quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

DENTRO DE QUATRO PAREDES


Fatores internos e externos podem comprometer a estabilidade da vida a dois.

Como ter um casamento próximo da perfeição diante dos olhos de Deus? Como manter a união estável e saudável diante de todos os desafios que milhares de casais enfrentam todos os anos? As estatísticas não conspiram a favor. No Brasil, de acordo com o Censo 2000, somente 70% dos casais que juraram amor eterno diante do altar permanecem juntos após os dez primeiros anos de casados. Isto representa, segundo a revista Época, 150 mil pessoas divorciando-se todos os anos no país. A maioria delas alega “incompatibilidade de gênios”, mas é sabido que a expressão é frequentemente usada apenas para cumprir formalidade. A origem de parte considerável destas separações diz respeito a problemas na intimidade do casal, seja por fatores internos, como dificuldades no relacionamento sexual, ou externos, especialmente a infidelidade. Nestes casos, o conceito bíblico de “leito sem mácula” fica comprometido, deixando marcas tão profundas que só Deus pode restaurar.

“Mesmo entre quatro paredes, Jesus continua a ser o Senhor; por isso, o casal precisa ter domínio próprio até no relacionamento sexual” — Josué Gonçalves

Alguns terapeutas familiares têm procurado pesquisar com profundidade as crises pelas quais passam os casais. O relacionamento sexual, por exemplo, é uma das áreas que mais geram dúvidas entre os cristãos. Como definir o que é saudável num campo em que a discussão é carregada de tabus? Na opinião do pastor Gilson Bifano, da Missão Oikos
— ministério cristão de apoio à família
—, a pureza do leito conjugal, como descrita em Hebreus 13.4, é uma referência à santidade e à sinceridade das relações sexuais no casamento. Ele lembra que, mais adiante, o autor menciona fornicadores e adúlteros, acusados de manter relações sexuais contrárias à vontade de Deus. “Isto significa sexo entre duas pessoas solteiras, o que é chamado fornicação, e entre duas pessoas, mesmo que uma delas ou ambas sejam casadas, mas que não sejam cônjuges, o que caracteriza o adultério. Nos dois casos, a advertência é clara: Deus julgará”, diz o terapeuta familiar.

Bifano questiona o ditado popular, segundo o qual, dentro de quatro paredes, pode tudo entre os casais. “Será verdade? Pode um casal assistir a filmes pornográficos para esquentar a relação, por exemplo? Creio que não. O que um casal faz entre quatro paredes deve ter aprovação de Deus”, afirma, no que é corroborado por outro terapeuta familiar de renome nacional, o pastor Josué Gonçalves. “O que as pessoas precisam entender é que, mesmo entre quatro paredes, Jesus continua a ser o Senhor das nossas vidas. Só por isso, o casal precisa ter domínio próprio até mesmo no relacionamento sexual”, diz.

Josué, que fundou, há 12 anos, o ministério Família Debaixo da Graça, orienta os casais no sentido de que conversem e concluam juntos sobre o que cada um gosta e não gosta na relação sexual. A transparência nas intenções e nas conversas deve ser uma necessidade constante, se o casal deseja manter um casamento sadio. “Casamento é compromisso, é cumplicidade entre os cônjuges.

Quando um deles permite que haja segredos que o outro não saiba, abre portas para a infidelidade e a desconfiança.”

Segredos
Em alguns casos, a traição não está diretamente relacionada ao adultério. Um segredo pode ser suficiente para abalar a união. Jorge e Mariane, que preferem não revelar seus nomes verdadeiros, são membros de uma igreja Assembléia de Deus, em Niterói (RJ). O casal, que mora em uma região de favelas, viveu, até poucos meses, uma situação que, por pouco, não destruiu a relação. Desempregado, ele começou a fazer pequenos serviços, levando e trazendo informações para os traficantes da região. Mariane desconfiava do dinheiro que aparecia eventualmente, mas nada sabia do envolvimento do marido com a contravenção. “Só fiquei sabendo quando ele foi detido pela polícia e indiciado por envolvimento com essa coisa horrível”, conta a esposa.

Jorge não ficou na cadeia, mas a confiança entre os cônjuges ficou seriamente abalada: “Sei que errei em guardar segredos, e muito mais em me meter naquilo. Se eu tivesse consultado minha esposa, ela iria me impedir, me lembrar de que era coisa do diabo, me amarrar em casa, sei lá! Ela é mais equilibrada, mesmo”, reconhece, arrependido. Os dois agora fazem terapia para casais e afirmam que a experiência serviu de lição.

Quando acontece a traição, somente a graça e o poder de Deus, agindo na vida dos envolvidos, pode interferir para que haja cura, perdão e desejo de reconstruir a relação. Foi exatamente esta fórmula a responsável pela restauração do casamento entre a dona de casa Marilda Teixeira Rebola, 58 anos, e o vendedor Aldenir Zamora Rebola, 59. Os dois são casados há 36 anos, mas há 18 o adultério quase destruiu a vida a dois. “Descobri que meu marido tinha uma amante e que os dois já tinham um filho pequeno”, conta ela, lembrando que, na época, nenhum dos dois era cristão.

Após a descoberta, o casal ficou separado por quase dois anos, até que, já convertidos ao cristianismo, os dois puderam buscar a cura e voltaram a morar juntos. “Apesar da traição de meu marido, eu fiz uma análise e vi que contribuí para o fracasso do nosso relacionamento, pois não o respeitava”, diz Marilda, valorizando o poder restaurador da humildade. Pais de dois rapazes e uma moça, eles afirmam que o retorno só foi possível graças a muita oração e ao desejo de perdoar e enterrar as mágoas. “Hoje nosso casamento é uma bênção para nós e para nossa igreja, e damos cursos bíblicos para casais”, diz ela, prova viva do poder de Deus para apagar as máculas do passado.


Por Marcelo Dutra
http://casadosemcristo.blogspot.com.br

VOCÊ REALMENTE É UM CRISTÃO?



Olá irmãos  trago uma mensagem pra vocês que ao ver uma belíssima pregação na noite anterior, me inspirou  a postar aqui.

A gente sabe quem realmente é um cristão, nos momentos de crises, dificuldade,  provas... Ai sim a pessoa mostra o seu real caráter. É muito fácil ser cristão quando ta tudo bem, isso até um ateu pode fazer.

Quando você está diante de uma situação que o deixa muito irritado qual sua primeira reação? Se analise por alguns instantes... Você abaixa a cabeça, ora, pensa bem, conta até 10 e toma uma atitude madura e correta? Ou você já explode, fala asneiras e xinga?

Precisamos entender que se IRAR não chega a ser pecado, pois a bíblia diz: Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. (Efésios 4:26). Ou seja, Deus entende que você pode irar, mas não é por isso que você tem que se estressar e perder sua essência cristã pois ai sim torna-se pecado.

Tem outro detalhe importante, quando nós lemos a bíblia o Espirito Santo nos ajuda a lembrar dos versos que contribuem para termos uma postura correta. Mas se você não lê, ai fica difícil o Espirito Santo te ajudar, e olha que ele quer muito. Então vamos fazer um combinado? Leia ao menos o livro de provérbios todo, 1 á 2 capítulos por dia, lá encontra-se diversos conselhos para ajudar no seu temperamento.

Se você se considera um cristão, mas ao se autoavaliar percebe que não está agindo de maneira correta, esta na hora de mudar,  se você é explosivo, nervoso, inconsciente, fala palavrões  eu quero orar por você que esta atrás desta telinha.

Oração: Querido Pai, atrás desta tela encontra-se um filho ou uma filha tua, que o Senhor ama incondicionalmente. Pai, tu sondas e os conhece como ninguém, sabe os momentos que teus  filhos se chateiam com facilidade e acabam falando coisas que não deveria falar. Te peço neste momento primeiramente que o teu Espirito toque-os para que eles se arrependam se algo semelhante aconteceu, e ao se arrependerem de verdade os perdoe.Ó Jeová, fortifique a fé deles e os auxilie a manter a integridade cristã principalmente com atitudes, dando nos momentos de crises testemunho explicito do teu amor e do Cristo do qual servem. Obrigada pois sei que me ouves e irá responder segundo a tua vontade, te peço estas bençãos por Jesus. Amém!

VOCÊ É UMA NOVA CRIATURA?



Há tempos tenho observado o comportamento de algumas denominações atualmente. Creio que um dos maiores erros das denominações modernas é ensinar que uma pessoa orar dizendo ‘’ Jesus entra no meu coração’’ é o suficiente, então batiza o jovem e pronto, esta salvo. Por este motivo muitos Jovens levam comportamentos mundanos para a igreja, e mesmo sendo batizados continuam a viver aquela mesma vida de sempre, alguns as vezes se rebelam quando alguém contesta e por não quererem largar seus vícios, seus jeitos e desejos e saem da igreja.

Observe: E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;( Atos 2:38)
O apóstolo não disse: Se batize depois se arrependa, a ordem é se arrepender depois se batizar. 

Queridos, salvação é pela fé e somente pela fé em Jesus Cristo ( Efésios 2.8), e fé é procedida de arrependimento, começar a faxina da sua vida, retirando as coisas do mundo que antes amava quando não era nova criatura. É odiar oque Deus odeia e amar oque Deus ama. 

Se você diz ser Cristão e mantém o mesmo comportamento de antes, você está mentindo pra você mesmo, você não é um cristão. Porque não sou eu quem estou dizendo, a bíblia quem diz: Assim que,SE alguém está em Cristo, nova criatura é; e as coisas velhas já se passaram; eis que tudo se fez novo (2 co.5:17)

Há algumas semanas atrás um amigo que tinha se batizado a pouco tempo estava muito triste, e eu perguntei a ele o porque e me dispus a ajudar. E ele começou a falar do irmão, que o irmão é assim é assado, que o irmão depois que ele se batizou não fala direito com ele e por isso ele estava daquele jeito. 

Eu ouvi ele, e quando ele me deu a oportunidade de falar eu lhe disse: Meu amigo,  o problema não está no irmão, o problema está em você, algo em você não está bem e por isso você enxerga as coisas assim. Me permita fazer lhe fazer uma pergunta: como está seu relacionamento com Deus? Tem orado diariamente? E ele abaixou a cabeça e fez sinal negativo. Continuei dizendo da necessidade dele de se apegar mais a Cristo e na igreja ele vai seguir o foco dele, pois a igreja é constituída de humanos e humanos são falhos.

Após alguns instantes de conversa eu perguntei:'' Porque você batizou?'' E ele nem sabia oque me dizer, E eu disse: Antes de descer as águas você se arrependeu dos seus pecados? E então ele enfim disse: Sabe Taysis, eu amo rock, e eu gosto de me vestir com roqueiro, eu amo isso, eu não consigo deixar nada disso,  e eu não me arrependi disso.

Percebe? Alguns Jovens se batizam e nem sabem o porque, nem pra que disso, não entendem a importância do batismo, muito menos o significado. 

Se você já se batizou, e esta vendo que não é de fato uma nova criatura está na hora de mudar meu amigo, está na hora de dobrar seus joelhos curvar sua fronte e se arrepender por tudo. Deus quer te ajudar a ser uma nova criatura, ele quer te fazer um vaso novo, mas para ele fazer esta transformação você precisa se arrepender. Você precisa entender que não existe cristianismo sem transformação, e não existe transformação sem arrependimento. 

Desejo de todo meu coração que vocês seja Jovens de poder, Jovens valorosos e dispostos a viver uma vida de gratidão e obediência. Que a paz e graça de Cristo Jesus esteja com todos vocês.

blogluzparaomundo.blogspot.com.br/

DEUS ESCOLHEU VOCÊ!



"Eu não sou profeta nem pertenço a nenhum grupo de profetas, apenas cuido do gado e faço colheita de figos silvestres. Mas O Senhor me tirou do serviço junto ao rebanho e me disse: "Vá, profetize a Israel, o Meu povo" (Amós 7:14 e 15)

Amós era um simples homem do campo cujo nome significa “aquele que suporta o jugo”. Nascido em Tecoa, situada nas colinas de Judá, cerca de 16Km ao Sul de Jerusalém, se torna o primeiro dos assim chamados “profetas escritores” do século VII a.C. Deus o escolheu para anunciar arrependimento a Israel.

A declaração de Amós no versículo que inicia o texto, é uma resposta ao sacerdote de Betel por nome Amazias. Este estava corrompido pelo poder e a serviço do alto clero, confortável em seu ambiente de luxo, o sacerdote viu no boiadeiro um “tropeço”: “Amazias disse a Amós: Vai-te, ó vidente, e foge para a terra de Judá e lá profetizas” Am 7:15. Consciente do seu chamado, da vontade de Deus para o povo e de Sua direção, Amós declara em alto e bom tom que pode não significar muito em aparência ou classe social, mas fora escolhido com a mais nobre de todas as missões. Leigo, humilde, estava a serviço de ninguém menos que o próprio Deus.

Essa narrativa me emociona. Saber que Deus escolhe as coisas loucas, para confundir os que se dizem sábios-I Cor 1:27. Amós, o boiadeiro estava profetizando a um povo próspero. A época era de grande progresso para Israel que havia conquistado o controle das rotas internacionais do comércio. O rei Jeroboão se deleitava em riquezas enquanto contemplava a nação crescer. Daí chega um “pobre” camponês, dizendo-se mensageiro de Deus, anunciando arrependimento [...] Quem deu crédito? Foi expulso, proibido de frequentar os pátios da realeza.

Amós é o retrato e relato do que Deus pode fazer através de mim e de você. Empolga-me o fato de saber que Deus nos formou únicos, nunca haverá outro Amós, por bilhões de gerações. Isso é fantástico! Esse mesmo Deus, que fez obra tão grandiosa em Amós, reserva um plano diferenciado para os que O buscam em Espírito e em Verdade. Ele anseia, por usar a mim e a você para transformar esse mundo. Não, você não precisa ser igual, ou mesmo parecido com os famosos ícones do cristianismo. Basta ser você. Amós era Amós. Alguém que cultivava frutas, cuidava de rebanhos e tinha problemas como qualquer pessoa. Ele rejeitou o título de profeta porque o status não lhe valia mais que a missão.

Deus quer você. Como quis os pescadores da Galileia  Pedro e André. Ele quer o Rei e também o camponês, Ele quer os que a exemplo do profeta Isaías dizem: “Eis-me aqui, envia-me a mim” Is 6:8. Há um chamado para cada um de nós, também dons para o serviço, somos amados e mui aguardados diante do alto e sublime trono de glória, com amor eterno Deus nos diz: Escolhi você.

Wilma Rejane 
|

AFINAL, O QUE É SER CRISTÃO?


Me deparo por vezes diante de alguns alunos com esta questão. E é absolutamente interessante. Observo que no contexto geral do Cristianismo atual, pessoas se confrontam e correm de um lado a outro, contestam-se, tentam de todas as formas abraçarem uma perfeição inatingível e muitas vezes, não conseguem dar o primeiro passo para ser verdadeiramente: um Cristão.
Torna-se rotineiramente muito mais fácil e cômodo criticar atitudes de terceiros (que muitas vezes a praticam na tentativa frustrada de acertar), do que observar seus próprios atos e atitudes. No quesito “ser Cristão”, na verdade, esquece-se de si mesmo e o foco se torna “observar os demais” e apontar os seus erros. Acertos? Acabam por passar despercebidos, e, quando levemente notados, nada mais são do que “você não faz mais do que sua obrigação”.
Em uma das vertentes que hoje imperam, ser “Cristão” virou nada mais nada menos que: status. É muito fácil se recuperar uma “imagem” na mídia quando se lê uma manchete que diz: “fulano se converte e agora é um Cristão”. Será? Glória a Deus pelas exceções que assim o fizeram e permanecem até hoje, como conheço exemplo de alguns. Mas na maioria das vezes, é apenas uma atitude para se recuperar popularidade de algum ex-famoso.
Em outro aspecto (pois isto é um leque formando uma gama de opções), dá-se o saber que outros se consideram Cristãos pelo simples fato de freqüentarem alguma Igreja Evangélica todos os domingos. Onde muitas vezes por terem nascido em Lar Cristão e terem sido habituados à se dirigir aos Templos rotineiramente nestes dias, e, caso faltem: pasmem: Sentem até falta! Verdade! Mas… Por que você vai à Igreja? É uma bela pergunta!! Geralmente as pessoas ficam meio pasmas em frente a ela e riem até.
A Bíblia em sua perfeição nos diz: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo” (I Coríntios 11:28). Ora, isto não se aplica apenas para o Dia da Santa Ceia nos minutos antecedentes a participarmos deste forte Memorial. Isto é para ser aplicado em nós todos os dias! É imprescindível que examinemo-nos a cada instante, cada atitude nossa, a cada comportamento, a cada ação.
Fomos criados para ADORAR. Exatamente isto: Criados para ADORAR Àquele que é Digno de toda a honra, toda a Glória e todo o Louvor por toda a eternidade! Ele merece. Ele é Deus! É para isto que devemos nos dirigir ao Teu Santo Templo, com o intuito de Adorá-lO, e, Ele tão maravilhosamente por sua Soberania nos enche de presentes e faz-nos sair de lá cheios, repletos de bênçãos!!! Pois Ele nos ama incondicionalmente.
Ao contrário dos que muitos pensam, o fato de simplesmente nos dirigirmos a um Templo Evangélico não nos torna Cristãos. Muitos até mesmo levam isto como um “encontro social” onde se revê amigos semanalmente, coloca-se o “papo em dia”, marca-se encontros, paqueras, uma “descontração santa” e etc.
Ser Cristão é ter uma vida literalmente transformada por Cristo, personalidade moldada pelo Espírito Santo de Deus, onde se busca o cumprimento de seus mandamentos em todo o seu modo de viver, onde se deseja ter o caráter de Cristo. É aprender a se auto-examinar e deixar de examinar terceiros periodicamente. É ter atitude e coragem para reconhecer suas próprias fraquezas e os pontos negativos que se têm e que resultam em um comportamento muitas vezes distorcido ao Evangelho e ter a disposição para buscar em Deus e deixá-lO moldar tais fatores negativos aprimorando-o para uma vida de cristão literalmente. É ter uma vida pautada no Evangelho genuíno de Jesus Cristo. É um conjunto de fatores que se busca em Deus para que Ele te molde, apare os espinhos, te sare do que necessário e “Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar”. (Isaías 48:17)
Procure a cada dia conhecer ao Senhor Jesus e buscar qual é a vontade dEle em sua vida! Busque conhecer o Seu caráter, aproxime-se dEle. “Achegai-vos a Deus, e ele se achegará a vós”. (Tiago 4:8)
Muito mais se pode dizer, mas deixemos para os estudos posteriores…
Deus ama você e só tem o melhor para ti. Pense nisto!
Deus te abençõe!
 
By Raquel Louback.
www.raquellouback.com.br

A BÍBLIA ENSINA A VIVER MELHOR


O Livro Sagrado é um verdadeiro manual para vivermos bem nesta Terra que o Senhor nos deu para morar. Amo toda a Palavra de Deus, mas achei interessante compartilhar com você, na coluna desta semana, os versículos bíblicos que falam muito ao meu coração – e que são conselhos preciosos para todos nós. Veja os sete textos que separei e medite nestas mensagens poderosas.
Jeremias 33:3 “Clama a mim e responderte-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.”
Comentário: aqui, Deus nos educa a clamar por Ele durante todo o tempo, pois certamente está sempre pronto a nos revelar o que ninguém, nem nenhum outro caminho, poderia nos mostrar. Prepare-se para viver seus melhores dias.
Romanos 1:16 “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.”
Comentário: minha missão é chamar as pessoas para viver um novo tempo, aceitar o convite do evangelho e assumir um compromisso de vida com Cristo por meio da fé em Jesus. Isso vai fazer com que alcance resultados jamais vistos.
Filipenses 4:8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”
Comentário: a paz de Deus alivia a mente e o coração de toda ansiedade. Nesse versículo, aprendemos que devemos concentrar nossos pensamentos no que agrada a Deus e demonstrar a cada dia o caráter Dele em nós.
Romanos 8:14 “Porque todos que são guiados pelo Espírito de Deus são chamados de filhos de Deus.”
Comentário: Esse é o maior desejo do coração do Senhor. Ele vai guiar e capacitar você a viver de modo que agrade a Deus em todos os seus pensamentos e atitudes.
Romanos 8:32 “Aquele que nem mesmo seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, por ventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?”
Comentário: esse é o verdadeiro amor: dar seu filho para salvar a nós, pecadores.
1 Coríntios 2:9 “Como está escrito: as coisas que o olho não viu, o ouvido não ouviu e não subiram ao coração do homem são as coisas que Deus preparou para os que o amam”.
Comentário: Deus faz infinitamente mais do que pedimos ou pensamos. Sempre!
Colossenses 3:23 “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens.”
Comentário: o nosso comportamento não está sendo avaliado só por pessoas aqui na Terra. Aliás, não devemos trabalhar para Deus só porque alguém nos julga. Ele conhece nosso coração, e nunca o enganamos. Se entendermos que temos de prestar contas a Deus, nossa vida será muito diferente.

sábado, 15 de dezembro de 2012

A EDUCAÇÃO DOS FILHOS



Como se formam os filhos? Qual é a responsabilidade específica dos pais? Uma vez que os objetivos estejam definidos, como agir para estar seguros de alcançar estas metas importantes?

Há três áreas específicas da responsabilidade dos pais: amar, instruir e disciplinar.

1. Amar.

"Herança do Senhor são os filhos, o fruto do ventre seu galardão." (Salmo 127:3)

Parece que o natural é amar nossos filhos, no entanto, em alguns lares são cometidos as mais terríveis agressões, brutalidades e crimes contra os filhos. Amá-los significa uma completa aceitação de suas pessoas, como dádivas recebidas das mãos de Deus. Isto inclui a disposição de nos sacrificar para o seu bem. Implica um compromisso constante com Deus a fim de criá-los para a glória do Senhor. Precisamos de mais virtudes e recursos do que temos para poder cumprir fielmente esta tarefa digna. Portanto, temos que depender de Deus constantemente. Esta dependência dele nos levará a exercer fé e fará possível sua participação com graça na vida de nossos filhos, o que contribuirá para sua formação.

Devemos aceitar os filhos tal como são, com seu próprio sexo, defeitos, cor de cabelo, pele, personalidade, etc. Os filhos percebem desde cedo na vida se são aceitos ou recusados por seus pais.

É muito importante que a mãe tenha seu filho nos braços constantemente, e que além disso, tenha o costume de cantar e falar com ele, mesmo antes que possa entender completamente suas palavras. O pai também deve ser afetuoso e dedicar tempo a seus filhos pequenos. O contato físico é uma expressão muito importante de amor e carinho.

Os filhos devem se sentir confortáveis e felizes no lar. É dever dos pais prover um ambiente que conduza a sua adequada formação (isto não significa luxo, mas atenção, esmero e constância). 

2. Instruir.

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e mesmo velho não se desviará dele." (Pv. 22:6)

Instruir significa ensinar, doutrinar, capacitar, comunicar. Da mesma forma que o amor provê o ponto de partida para a formação da vida dos filhos, a instrução articula e mostra como deve ser essa formação. Os filhos não aprendem apenas por absorção ou imitação. É necessário instruí-los.

A instrução deve servir especialmente para formar um caráter moral no filho: honestidade, justiça, perdão, generosidade, respeito pelos outros, critérios, pudor, modéstia, operosidade, diligência, etc. Devemos aproveitar todas as circunstâncias para reafirmar e reforçar estes valores morais, éticos e espirituais. 

Também é tarefa dos pais, incentivar os filhos a desenvolver sensibilidade espiritual, docilidade e boa disposição diante de Deus. As crianças devem chegar aos 6 anos pensando em Deus de uma maneira natural, como parte integrante de sua vida cotidiana. Para conseguir isso, os pais devem falar das coisas de Deus com naturalidade, levar seus filhos a ter fé e confiança no Senhor orar com eles regularmente, contar-lhes histórias bíblicas e relatos contemporâneos que destaquem o valor de um caráter nobre e da confiança no Senhor.

Devemos tomar as particularidades de cada filho como algo positivo e ajudá-lo em seu desenvolvimento, respeitando sua própria personalidade. Cada filho tem sua própria modalidade e é dever dos pais descobri-la para poder encaminhá-lo de modo adequado.

Ao instruir, os pais devem prestar atenção especial àquelas áreas que são fundamentais, tais como:

- Realizar trabalhos e cumprir ordens (primeiro nas tarefas domésticas).
- Ajudar os outros.
- Concentrar-se em seus estudos.
- Resolver problemas e discordâncias sociais.
- Formar amizades.
- Vencer a tentação e desenvolver um sentido de dignidade moral.
- Administrar o dinheiro e o tempo.
- Encontrar e conservar um emprego.
- Desenvolver uma boa relação com o sexo oposto.
- Descobrir sua vocação.

É importante elogiar os filhos quando cumprem bem com um trabalho ou levam a bom termo um projeto. A aprovação dos pais ajuda a firmar os valores positivos do caráter; faz com que os filhos se sintam reconhecidos e apreciados, e reforça sua auto-estima. Este é um elemento essencial para que alcancem sucesso posteriormente na vida.

Os filhos precisam conhecer os limites de sua liberdade. Por isso é necessário estabelecer algumas regras para o bom funcionamento e ordem na casa. Estas devem ser poucas e razoáveis, e seu cumprimento deve ser exigido. À medida que os filhos vão crescendo é necessário determinar regras claras e justas no que diz respeito a diversões e vida social. Enquanto são pequenos, é aconselhável manter as "rédeas" bem curtas, e ir afrouxando-as gradativamente à medida que forem crescendo. Tenhamos em mente que é melhor enfatizar princípios do que estabelecer regras rígidas. É necessário explicar bem as coisas aos adolescentes; isso também é melhor do que adotar uma atitude impositiva. Isto os ajuda a desenvolver critério e bom juízo, mesmo que resistam às normas estabelecidas.

Em relação à instrução, nada é mais importante que o bom exemplo dos pais. Muitos descuidam disso, e "borram com o braço o que escreveram com a mão".

3. Disciplinar.

"Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fiquem desanimados." (Colossenses 3:20,21)

"Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o pai ao filho." (Provérbios 3:12)

"O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama cedo o disciplina." (Provérbios 13:24)

"Castiga o teu filho enquanto há esperança, mas não te exceda ao ponto de matá-lo." (Pv.19:18)

"A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara a afastará dela." (Provérbios 22:15)


"Não retires da criança a disciplina; Porque, fustigando-a tu com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás sua alma do inferno." (Provérbios 23:13,14)

"A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem envergonhar sua mãe." (Provérbios 29:15)

(Ver também Provérbios 4:20-23; 6:20-22; 20:30 Deuteronômio 6:6-7; Salmo 78: 5-7)

A relação de uma criança com Cristo, prospera em proporção direta à sua obediência aos pais. Jesus Cristo vive e trabalha na vida de um filho obediente.

A obediência não é opcional, nem se limita ao que se considera justo. Em relação à sua conduta, os filhos precisam saber até onde podem chegar. Deus dotou os pais com autoridade para formar e disciplinar seus filhos e contam com seu respaldo para exercê-la de maneira satisfatória.

Em algumas ocasiões, os pais se enganam. Quando isso acontecer, devem admitir seus erros e, ao fazer isso, demonstram ser a classe de pessoas que Deus pode respaldar. Sua autoridade não deriva de estar sempre certos, mas provêm de Deus que a delegou a eles.

O uso da vara.

Nas passagens citadas, repetidamente é mencionado o uso da vara na disciplina. A vara, diferentemente da mão ou do cinturão do pai, é um instrumento impessoal que arde e dói sem fazer dano a criança. Uma varinha qualquer que seja flexível servirá de forma admirável. A área carnuda das nádegas constituem o ponto mais adequado para aplicá-la.

A vara é utilizada quando a criança não acata uma ordem, por rebelião, ou outra ofensa séria. Não se usa para corrigir faltas menores ou falhas próprias da criança (como deixar cair coisas, por descuido). Deve ser aplicada de maneira sóbria e sem ira. De outra forma, os pais transmitiriam seus sentimentos negativos aos filhos. Se estão alterados, é importante acalmar-se antes de aplicar a disciplina.

Os filhos não devem receber um único golpe violento, mas duas ou três varadas bem aplicadas. Quando a falta é mais grave, podem ser acrescentadas uma ou duas a mais. O pai deve usá-la nas nádegas da criança e não em qualquer lugar. A vara, de modo diferente da correia, permite medir a intensidade do golpe, que vai variar de acordo com a idade. Lembremos que procuramos infundir respeito e não temor.

Os filhos precisam aprender a obedecer a palavra de seus pais; e a palavra de Deus para eles. Os pequenos sofrem pela falta da disciplina paterna. A correção justa alivia seu sofrimento, já que os libera da culpa ou do peso na consciência.

A rebelião contra a autoridade legítima é um terrível pecado aos olhos de Deus. Os pais não devem permitir a rebelião no lar. Leiamos com cuidado a passagem de Deuteronômio 21:18-21, e observemos o que ela diz a respeito do filho rebelde. É responsabilidade dos pais livrar seus filhos de atitudes semelhantes.

Normas importantes na disciplina.

Deus estabeleceu os pais como responsáveis diretos da conduta de seus filhos (ver Provérbios 4:1-9; I Samuel 3:13-14). A figura principal na disciplina é a do pai. Ainda que ela seja aplicada pela mãe, o filho deve saber que a mãe conta com o apoio de seu marido. Isso facilita a tarefa da mãe.

Os pais tem que mostrar unanimidade em relação à disciplina. A mulher deve ter o cuidado de não contradizer seu marido, e o homem deve dar respaldo a esposa, principalmente na presença dos filhos.

Os pais não devem dizer ameaças nem expressões de desagrado. Uma vez que advertiram os filhos sobre as conseqüências de certa conduta, a disciplina deve ser aplicada imediatamente se desobedecerem (ver Eclesiastes 8:11). A disciplina deve ser aplicada:

- Com firmeza e decisão.
- De acordo com critérios estabelecidos (não deve variar segundo as emoções do momento).
- De maneira proporcional à ofensa.
- Sem ira ou amargura; do contrário, esse sentimento será transmitido à criança e se reproduzirá nela (ver Colossenses 3:21). 

Reconciliação.

É importante o processo de reconciliação. Lembremos do lugar transcendente que tem a oração e o perdão; não prolonguemos excessivamente na correção. A ordem correta da disciplina é a seguinte.

Pr. Anésio Rodrigues de Souza  

NÃO BASTA CRER É NECESSÁRIO CONFIAR!


Isaías 49:13-16


Deus nunca se esquece do Seu povo, pois estamos permanentemente gravados em Suas mãos. Nós precisamos “crer” e “confiar” nessas duas verdades.

A DUALIDADE DOS SENTIMENTOS HUMANOS:

No coração daqueles que crêem em Deus sempre existe uma canção de fé. (Is.49:13)
Entretanto, ao mesmo tempo em que a fé nas promessas de Deus é celebrada por muitos, é possível encontrar também reclamações. (Is.49:14)
Percebe-se nas pessoas uma mescla de crença com incredulidade.
A Bíblia diz: Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor. (Hb.11:6)

COMO DEUS VISUALIZA O SEU POVO?

Como uma criança sendo amamentada e totalmente dependente Dele.
- Deus lhes dá duas verdades para que acreditassem. (Is.49:15,16)
- Deus nunca se esquece de Seus filhos.
O nome de Seu povo está escrito em Suas mãos. O termo “escrito” no hebraico é “esculpido”, indicando permanência.

O QUE DEUS ESPERA QUANDO NOS MOSTRA SUAS VERDADE?

Ao nos dar verdades, Deus espera de nós uma atitude de “fé”.
Você pode acreditar em muitas coisas e ao mesmo tempo não confiar nelas.
- Você pode acreditar que um avião pode decolar e já viu isso muitas vezes, mas lhe falta coragem para entrar em uma aeronave. Você crê que Deus o ama, mas pode não estar confiando no seu amor.
- Imagine várias alternativas naturais e espirituais.

DEUS NOS CHAMA PARA CRER E “CONFIAR” NAS SUAS VERDADES:

- A Bíblia diz: Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre. (Sl.125:1 RA)
- Confiar é o próximo passo depois de crer.
A confiança é o que torna a sua fé completa.
- Carlos Drummond de Andrade disse: “A confiança é um ato de fé, e esta dispensa raciocínio.”

A FÉ OU A CONFIANÇA NÃO TEM A LÓGICA HUMANA COMO BASE.

Jesus disse: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. (Mt.4:4)
- Jesus está dizendo que o natural não pode satisfazer todas as nossas necessidades e que precisamos do sobrenatural que vem da Palavra que sai da boca de Deus.

NOSSAS PALAVRAS E A PALAVRA DE DEUS.

- Nossas palavras são carregadas com um espírito lógico ou racional, mas a Palavra que sai da boca de Deus, nos traz o Espírito e a vida elevada.
- Jesus disse: O Espírito de Deus é quem dá a vida, mas o ser humano não pode fazer isso. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida. (Jo.6:63 NTLH)
- As palavras humanas dão algum consolo, mas a Palavra de Deus dá arranque, força, poder e nos levanta para lutar!
- A Palavra de Deus nos tira da condição caótica em que estamos!

NÓS PRECISAMOS DA PALAVRA E DO ESPÍRITO DE DEUS.

- Lembre-se de Gênesis 1:1-3, e veja como Deus tirou esta terra do caos em que estava.
- Foi por meio do poder do Espírito Santo e da Palavra de Deus que tudo foi feito.
- Eu não conheço a sua escuridão, só você a conhece.
Só você conhece a profundidade de seus medos, mas há uma coisa que eu conheço: o amor de Deus!
- O poder que Ele tem para levantar pessoas que estão caídas ou destruídas.
Jesus disse: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. (Jo.11:25 RC) A palavra “crer” aqui significa “estar vivendo com fé ou confiança” Nele”

COMO PODE ALGO MORTO VOLTAR A VIVER?

- Quando Jesus pronuncia Sua Palavra de Espírito e Vida, nem mesmo a morte, a destruição, o medo ou o caos podem detê-la!
- Só você pode! Somente a sua vontade pode deter o que Deus pode fazer por você em Cristo Jesus!

O RESULTADO DA AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO E DA PALAVRA DE DEUS EM NÓS.

Quando Deus por meio do Seu Espírito e de Sua Palavra restaura algo que estava morto ou destruído, é impossível não haver canções nos céus, alegria na terra e gritos de festa! (Is.49:13)

Fuja do espírito de incredulidade e amargura. (Is.49:14) Creia e dê o próximo passo, confie! Coloque a sua vida nas mãos do SENHOR, confie nele, e ele o ajudará. (Sl.37:5 NTLH)
 Pr. Walter de Lima Filho  

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

POR QUE DEVEMOS FREQUENTAR UMA IGREJA?




Não ser parte de uma igreja é como:
uma criança que não tem família,

uma parte do corpo sem o resto,

uma ovelha sem rebanho.



A sua igreja é uma sala de aula para aprender:

como dar-se bem com a família de Deus,

como amar os outros numa maneira prática,

como cuidar dos outros e partilhar as suas experiencias,

como receber ajuda dos outros quando for preciso,

como abrir o seu coração aos outros.


A igreja  vai ajudá-lo a descobrir e cumprir o propósito de Deus para a sua vida.

A verdade é que precisamos uns aos outros para crescer. Talvez pareça mais fácil ser um bom crente quando estiver sozinho e não houver ninguém para o desafiar, mas isto não é verdade, porque a maturidade vem através dos altos e baixos dos nossos relacionamentos com outras pessoas.



Todos nós precisamos do encorajamento dos outros.

Somos chamados para ser envolvidos nas vidas dos outros.

O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO




Quem é O Espírito Santo?
O Espírito Santo é uma pessoa, a terceira pessoa da Santa Trindade, e por isso tem personalidade, emoções, e vontade. Quando Jesus andou na terra Ele falou aos seus discípulos a respeito do Espírito Santo, dizendo que Ele mesmo tinha de ir embora mas que ia lhes mandar O Espírito Santo não só para estar com eles mas também para viver dentro deles. O Espírito Santo é a vida de Jesus.

O que é o Batismo no Espírito Santo?
Quando um pano é mergulhado num tanque de tinta, este absorva todo o líquido. Da mesma maneira, quando recebemos O Espírito Santo, Ele vem a nós e enche-nos por completo. Isto só pode acontecer se estamos vazios dos nossos próprios desejos e vontade.


Quem nos batiza?

Jesus disse aos seus discípulos:

“Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias.” (Actos 1.5)

João Batista também disse acerca do Batismo no Espírito Santo:

Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim (Jesus) é mais poderoso do que eu …. Ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo.” (Mateus 3.11)

Daqueles versículos podemos entender que é Jesus que nos batiza no Espírito Santo.
 
Porque é preciso?
Dos versículos em cima vê-se que Jesus prometeu este dom e por isso deve ser importante que O recebamos. Também faz parte do evangelho - quando Pedro pregou o evangelho em Atos, ele disse:

“Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.”
Então, O Espírito Santo e um dom de Deus que Ele nos quer dar, e precisamos d'Ele pelas seguintes razões:
1. O Espírito Santo dar-nos-á a certeza da salvação. Concede-nos um conhecimento interior de Cristo e o seu perdão, aceitação e vida em nos.

“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” (Romanos 8.16)

2. O Espírito Santo muda o nosso interior, dando-nos a capacidade de amar os outros e obedecer a Deus. Porquanto nunca mais teremos que tentar agradar Deus com os nossos próprios esforços mas, pelo contrário, esta nova vida derramada em nós vai naturalmente produzir o fruto do Espírito.

3. O Espírito Santo capacita-nos para servir Cristo; não só nos dá coragem para falar de Cristo aos outros, mas também nos concede os dons do Espírito.

Jesus disse: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra." (Actos 1.8)

“Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil…” (1 Coríntios 12.7)
“De modo que tendo diferentes dons…” (Romanos 12.6)
 
4. Precisamos do Espírito Santo para nos ensinar.

Jesus disse: “Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.” (S. João 14.26)
 
5. O Espírito Santo também é o Espírito da verdade.

Jesus disse: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre; a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.” (S. João 14.16,17)

6. O Espírito Santo ficará connosco para sempre. Uma outra promessa que Jesus fez foi:

Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre” (S. João 14.15)
 
Quais são as condições para receber o Batismo no Espírito Santo?
Primeiro, é preciso arrepender e crer em Jesus Cristo pelo perdão dos pecados. Depois disto, aproximar-se a Jesus em oração pedindo e recebendo pela fé o Batismo no Espírito Santo. Nada vai acontecer se tem um coração indeciso ou incerto; tem que Lhe entregar toda a sua vida com o desejo de O seguir e Lhe obedecer todos os dias.
 
Quando vai acontecer?

O crente pode receber o Batismo do Espírito Santo logo depois de se arrepender e crer; no entanto, na prática, muitas vezes este Batismo realiza-se algum tempo depois da conversão, ou porque a pessoa não tem conhecimento deste dom, ou porque não está pronto para seguir Jesus cem porcento.

No caso dos crentes em Atos 19.2, S. Paulo perguntou-lhes: "Receberam o Espírito Santo quando creram?" Eles responderam: "Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo", significando que tinham sido convertidos mas ainda não tinham recebido o Espírito Santo por falta de conhecimento deste dom.

Não é verdade que recebemos o Espírito Santo automaticamente quando cremos?

É verdade que não nos podemos tornar crentes sem a presença e o trabalho do Espírito Santo nas nossas vidas, mas O Batismo do Espírito Santo é algo muito mais. Como foi dito em cima, isto só pode acontecer quando nos esvaziamos dos nossos próprios desejos e planos e nos submetemos a Deus por completo.
 

Como se sabe se uma pessoa está ou não Batizado no Espírito Santo?
É uma boa pergunta porque a pessoa pode dizer que tem recebido este dom, mas se não há evidência devemos suspeitar. O Espírito Santo torna-nos mais como Cristo, então a pessoa batizada no Espírito Santo deve produzir os frutos do Espírito - por exemplo, bondade, humildade, mansidão, amor, paciência. Esta pessoa também deveria querer glorificar Jesus na sua vida e viver cem porcento para Ele.

Infelizmente é possível receber o Batismo no Espírito Santo mas em vez de nos encher com o Espírito Santo diariamente e andar n'Ele, vivemos nos nossos próprios esforços. Sem cuidado podemos entristecer o Espírito Santo de Deus (Efésios 4.30). Cada dia é preciso render a nossa vontade e obedecer a voz do Espírito dentro de nós.

Alguns dizem que a evidência que uma pessoa já recebeu o Batismo no Espírito Santo é o facto de falar em línguas, mas a Bíblia nem sempre menciona que isto aconteceu na altura de O receber. O livro de Actos tem o relatório de quando Pedro e João foram a Samaria e oraram pelas pessoas que tinham crido em Jesus. Está escrito: "Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo" (Actos 8.17) sem mencionar que imediatamente eles começaram a falar em línguas.

Também o apostolo Paulo diz em 1 Cor. 12:30: "Todos têm dons de curar? falam todos em línguas? interpretam todos?" de que é obvio que nem todos os crentes nessa altura falavam em línguas.


Infelizmente este maravilhoso dom tem sofrido muito prejuízo por causa daqueles que insistem que se tem de falar em línguas, e daqueles que afirmam ter recebido este dom mas vivem duma maneira que não agrada a Deus.

Umas palavras de conselho para aqueles que têm recebido o dom de Espírito Santo: é importantíssimo:
  • evitar o criar de barreiras com aqueles que não acreditam neste dom.
     
  • fazer tudo para amar os outros crentes.
     
  • viver uma vida pura e justa, mostrando através da sua vida que o Batismo no Espírito Santo é verdadeiramente um dom precioso que todo o crente precisa.

COMO POSSO SABER QUAL É A VONTADE DE DEUS?



A. A vontade de Deus para todos os cristãos consiste nos seguintes:
1. Confiar em Jesus Cristo.

Perguntaram a Jesus; "Que havemos de fazer para praticarmos as obras de Deus?" Jesus lhes respondeu: "A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou." (S. João 6.28,29)

"Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia." (S. João 6.40)

2. Querer ser mais santos, ou seja, viver com mais amor, com mais justiça, e sermos mais agradáveis a Deus.

"Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da imoralidade." (1 Tessalonicenses 4.3)

" Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. "(2 Timóteo 2.22)


3. Sermos gratos a Deus.
"Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." (1 Tessalonicenses 5.18)


4. Fugir da idolatria.
"Portanto, meus amados, fugi da idolatria. (1 Coríntios 10.14)


5. Pensar nas coisas boas.
"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Filipenses 4.8)
6. Resistir o diabo.

Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós. (Tiago 4.7)

7. Amar o nosso próximo.

".. quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão. (1 João 3.10)

"...não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade. " (l João 3.18)


8. Não fazer algo que prejudica fisicamente, espiritualmente e mentalmente.
"Todas as coisas me são licitas mas nem todas me convêm". (1 Coríntios 6.12).
 

9. Não fazer algo que me vai dominar.
"Todas as coisas me são licitas mas eu não me deixarei dominar por nenhuma" (1 Coríntios 6.12

10. Não fazer algo que vai ferir os outros.

"Pelo que, se o manjar escandalizar o meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão se não escandalize." (1 Coríntios 8.13)


11. Fazer tudo para a gloria de Deus.

"Porquanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para gloria de Deus." (1 Coríntios 10.31)


B. Para saber a vontade de Deus para decisões mais específicas, por exemplo, com quem casar, ou sobre a vida profissional, deveria considerar os seguintes:

1. Se existir uma falta da paz dentro de si, não vá em frente.

2. Fale com outros crentes mais maduros, e preste atenção aos seus conselhos.

3. Pergunte a si próprio - "Será que quero fazer a vontade de Deus com todo o meu coração?" Se a sua resposta for "sim", é muito provável que saiba logo qual é a vontade de Deus.

4. Pergunte a si próprio - "Será que esta coisa me vai ajudar na minha vida espiritual?"

5. Quando uma porta abrir, não suponha automaticamente que Deus esteja a abrir a porta. Às vezes o diabo tenta-nos com coisas atraentes que não são de acordo com a vontade de Deus para nós. Peça a sabedoria de Deus e pela Sua confirmação se aquela oportunidade à sua frente for a Sua vontade.

6. Não tome uma decisão rápida. Espere em Deus porque muitas vezes com o passar do tempo nossos pensamentos e desejos mudam.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

PROJETE A SUA FELICIDADE


“Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma; pelo conhecimento se encherão as câmaras de toda sorte de bens, preciosos e deleitáveis. Mais poder tem o sábio do que o forte, e o homem de conhecimento, mais do que o robusto. Com medidas de prudência farás a guerra; na multidão de conselheiros está a vitória.”.
Amados, em um mundo tão negativo, cheio de agruras e de intempéries, precisamos, diariamente, de algo que nos faça superar as adversidades, os obstáculos, o desânimo e tudo o mais que possa se interpor em nossos caminhos.
Temos aprendido nesta escola da vida, que Deus tem grandes coisas para fazer, e por mais que a vida pareça difícil, temos descoberto quanta felicidade há em nossos caminhos, e quantas Deus quer que alcancemos.
Existem pensamentos que, ao colocarmos em nossas mentes, ecoam como que se reverberassem, como se fossem verdadeiras barreiras para não alcançarmos aquilo que desejamos.
Todos nós, temos dias de 24 horas.  Por que será que alguns conseguem tanto êxito nas suas 24 horas vida, e outros simplesmente parecem não conseguir absolutamente nada?
Muitas vezes estamos mais aptos a receber o que estamos esperando, ao invés de receber o que realmente desejamos.
Por vezes, a preocupação rouba a alegria do presente, como também parece retardar os objetivos retardados.
Em geral, em face ao desafio a algo novo, a tendência do ser humano é esperar ou cogitar aquilo que pode acontecer de pior, o que vai, possivelmente, não dar certo. Não é verdade? Por exemplo: quando um filho sai, e diz que volta às 10. Então, dão 10 horas, você olha no relógio, e ele ainda não chegou. Dão 10h55m e a pessoa não chega. Qual o primeiro pensamento que se instala na nossa mente? Alguma coisa ruim aconteceu. Todo ser humano é assim. Todo ser humano que não confia em Jesus.
Não podemos esperar aquilo que vai vir como pior, mas temos que esperar o que desejamos. No exemplo, que o filho chegue em perfeita vitória, ainda que muito atrasado.
Pensamentos negativos de preocupação não devem habitar a nossa vida, porque, o inimigo espiritual, derrotado que é, mas que anda cercando, lança dardos: morreu, violência, má notícia. Não é o que acontece, no geral?
Nós, que cremos em Jesus, não podemos viver na expectativa do negativo ou do pior.
Em Provérbios 18:14-15 diz: “O espírito firme sustém o homem na sua doença, mas o espírito abatido, quem o pode suportar? O coração do sábio adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios procura o saber.”
Na aflição, na demora, na espera, espírito firme. “Mas o tempo está passando?” Temos a nossa confissão em linha com a palavra e começamos a ministrar com sabedoria e conhecimento: Deus, peço que dê ordens aos teus anjos para irem atrás do meu filho, que tome conta e que guarde.
O desespero não resolve a situação. A preocupação, muito menos. E como nós temos conhecimento da graça de Deus e ouvidos sábios, procuramos o saber.
Hoje, vamos aprender a projetar a nossa felicidade; e você já está aprendendo.
Não faça nada sob grande emoção!
Quando estamos debaixo de grande emoção, a tendência é tomarmos atitudes das quais vamos nos arrepender. Pare, pense, analise. Ore a Deus e tome a decisão que é necessária.
Por vezes, a nossa alma está tão ferida que o desejo é se livrar daquilo e, às vezes, você se livra do que é mais precioso. E voltar e resgatar e retomar tudo de novo, em muitos casos, é mais difícil.
Como estamos aprendendo com Deus, sabemos que antes da emoção vem a fé. Como cremos no Deus que transforma tudo, vamos agir.
Vemos Jesus agindo uma única vez que parecia sob emoção, mas foi de indignação, quando chegou à casa do Senhor e viu pessoas fazendo comércio.
Não consigo imaginar Jesus jogando frango para cá, frango para lá. Mas Ele fez, porque era necessário. E não estava embaixo de emoção, mas foi com autoridade.
A partir de hoje, em nome de Jesus, você irá aprender a projetar a sua vida, e as suas emoções, e os seus alvos profissionais, e os seus sonhos, casamento, lar, enfim, a sua felicidade.
A sua felicidade não depende de quem está ao seu lado, mas de você. Porque, quando a Bíblia diz para amar o próximo como a si mesmo, significa que você, se amando, tem condições de contagiar outras pessoas com amor: seu marido, sua esposa, seus filhos, amigos; as pessoas que convivem com você.
Se eu não sou feliz, porque não sei ser, não posso jogar a minha infelicidade em cima de outro dizendo: não sou feliz por sua causa. Não!
Você vai aprender a ser feliz e se fazer feliz e contagiar os outros com a sua felicidade. Para isso, devemos ter: bons métodos, baseados na fé.
Lucas 14:28 diz: “Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?”
Vamos analisar essa palavra do médico Lucas.
Qual de nós vai construir alguma coisa e não senta para planejar se tem condições de fazer?
Quantas vezes, por ímpeto, por emoção, começamos a fazer alguma coisa e, depois, meu Deus, vemos que não temos capacidade de concluir aquilo. É complicado, porque, a palavra foi dada e outras pessoas estão contando com aquilo.
A partir de hoje, você vai sentar, criar uma planilha e projetar tudo aquilo que lhe fará feliz.
Não somos arquitetos. Se imagine sentado à mesa, a projetar a sua felicidade. Projetar significa, planejar, elaborar, traçar, programar, fazer um roteiro daquilo que você deseja ou precisa.
Se você, hoje, está incomodado ou não gosta de uma situação da sua vida, se há alguma frustração ou preocupação, algum sentimento que lhe impossibilita de ver ou viver a sua felicidade, não se lamente. Chega de lamento!
A lamentação é algo muito interessante, pois leva a alto-piedade.
Você não vai mais se preocupar com isso. Você vai fazer a coisa certa!
Em nome de Jesus, creia que Deus está no controle de sua vida, e você irá se preocupar menos, crer e agir mais. Para isso, você terá que, primeiro, deixar o seu passado, por mais importante que ele tenha sido, lá atrás.
O nosso passado não poder ser forte o suficiente para controlar a nossa vida futura.
Quantos irmãos não conseguem ser felizes porque estão atrelados ao passado? Não pode!
A partir de hoje, se você quer ser feliz – temos dito isso aqui –, você tem que deixar para trás as coisas que lhe magoaram, que entristeceram, que lhe deixaram capenga, ferida.
De agora para frente, é um projeto novo de felicidade, em nome de Jesus.
Você sabia que a pessoa que nasceu vencedora não pode ser derrotada? Você sabia disso?
Quem nasceu para ser vencedor? Você não pode ser derrotado, infeliz, não pode!
Deus, quando nos predestinou, em amor, que carrega felicidade, pois não há quem ame e não seja feliz, Ele projetou uma vida feliz. Não há ninguém que possa derrotar você, só se você quiser. É uma opção que ninguém  quer ter, pois todos queremos ser felizes.
Hoje, você irá desenvolver uma atitude vitoriosa.
Algumas pessoas vieram ter comigo e disseram que estavam desanimadas. Hoje, se você está desanimado, diga adeus a seu desânimo, porque Deus não trabalha nem realiza com desanimados. Deus realiza com aqueles que avançam.
Mesmo que não se veja mudança, mesmo que alguém já tenha ido embora, mesmo que não tenha voltado, não importa, Deus não lhe fez para viver desanimado, mas com bom ânimo.
Todo projeto de vida, do mais simples ao mais complexo, tem começo meio e fim. Para se iniciar um projeto de vida feliz, para alcançar a felicidade, é necessário ter visibilidade das coisas, observar o mundo e Eclesiastes 11:4 ‘Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.”
Você quer ser feliz? Basta de desânimo, de ficar olhando a felicidade do outro, de ficar esperando que as coisas aconteçam. Reaja, aconteça, mude. Você é o maior interessado na felicidade.
Alguns têm projetos pessoais adormecidos. Ouça o que Deus vai falar ao seu coração.
Projetos pessoais adormecidos. Outros estavam quase, quase concluindo seus projetos e desistiram. Outros abandonaram os seus projetos de felicidade porque julgaram que era muito difícil chegar ao final. Ainda andam observando o projeto alheio e dizendo como ele é feliz, e eu?, perguntam.
Quem somente observa o vento nunca semeará.
Você não tem que somente observar o vento. Você tem que puxar as mangas, pegar no ancinho, nas sementes e semear. Tem que ser assim. Se ficar olhando para as nuvens, se chove ou não (só chove no Rio de Janeiro. Nunca vi). A chuva está regando a terra que você semeou. E quando a chuva for embora e você olhar para a terra verá que já brotou. E quando você olhar novamente, o fruto estará lá.
Não fomos chamados para sermos expectadores. Fomos chamados para colocar a mão no arado e trabalhar. E você vai trabalhar para o ser projeto de felicidade, que hoje vai começar. Graças a Deus.
A visão de alguns irmãos sobre a felicidade pode estar embasada. “Você não vê com seus olhos humanos, mas verá com os olhos da fé.
Quem quer ver com os olhos da fé aquilo que Deus tem para dar? Você verá!
O nosso Apóstolo diz esta semana que quando Paulo falou com o rei Agripa, disse que não se esquecia nem deixava para trás a visão que havia recebido de Deus.
A visão que Deus lhe dá de felicidade talvez não seja a visão que você tem agora. Mas isso vai mudar.
A Bíblia diz que Deus satisfaz o desejo do nosso coração. Ele satisfaz o desejo de felicidade que você tem, de ter a sua vida restaurada, da sua casa, dos seus filhos, enfim, de tudo seu.
Quantos estão suplicando a Deus? Deus não nega o desejo do seu coração. Eu recebo isso para a minha vida, Pai, em nome de Jesus.
Qual é o seu desejo? Qual o desejo do seu coração? Diga para Deus, agora. Ele irá satisfazer o desejo do seu coração.
Eu tenho uma boa nova para você: a Bíblia diz que nem seus olhos, nem seus ouvidos viram o que Deus tem preparado para você. É muito mais do que você desejou agora. Muito mais. Muito mais. Aleluia.
A partir de hoje, Deus vai quebrar tudo aquilo que tem sido empecilho em sua vida, em seus caminhos. Você irá se valorizar. Não tenha pena de você. Você não é digno de pena. A pena é o último sentimento que devemos ter pelo ser humano. Por que você teria pena de você? Você está aqui, você é saudável, pode não ter um emprego, mas você tem força para adquirir.
Você não precisa se sentir doente e fraquinho para que as pessoas lhe observem. Não. Você pode ser observado sendo quem você é.
Deus capacita e aproxima, e Ele está preparando pessoas certar para outras pessoas neste momento. Deus não brinca conosco. Ele satisfaz o desejo dos nossos corações.
A partir de hoje, você deixará de lado o negativo e as impossibilidades.
Quando você pensa que uma porta se fecha e, de repente, Deus pede que você olhe para o lado e vê uma janela aberta.
Ninguém terá mais punição, sofrimento, piedade de si mesmo.
Provérbios 13:7 “Uns se dizem ricos sem terem nada; outros se dizem pobres, sendo mui ricos.”
Está aí a pena de si mesmo.
Alguns não têm nada, nada do que o mundo diga que deveria ter para se sentir rico, mas são felizes, são otimistas. São ricos? Não. Mas se fazem como se fossem.
Não fique se lamuriando nem com pena. Transforme a sua situação.
Alguns são ricos, mas se fazem de pobre. É aquela pessoa que tem tudo em casa, mas chega sempre reclamando da carne, do sabonete, etc.
Amados, somos de Deus. Autênticos. Sabemos que Deus transforma situações. Olhe para as situações e veja a felicidade que Deus lhe deu, proporcionado. Veja a sua volta quantos motivos você tem para ser grato. Sorria. Sorria, porque se você somente olhar para as dificuldades, você vai ser igual à pessoa mais carrancuda que você possa conhecer.
Você sabe como se reconhece uma pessoa carrancuda? Quando ela fica velha, a boca fica para baixo. Tem gente nova que a boca fica para baixo.
Amados, nós somos de Jesus. Somos o povo mais feliz da terra. A Bíblia diz que feliz é a nação cujo Deus é o Senhor.
O Senhor é o Deus das nossas casas, das nossas vidas, temos que ser felizes, mesmo que tenhamos uma ovelha negra na família, mesmo que tenhamos dificuldades… Deus fará com que os nossos projetos de felicidades sejam satisfeitos.
Todos precisamos de algo na nossa vida, que nos motive, que nos dê esperança, que nos valorize, que nos dê otimismo, seja o que for, você agora, vai pensar: o que eu preciso para me motivar? Pense em alguma coisa: mais alto-confiança, coragem, amor, domínio próprio. Cada um de nós vai pensar sobre isso, para poder ter energia suficiente para, por exemplo, salvar um casamento ou mudar uma situação da filha.
O que você precisa? Agarre-se a isso, agora. Agarre-se, porque Deus vai pegar essa semente que você tem na sua mente e no seu coração e vai dar muito adubo para que ela floresça e você consiga ver com seus olhos a sua felicidade brotando a sua frente.
Nunca se sinta pequeno, nem que o que você tem é pouco, porque Deus pega os pequeninos da terra e envergonha os grandes. Você será feliz, em nome de Jesus. Vai ser! Vai Ser!
E não demora, pois Deus trabalha,  Ele está no controle. Aleluia.
Projeto de felicidade engloba muitas áreas da vida. Independente da área que você precisa, hoje, você terá que assumir uma postura diferente da habitual e ter um desempenho também diferente, ter mais bom senso, aprender a administrar o tempo de maneira melhor, as finanças, a família, a vida pessoal, as atitudes perante a vida, aprender a administrar o seu tempo pessoas, para que você possa cuidar de você mesmo. Não deixe a sua vida pessoal de lado. Cuidamos de todo mundo e arranjamos tempo para nos cuidar.
Muitas pessoas são infelizes porque se dão totalmente para o outro e se esquecem de cuidar de si e que também merecem ser feliz. Depois, vem aquela frustração, porque faz tudo para todo mundo e ninguém “dá bola”. Talvez seja você mesmo que não esteja se “dando bola”.
Cuide-se!
Antes de eu querer ser feliz para o outro, tenho que ser feliz para mim mesma. Descubra isso. Descubra que você merece, porque você é filha de Deus. Glórias a Deus.
Pense no seu coração, agora. Coloque na sua mente: eu posso. Diga em voz alta que você pode ser feliz! E aqueles que estão dizendo que não podem, em Filipenses 4:13 diz: “tudo posso naquele que me fortalece.”
Se você não pode, Deus pode por você. Então diga: eu posso ser feliz, eu quero ser feliz, eu vou lutar pela felicidade, Senhor.
Cremos no Deus que pode todas as coisas. Aleluia.
Deus não desiste da sua felicidade, e você também não irá desistir.
Quem quer ser feliz? Diga: não só quero, como serei.
Aquilo que creio, falo.
Quando se projeta alguma coisa, temos que levar pequenos tópicos em consideração.

1)       Nossos projetos não são feitos com base nas coisas do mundo. Porque o mundano tem, temos que ter. Não é assim que funciona no reino de Deus. Vamos a Hebreus 1:9 “Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros.”
Seremos felizes porque o mundo é feliz, mas porque o nosso Deus nos ungiu com óleo de alegria. E quando você se retrata à felicidade, sabe o que você diz? Senhor, eu não quero ser feliz porque a minha vizinha tem, mas porque a tua palavra diz. A palavra diz, e Deus cumpre.
Você entende a diferença? Entende que não mandamos em Deus?
“Deus, o vizinho tem um BMW e eu um fusca que não anda.”
Amado, não importa qual seja o desejo do seu coração, se você crer, verá a glória de Deus, porque a palavra diz que o Senhor lhe ungiu com óleo de alegria.
Não é porque o seu vizinho tem que o Senhor lhe dará, mas porque Deus lhe prometeu, e Ele lhe dará.

2)       É necessário esvaziar a mesa.
Lembra que disse há pouco que precisamos sentar à mesa?
Imagine na sua mente uma mesa cheia de livros, com copos descartáveis de capuccino, toda bagunçada. Agora, limpe a mesa. Crie espaço. Jogue fora aquilo que não tem sido bom, que não serve, que trás mágoas, libere o perdão, tenha compaixão, livre-se daquilo que é inútil e reveja os seus conceitos radicais.
Há pessoas que dizem assim: “Eu sou assim e ponto. Para viver comigo tem que me aceitar dessa forma.”
Se não está dando certo dessa forma, limpe a mesa. Não tente projetar no meio de coisas desnecessárias. Aquele monte de papel que você nem tem mais como usar, de tão amarelo que está. Jogue fora!
Muitos dizem que querem ser felizes, mas o coração está cheio de infelicidade, de rancor, de ódio. Jogue fora!
Você sabe que tem coisas que nós temos que fazer. Deus faz o impossível, mas há coisas que nós temos que fazer.
Eu posso pedir a Deus que Ele me faça ser bem sucedida. E Deus diz: “Seja.”
Deus dá sabedoria, conhecimento, formas para que você se especialize. E você fica assim: Deus, dá-me uma fácil aquisição, para que eu seja bem sucedido. E Deus continua dizendo: “Está aqui. Especialize-se.” E o tempo está passando e a nuvem está sendo observada e ninguém semeia nada.
Muitos não são felizes porque não semeiam na sua felicidade.
Limpe a mesa. Tire de lado tudo que está atrapalhando. Jogue fora, mesmo. Há coisas que não podem ser guardadas. Tem que ser jogado fora. Sabe aquilo que já está embolado, e você olha e fica na nostalgia. Não é mais. Deus quer lhe dar coisas novas para que você descubra a sua felicidade. Jogue fora.
Quando eu olho para o velho, deixo de ver o novo que Deus tem para me dar.
Concentre-se naquilo que você faz bem.
3)       Remodele a sua postura. Deixe os rótulos de lado. A realidade é: vamos ver se vocês se identificam com isso.
Há aquela pessoa que é muito radical, destemperada, briguento, desmotivado, preguiçoso, rebelde, soberbo, invejoso. É necessário fazer uma re-paginação em Cristo Jesus: ser temperante, ter domínio próprio, ser paciente, longânimo, misericordioso e bondoso.
Tem que limpar a mesa e jogar fora o briguento.
Você tem ganhado o que com as suas brigas? Você tem afastado as pessoas de você.
Você tem ganho o que com a sua soberba, com a sua falta de humildade?
Jogue fora e limpe a sua mesa, para que você projete a sua felicidade, em nome de Jesus.
Mateus 9:16 diz: “Ninguém põe remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo tira parte da veste, e fica maior a rotura.”
Deus não quer que você pegue um remendo e ponha na sua felicidade, porque se não vai rasgar mais. Deus quer que você tenha uma fazenda nova para fazer uma nova felicidade.
Mesmo que você esteja casada há 20 anos, mesmo que seja sozinho, seja qual for a sua felicidade desejada, muitos têm remendado a sua felicidade. Ela está cheia de buracos e dizendo para Deus que quer ser feliz, e bota o remendo.
Vamos fazer uma re-paginação. Um banho de loja em Cristo Jesus, para que você seja feliz.
Sabe por que alguns ainda não são felizes? Porque têm deixado em seus corações uma data de coisas que ocupado o espaço precioso da felicidade.
Como Deus limpa? Deus está limpando, agora, através da palavra.
Estamos falando de relacionamento humano.” Sim, mas Aquele que começou a boa obra em minha vida é fiel.
Ele começa na sua vida e na vida da outra pessoa.
Quando a mesa está cheia, parece que ela é pequena, porque está tão cheia de coisas que não dá par ver o tamanho real.
Pegue um saco de lixo preto e jogue tudo dentro. Depois, sente e planeje.
Concentre-se naquilo que você faz bem, e não naquilo que você não conseguiu ainda. Muitas vezes você esquece quantas qualidades você tem. Você só se fixa naquelas qualidades que o outro diz que você não tem.
Não vivemos pelo que vemos, mas sim, pelo que cremos. Cremos que Deus nos capacita, que nos aperfeiçoou, que nos ama. Amado, deixe Deus fazer do jeito Dele.
Você já pensou o que seria dos pretos se todos gostassem dos brancos? 
Amados, nem tudo tem que ser a ferro e fogo. Se não for frito, faz assado. Se não for assado, faz no vapor. Mas não perca a oportunidade de ser feliz. Ame o que Deus lhe deu. Ame o que Deus tem lhe dado e espere e se prepare para o que Ele ainda vai dar. Não deseje ser um pouquinho feliz. Deseje ser completamente plena. A Bíblia fala em plenitude. 
Um projeto em si, como acontece?
Quando fazemos um projeto, temos metas a alcançar, metas em andamento e metas futuras.
O que são metas?
Preciso sentar na minha mesa limpa e projetar a minha felicidade.
Metas a alcançar? Escreva.
Agora, você vai escrever o que quer para ser feliz: ser próspero, saudável, ter uma família vem sucedida.
Metas em andamento? Vou mudar isso, vou me aperfeiçoar aqui, orar por isso, vou entregar nas mãos de Deus o que não consigo resolver, dividir com Deus o projeto. Vou jogar fora as etapas que já foram vencidas. A cada meta conquistada, vou agradecer a Deus por ela, mas não vou guardá-las.
Deus não quer que você se satisfaça com o que você já tem.
Se você estiver satisfeito com o que tem, eu lhe desafio a querer mais.
O que você pode fazer nessa etapa em andamento?
As coisas já aconteceram e algumas delas não foram como deveriam ter sido. Agora, você vai se preparar para resgatar a sua felicidade. E você não vai colocar na sua frente o se, nem senão. Você vai colocar que recebe palavras novas, posturas diferentes, a sua vida limpa, para a felicidade!
E as metas futuras?
Quando chegar as suas mãos a sua gravidez desejada, o seu marido, o seu emprego, a sua casa, enfim, tudo aquilo que você quer como projeto de felicidade, o que você vai fazer? Levar uma vida sem compromisso, viver de qualquer maneira, volta ao velho padrão de satisfação ou reclamações, ou você vai expressar toda a sua gratidão a Deus, ou você vai usar o seu testemunho para contagiar outras pessoas a crerem que a felicidade é possível?
Ovelha feliz gera ovelha feliz. Isso começa dentro da nossa casa.
Grandes projetos Deus tem preparado para a nossa felicidade. Eu recebo, Senhor.
Todo projeto envolve ética, muita energia, trabalho, entusiasmo, objetividade. Você tem que ser objetivo no que você quer. Há pessoas que dizem assim: “Senhor, eu quero ser feliz.” E Deus diz: “Seja”.
Temos que ser felizes nos nossos projetos. “Senhor, eu quero ter uma casa assim, assim, assim…”
Há momentos em que enfrentamos embates que parecem tirar a nossa coragem.
Há dardos que vêem que surgem na nossa vida que roubam a nossa coragem. Não é que você se torne covarde, mas parece que não há forças para continuar.
Mas somos renovados diariamente por Deus, porque Ele nos dá coragem, então, não há porque ficar parado. Avance, conquiste, coragem!
Prioridades. Quais são as suas prioridades?
Um alerta! As prioridades do servo de Deus passam pelo altar. Deus em primeiro lugar. Então, para ser feliz, Deus tem que estar em primeiro lugar. Claro que sim!
Entregue para Deus tudo da sua vida, porque Ele vai trabalhar e vai lhe devolver para que você tome posse da sua felicidade.
Equilíbrio. Domínio próprio. Homens de Deus e mulheres de Deus, antes de se preocupar, equilíbrio.
Dependa mais de Deus. Deus gosta e quer.
Compromisso pessoal. Você tem que se comprometer integralmente com a sua felicidade. E você já sabe: a sua felicidade começa com você mesmo.
Malaquias 3:12 “Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.”
Eu quero ser chamada de feliz! Quero ser totalmente feliz. Quero o meu lar totalmente feliz! Eu recebo para a minha vida, Senhor.
Hoje, podemos ver que há possibilidade de ser feliz. Deus já lhe capacitou a limpar a sua mesa e projetar a sua felicidade e dar glórias a Deus porque o projeto do Senhor para ela começou agora, em nome de Jesus.
Entendo que, às vezes, as dificuldades, as coisas da vida que parecem que nos impedem de ver como será. Mas Deus sabe. A onisciência de Deus está acima do seu conhecimento.
Busque-O em primeiro lugar. Energia. Compartilhe com Deus. Domínio próprio. E lute pela sua felicidade, porque Deus vai transformar você numa pessoa feliz. E o inimigo nunca mais desviará a sua atenção, para que você se sinta infeliz, sendo feliz.
Você é feliz! Confesse que você é feliz!
Oração:
Senhor, capacita-me para que eu saiba projetar a minha felicidade. Quando tu vires que eu estou indo para o lado errado, mostre-me o caminho certo. Viver como rico sendo pobre é coisa de ontem, pois agora em vejo a felicidade. Em nome de Jesus. Amém!
APÓSTOLO MIGUEL ÂNGELO 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...