fortaleceu-se no Senhor. Davi sabia em quem Ele cria. Sabia quem era o seu Deus e no que Ele podia fazer. Ele tinha intimidade com Deus! Você pode estar no fundo do poço. Mergulhado na crise mais profunda. Não vê soluções humanas para a crise familiar que você está passando! Pode estar no final da linha, sem saída, querendo jogar a toalha, bater no tatame e desistir do golpe mais duro que o imobilizou! Você pode achar que não tem mais jeito, que não tem mais solução, não tem mais volta para seus casamento, não tem mais jeito de perdoar seu pai, sua mãe, de esquecer a desrespeito que sua esposa lhe causou, que não há como restaurar a comunhão com seus filhos, de renovar o diálogo do seu lar, de trazer de volta a benção da sua família em Deus… se você se reanimar em Deus, se você se fortalecer em Deus, se você buscar o Senhor, de todo o seu coração, de toda a sua alma de todo o seu entendimento… há uma chance para você, ainda tem uma saída, é Deus quem dá a última palavra, é Deus que pode por uma vírgula onde há um ponto final.
  3. Diz a Palavra de Deus que Davi não somente se fortaleceu no Senhor, que ele não só se reanimou no Senhor, lembre-se seus aliados se voltaram contra ele, a situação era difícil, suas mulheres e filhos e bens estavam nas mãos do inimigo, mesmo assim ele se volta para Deus. A força não está dentro de nós, a luta não é humana, lembre-se da Palavra que diz “…pois a nossa luta não é contra pessoas ou coisas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.” A força não está dentro de você como diz Guerra nas Estrelas. A questão não é auto-ajuda, é ajuda-do-alto. A questão não é auto-estima, mas estima-do-alto. Não é da nossa força a solução, mas na força do Senhor. O Hino 74 do Cantor Cristão em seu refrão nos diz “Não é dos fortes a vitória, Nem dos que correm melhor, Mas dos fiéis e sinceros, Como nos diz o Senhor.” A questão não é descobrir qual forte você mas o quanto você depende de Deus. Não vencer, mas o quanto você aguenta apanhar. Nessa hora Davi se volta para Deus. O Deus das causas impossíveis, o Deus onipotente, onipresente, onisciente, Criador dos céus e da terra, que traz a vida o que está morto, que traz a existência o que não existe, que abra a porta que níguem fecha, que fecha a porta que ninguém abre, o Deus de ontem, de hoje, que será eternamente. O Deus que era, que é e o que há de vir. Deus das causa perdidas, o Deus que pode restaurar sua vida, sua familia, seus filhos, sua esposa, seu esposo, seus bens, seus sonhos, restaurar sua sorte, trazer de volta o que você perdeu, trazer prosperidade, onde há pobreza, chuva onde há seca, converter lágrimas em risos de alegria, coroa ao invés de cinzas assim como está profetizado em Isaías 61 que diz “O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes, e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória. Eles reconstruirão as velhas ruínas e restaurarão os antigos escombros; renovarão as cidades arruinadas que têm sido devastadas de geração em geração. Gente de fora vai pastorear os rebanhos de vocês; estrangeiros trabalharão em seus campos e vinhas. Mas vocês serão chamados sacerdotes do Senhor, ministros do nosso Deus. Vocês se alimentarão das riquezas das nações, e no que era o orgulho delas vocês se orgulharão. Em lugar da vergonha que sofreu, o meu povo receberá porção dupla, e ao invés da humilhação, ele se regozijará em sua herança; pois herdará porção dupla em sua terra, e terá alegria eterna. Porque eu, o Senhor, amo a justiça e odeio o roubo e toda maldade. Em minha fidelidade os recompensarei e com eles farei aliança eterna. Seus descendentes serão conhecidos entre as nações, e a sua prole entre os povos. Todos os que os virem reconhecerão que eles são um povo abençoado pelo Senhor.  É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com jóias. Porque, assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Soberano Senhor fará nascer a justiça e o louvor diante de todas as nações.”
  4. Diz a Bíblia que Davi então começa a orar a Deus dizendo “Devo perseguir este bando de invasores? Irei alcançá-los? ” E o Senhor respondeu: “Persiga-os; é certo que você os alcançará e conseguirá libertar os prisioneiros”. 1 Samuel 30:8. Em outras palavras Davi pergunta para Deus “Deus eu vou ficar aqui sentando chorando amargando esta derrota sem nada fazer?” “Eu vou ficar passivo ou vou agir?” imediatamente Deus responde a oração de Davi dizendo “Davi, vá em frente, eu sou contigo, obrigado por confiar em mim, na força do meu braço e não na sua força, por isso terás tudo de volta do que o inimigo tirou de você, você vai trazer de volta e ainda mais!”. Deus quer dizer com isso que Deus não te deu uma família para ser saqueada pelo diabo, Deus não te deu um esposo para estar no braços de outra, com rancor, sem amor e mágoas, Deus não te Deus uma esposa para estar longe de você, Deus não te deu filhos para serem filhos da perdição, para visitar seus filhos de vez em quando, conforme determina a lei, para pagar pensão conforme a lei mandar, para viver em discórdias, brigas, dissensões, para viver em crises, em acusações, em defraudações, mas, Deus quer te dar de volta sua família, seus filhos, seus bens, seus sonhos, tudo aquilo que o diabo roubou Deus quer restituir e te dar muito mais além do vimos ou pensamos, Deus quer te dar de volta a tranquilidade, a harmonia do lar, o diálogo, o carinho, o afeto, o amor e humor de volta a casa, trazer de volta a alegria da mesa, todos juntos, no partir do pão, nas orações, nas alegrias, nas tristeza, na saúde, na doença, riqueza ou pobreza até que a morte, e somente a morte, os separe.
  5. Observe que Deus promete vitória, restituição mas em nenhum momento a ausência de lutas. Lemos em I Samuel 30:18-20 “Davi recuperou tudo o que os amalequitas tinham levado, incluindo suas duas mulheres. Nada faltou; nem jovens, nem velhos, nem filhos, nem filhas, nem bens nem qualquer outra coisa que fora levada. Davi recuperou tudo. E tomou também todos os rebanhos dos amalequitas, e seus soldados os conduziram à frente dos outros animais, dizendo: “Estes são os despojos de Davi”. Davi teve que voltar a lutar não mais com os 600 mais agora com 400 homens, pois 200 estavam exaustos demais para lutra com Davi. Mas, se você tem promessa de Deus, não desanime, não se prostre, não se entregue, não retroceda, esteja entre os 400, lute, enfrente, não se acovarde diante do tamanho da crise, diga a crise o tamanho do seu Deus, seja forte, corajoso, lute por sua família, ore por sua família, pranteie por sua família. não abra mão ao inimigo sua família, busque no Senhor as forças e verás se cumprir em sua vida as promessas de vitória, de restauração e de restituição na sua vida e na vida da sua família e fazer dela um Lar, Doce Lar!
Não existem famílias fortes, sem casamentos bem estruturados. Não existem igrejas saudáveis sem famílias fortes. Não existe sociedade bem-estruturada onde as famílias que a compõem estão se desintegrando. Nenhum sucesso compensa o fracasso do casamento e da família. Não fomos chamados para imitar o mundo, mas para ser um referencial de Deus no mundo. O povo de Deus precisa mostrar ao mundo casamentos sólidos, famílias unidas e regadas pelo amor.
Amém

domingo, 3 de março de 2013

COMO VOCÊ PODE CRESCER NA GRAÇA?



Texto: II Pedro 3:18
“... antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade”.
Introdução:  Como você pode crescer na graça? Indo à igreja todos os domingos, assistindo a um monte de programas evangélicos, ou fazendo alguns cursos bíblicos online.

Para crescer na graça, você precisa...

1. Deixar Jesus ser o senhor.

Como você pode crescer na graça? Você precisa deixar Jesus ser o Senhor, você precisa deixá-lo ser o Senhor de seu coração, você precisa deixá-lo ser o Senhor da sua casa, e você precisa deixá-lo ser o Senhor de seus hábitos. O Apóstolo Pedro disse está em 1 Pedro 2:9: "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz ".
Como você pode crescer na graça? Deixe que Jesus seja o Senhor! “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”. (Provérbios 3:5-6).
Para crescer na graça, você precisa...

2. Permitir que a palavra e o Espírito Santo. . .

Moldar, fazer, e amadurece-lo em uma pessoa de amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio - o fruto do Espírito Santo. O apóstolo Pedro coloca desta forma em 2 Pedro 1:5-8, "E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade, e à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, elas não vos deixarão ociosos nem infrutíferos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo"
Como você pode crescer na graça? Permitindo a Palavra e o Espírito Santo moldar, fazer, e amadurecer a sua vida com o fruto do Espírito! "Porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça e verdade" (Efésios 5:9)
Para crescer na graça, você precisa...

3. Esperar o retorno, ressurreição e o arrebatamento todos os dias.

Como você pode crescer na graça? Você deve esperar o retorno de Cristo no ar, a ressurreição e o arrebatamento da igreja todos os dias, hoje poderia ser o retorno de Cristo para a sua noiva! O apóstolo Pedro diz em 2 Pedro 3:14, “Pelo que, amados, como estais aguardando estas coisas, procurai diligentemente que por ele sejais achados imaculados e irrepreensível em paz".
Vamos estar prontos para a volta de Cristo, a ressurreição e o arrebatamento da igreja! Hoje poderia ser o dia!
Conclusão: Quantos vão dizer comigo hoje; eu vou crescer na graça, eu vou deixar Jesus ser o Senhor, eu vou permitir que a Palavra e o Espírito Santo molde, faça, e amadureça minha vida, e eu vou esperar a sua vinda a cada dia!
Pr. Aldenir Araújo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...